Numa mistura entre metal extremo e dark ambient, com forte presença de teclados e sintetizadores para criar uma atmosfera sinistra e melancólica, “Virtus Dormitiva” mostra a essência da música do Upon Shadows, enquanto vozes recitadas, cantadas e guturais vêm e vão para enfatizar a emoção e drama das letras.
“O que é especial nesta música é que foi a primeira vez que toquei e gravei a bateria, o que marca o início de uma nova etapa para mim como música”. – Tamara Picardo.
Sobre o conceito da canção:
“Inspirado na comédia ‘O doente imaginário'(Le malade imaginaire) de Molière (1673). Tomo a expressão ‘Virtus Dormitiva’ como metáfora para definir o estado de sonolência contínua em que nos encontramos submersos. Este estado de sonolência é gerado pela vida cotidiana, pelas preocupações do dia a dia, pelo cansaço, pela monotonia, pela pressão das convenções sociais (o que se espera de nós), pelas obrigações (trabalho, subsistência), pela sensação de que temos que ser superprodutivos o tempo todo (auto-escravidão). A pressão da mídia misturando notícias com entretenimento, bombardeando constantemente os mesmos temas, criando e impondo o ‘bom senso’. A unificação das massas sob este ‘senso comum’ é como uma onda gigante que esmaga as individualidades e deixa para trás uma massa uniforme, genérica e morta em ideias e paixões”, explica Tamara Picardo.
“Virtus Dormitiva” foi mixado e masterizado por Mika Pohjola no estúdio de gravação Soundmix, em Oulu, Finlândia em setembro de 2021 e agora está disponível em plataformas musicais.
Formação:
Natalia Arocena – baixo
Tamara Picardo – guitarra, teclado, bateria e voz
Links relacionados:
https://open.spotify.com/artist/03MsvGZRthT6Cr4nSoqTje?si=9g0PGF5GQ8itxqK6au5sbA
https://uponshadows.bandcamp.com/
http://www.youtube.com/c/TamaraPicardoUponShadows
http://tamarapicardo.blogspot.fi/