Uma das músicas mais populares do Metallica, Sad But True ganha uma releitura de Aline Happ, cantora conhecida por seu trabalho à frente do Lyria. Inspirada no metal sinfônico, a versão de Aline conta com corais e orquestras, além de uma técnica vocal diferenciada. O vídeo para a canção nos remete a uma atmosfera misteriosa, utilizando de simbologias presentes em histórias de horror.
“Essa música está ligada ao inconsciente, ao bem e ao mal, a pensamentos obsessivos, culpas, arrependimentos, rancor e diversos sentimentos negativos que precisam ser canalizados de alguma forma. Trouxe símbolos diversos, símbolos do terror de nossas próprias mentes. O fantasma representa os pensamentos que nos assombram, assim como a bruxa. Enquanto o vocal mais rasgado, representa o escárnio e o sermão, o lírico traz a ideia de algo mais distante e inalcançável, uma voz ecoando dentro da sua cabeça.”, explica Aline Happ.
Além das simbologias mencionadas por Aline, o véu também ganha destaque na história do vídeo para “Sad But True”, evocando a imagem de uma figura sagrada que nunca mostra diretamente o rosto. A cor preta remete ao misticismo, como também ao profano e ao sombrio. Aline Happ salienta que a ideia foi trazer um símbolo sagrado às avessas. Também utilizando as pérolas na coroa como uma representação da pureza, purificação e perfeição.
Presente no clássico álbum “Metallica”, conhecido como “Black Album”, de 1992, a música “Sad But True” marca uma nova afinação e portanto, uma nova fase, na carreira da banda americana de metal. De acordo com James Hetfield, líder e vocalista do Metallica, a temática da música foi inspirada no filme “Magic” (1978), em que um ventríloquo é dominado por um boneco incorporado pelo mal. A letra também pode estar ligada à criação religiosa de Hetfield, tornando-se mais uma das músicas da banda que critica a manipulação feita por políticos, religião, entre outros.
Conheça Aline Happ
Conhecida mundialmente por seu trabalho como líder, vocalista e compositora do Lyria, Aline Happ é hoje uma das vozes mais famosas do metal brasileiro. Em seu projeto solo, a artista promove releituras Gothic/Folk/Celtic de canções do rock e do metal mundial que estão disponíveis em seu canal no YouTube. Graças ao apoio dos fãs, a cantora arrecadou mais de 200% da meta do financiamento coletivo para o seu disco solo de estreia, que será lançado ainda neste ano.
Os vídeos postados no canal de Aline Happ contam com o apoio de fãs no Patreon e no Padrim. Conhecidos mundialmente, o Lyria é uma banda carioca fundada em 2012 por Aline Happ. De lá pra cá, o grupo lançou dois discos com apoio de crowdfunding, Catharsis (2014) e Immersion (2018) e tocou em diversas cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, entre outras.
Acompanhe Aline Happ
Facebook: https://www.facebook.com/alinehapp
Instagram: https://www.instagram.com/alinehapp/
YouTube: https://www.youtube.com/alinehapp
Spotify: https://bit.ly/alinehappspotify