Shows

Hermes e Renato + Massacration celebram carnaval com mescla de ritmos em show na Audio

Hermes e Renato + Massacration celebram carnaval com mescla de ritmos em show na Audio

19 de fevereiro de 2023


Vinícius Rosa/Headbangers News

Nesta sexta-feira (17), o grupo humorístico Hermes e Renato apresentou a mistura de três de seus números musicais – o Massacration, a escola de samba Unidos do C4r@lh0 a 4 e o Coração Melão -, em um festa especial de carnaval, na Audio, em São Paulo.

O Hermes e Renato surgiu nos anos 1990, idealizado por Fausto Fanti. O grupo ganhou a fama nacional com a parceria com a MTV Brasil. Atualmente, é composto por Marco Antônio Alves, Felipe Fagundes Torres, Adriano Pereira e Franco Fanti, irmão de Fausto, falecido em 2014. Bruno Sutter, um dos integrantes originais do grupo, também participou do evento como convidado especial.

Fãs das gerações 80 e 90, lotaram a casa de shows, alguns com fantasias carnavalescas típicas de Mario Bros, Chaves, enquanto outros seguiram com o preto clássico. A festa começou sem banda de abertura, apenas com a discotecagem da Audio, reunindo clássicos do rock e muito “love metal”. No entanto, a trilha sonora não agradou muito, principalmente a turma de fãs que estava ao meu lado na plateia, que reclamou do baixo astral das músicas do DJ, que não combinavam muito com o clima de carnaval.

Com um pouco mais de uma hora de atraso, as luzes do palco se acenderam, mostrando um palco que ilustrava um cenário de um bar de samba, com convidados sentados em mesinhas redondas, botecando. Começa, então, o show com uma apresentação de um quadro humorístico do Hermes e Renato.

Na sequência, a Unidos do C4r@lh0 a 4 sobe ao palco, com todos os integrantes vestidos de branco e imagens de fogos de artifícios rolando ao fundo, no telão. As passistas da escola de samba foram entrando e dando seu show.

O intérprete do personagem Boça, Felipe Fagundes Torres, no papel de mestre-sala da escola de samba, cumprimentou a plateia e, em seguida, o grupo mandou o hino homônimo da escola de samba, animando a plateia que cantou e dançou junto a música toda.

O clima carnavalesco seguiu com muitos sambas e marchinhas da Unidos do C4r@lh0 a 4, como “Papai Viado”, “Bichinha Pobre”, “Baranga”, silvester stalone e “Charles Bronson”. O grupo entrou na fase “axé” com “Pira, Pirá, Pirô”, deixando o clima mais caloroso e dançante.

Depois de mais de uma hora de apresentação da Unidos do C4r@lh0 a 4, chega o momento tão esperado, o show do Massacration. Felipe Torres dá as boas-vindas ao vocalista Detonator que cumprimenta a plateia com seu “oi” agudo e explica a ideia do show de misturar samba com metal, fazendo um “heavy samba”. Detonator ressaltou também que a banda vestia branco “a la” Roberto Carlos, simbolizando o samba, para contrastar com as roupas pretas dos fãs de metal.

Logo de cara, o Massacration tocou o hit “Metal is the Law” em ritmo de samba, com a participação das passistas da Unidos do C4r@lh0 a 4. A versão carnavalesca da música foi bem recebida pelo público, que a acompanhou dançando e aplaudindo.

Em seguida, Detonator começa a brincar e parabenizar as mamães presentes no show para anunciar a música “Metal Milf”, seguida de “Evil Papagali”, que, segundo o vocalista, é uma homenagem à fauna brasileira e aos pássaros.

O vocalista faz uma uma breve interação com a plateia, ressaltando que o evento era o único carnaval metal do Brasil e do mundo, para, então, começar a falar sobre amor, traição e chifres e apresentar a música “The Bull”, com Detonator caracterizado com um “chapéu de corno”.

A banda tem seus diálogos ensaiados, pequenos esquetes nos intervalos das músicas É um teatro, uma ópera rock, uma estrutura bem montada que agrada o tempo inteiro aos fãs presentes.

Logo a seguir, o vocalista chama as passistas para a frente do palco e a banda encerra o show com “Metal bucetation”. Na plateia, os fãs começam a fazer os símbolos da música com a mão.

A banda conseguiu entregar uma festa engraçada, que divertiu tanto os fãs de carnaval, quanto os tradicionais do metal, com o público respondendo a todos os momentos e provocações do grupo.

Depois do show do Massacration, a festividade seguiu com a Unidos do C4r@lh0 a 4 fazendo covers de Molejo, Raça Negra, Tim Maia, Jorge Ben e Wando, com direito a rosas e champagne para a plateia.

Para encerrar, rolou no telão uma montagem com celebridades como Didi Mocó e o Papa Francisco, homenageando o trabalho do Hermes e Renato. Depois a escola de samba fechou a noite com as tradicionais marchinhas de carnaval.

Um evento com uma ideia diferente de misturar estilos e atrações musicais deixava a dúvida se funcionaria bem ou não, mas o Hermes e Renato conseguiu trabalhar bem essa mistura, como se pode notar com a animação do público do início ao fim.

* Créditos das fotos:  Vinícius Rosa/Headbangers News

Audio

Data: 17/02/23

Horário: 22h

Av. Francisco Matarazzo, 694 - Água Branca