Shows

Geoff Tate supera problemas com saúde e faz show incrível em São Paulo

Geoff Tate supera problemas com saúde e faz show incrível em São Paulo

24 de janeiro de 2023


Dani Moreira/Headbangers News

A importância da banda Queensrÿche para o cenário do rock mundial é simplesmente incontestável. A banda, ainda na ativa, possui grandes clássicos em sua discografia e já ganharam inúmeras premiações – especialmente o álbum “Empire” lançado no início dos anos 90, que é simplesmente o maior sucesso de vendas da banda. Um dos grandes responsáveis por Queensrÿche ter se tornado esta grande referência na cena rock é o vocalista Geoff Tate. Mas o vocalista é muito mais que apenas um exímio cantor – é um multi-instrumentista. O compositor decidiu se separar da banda Queensrÿche por diferenças pessoais e muitas brigas internas e apesar da banda continuar com apenas dois integrantes da formação original, Geoff Tate decidiu começar sua turnê solo homenageando dois grandes álbuns da banda que ele ajudou a criar – o incrível “Rage For Order” e o premiado “Empire” que inclui grandes clássicos como a premiada ‘Silent Lucidity’ e a sempre requisitada ‘Jet City Woman’.

Tivemos no entanto uma banda de abertura – a incrível banda de Hard Rock sulista Marenna. O quinteto divulga o mais recente álbum “Voyager” lançado em 2022. Lançado pela Lions Pride Music, o álbum para mim foi uma grande surpresa, ainda mais com a performance incrível da banda no estúdio. Vê-los ao vivo foi ainda mais surpreendente pois a banda trouxe para o palco o desafio de aquecer o público bem morno do Tokio Marine Hall que decidiu apenas entrar na casa de shows com o show próximo do fim. O público simplesmente perdeu uma das grandes bandas brasileiras de hard rock fazendo uma de suas melhores apresentações. Rod Marenna, o vocalista carismático e absurdamente talentoso, fez o público presente agitar junto com Edu Lersch (guitarra), Luks Diesel (teclados), BIFE (baixo) e Arthur Schavinski (bateria) ditando o ritmo frenético do rock n roll. Passando por músicas como ‘Breaking the Chains’, ‘You Need To Believe’ e ‘Out Of Line’ a banda mostrou talento e muito amor pela música com um Rod Marenna afinadíssimo e um Edu Lersch fazendo pontes de solo com o tecladista Luks de tirar o fôlego! Um dos grandes representantes do hard rock brasileiro!

Galeria de Fotos

Geoff Tate subiu para a sua apresentação logo depois. A banda do vocalista é formada por Scott Moughton (guitarra), Kieran Robertson (guitarra), Jack Ross (baixo), Daniel LaVerde (bateria) e Bruno As (teclado). Geoff Tate logo avisou de que este show seria muito especial pois decidiram homenagear os álbuns Rage For Order e Empire. Geoff Tate complementou que Rage For Order na época em que foi lançado foi muito criticado pela sua temática sombria e músicas não muito otimistas sobre o futuro. Impressionante ouvir Geoff Tate tão bem físicamente e vocalmente especialmente depois da intervenção cirúrgica que o vocalista fez no coração. É muito legal ver a superação deste grande vocalista e fazer desta apresentação uma das melhores deste incrível cantor!

‘Walk In the Shadows’ e ‘I Dream Infrared’ sem contar com a sombria ‘Gonna Get Close To You’ são grandes exemplos de que o álbum trouxe indícios do que seria o maior lançamento da banda de todos os tempos na minha opinião: “Operation: Mindcrime”. Mas acho interessante que os elementos teatrais muito evidentes em “Rage For Order” não foram muito explorados nesta apresentação de Geoff Tate. A música que encerrou a apresentação do álbum foi ‘I Will Remember’ que é a precursora de ‘Silent Lucidity’ de certa forma – que incrível show até aqui. A banda fez um intervalo de meia hora para depois iniciar a tocar o álbum “Empire” inteiro. Uma das curiosidades deste álbum é que ninguém jamais imaginou que a banda conseguiria superar o sucesso imenso que foi seu antecessor “Operation: Mindcrime”. O álbum foi um marco pois provou que a banda conseguiu se reinventar novamente. Com fãs pedindo uma sequência para o drama apresentado em “Operation: Mindcrime”, a banda retornou com um álbum mais orientado ao rock e menos metal. Com letras que remetem aos problemas de deficiência ‘Best I Can’ ou relatam problemas sociais como a pobreza em ‘Della Brown’ os temas mais tristes voltam a tomar forma. No show, a performance das músicas foram mais uma vez incrivelmente bem tocadas e estavam ensaiadas ao extremo. É claro que o grande momento do show foi a interpretação da banda para ‘Silent Lucidity’ – foi até emocionante já que Geoff Tate lembrou que a música já foi utilizada em casamentos, nascimentos e até enterros, destacando a grande importância da música para a cena musical. Os clássicos do álbum pra mim são ‘Jet City Woman’, ‘Empire’ e a introvertida ‘Anybody Listening?’ todas tocadas sem serem cortadas – Impressionante! Geoff Tate e seus músicos fizeram da noite no Tokio Marine Hall um momento mágico mostrando de que um dos melhores vocalistas do Mundo está longe da aposentadoria. Bravo!

* Crédito das fotos: Dani Moreira/Headbangers News

Galeria de Fotos

Tokio Marine Hall

Data: 20/01/23

Horário: 22h

R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo