Resenhas

Dividing Lines

Threshold

Avaliação

8.5

Militando nas fileiras do prog-metal desde o começo dos anos 90, o Threshold chega ao seu décimo segundo álbum de estúdio “Dividing Lines”, que teve lançamento da gravadora Nuclear Blast e edição nacional da Shinigami Records.

Este é o segundo álbum que marca o retorno do vocalista Glynn Morgan. “Dividing Lines”, se comparado ao anterior “Legends Of The Shires”, se mostra um pouco mais acessível, o que pode agradar quem não é fã do gênero. A dupla de abertura “Haunted” e “Hall Of Echoes” é matadora, especialmente “Haunted”, que parece feita para trilha sonora de algum filme de ficção científica com seus teclados futuristas. “Hall Of Echoes” segue a mesma linha, com destaque para seu refrão e instrumental com um pé ali nos anos 80.

O single “Silenced” é outro destaque e mostra toda a qualidade dos músicos envolvidos, especialmente a interpretação emocionada de Glynn Morgan, mostrando que seu retorno foi acertado. Mas o melhor fica para a segunda metade do álbum: “Lost Along The Way” é uma daquelas músicas que definem perfeitamente o prog-metal: riff potente, um teclado colocado com muita maestria e uma cozinha bem elaborada formam uma melodia perfeita. E temos o encerramento apoteótico com “Defense Condition” e seus mais de 10 minutos de um verdadeiro turbilhão de emoções musicais.

Com 30 anos de carreira, o Threshold ainda se mostra extremamente relevante para a cena prog-metal e “Dividing Lines” é mais uma excelente obra dos britânicos. Altamente recomendado para fãs e não fãs do gênero.

Formação:

Steve Anderson: baixo

Johanne James: bateria

Karl Groom: guitarra

Richard West: teclado

Glynn Morgan: vocal

 

Tracklist

Haunted
Hall Of Echoes
Let It Burn
Silenced
The Domino Effect
Complex
King Of Nothing
Lost Along The Way
Run
Defence Condition

 

Segundo álbum que marca o retorno do vocalista Glynn Morgan, “Dividing Lines” – se comparado ao anterior “Legends Of The Shires” – se mostra um pouco mais acessível, o que pode agradar quem não é fã do género.

A dupla de abertura “Haunted” e “Hall Of Echoes” é matadora, especialmente “Haunted” que parece feita para trilha sonora de algum filme de ficção científica com seus teclados futuristas, “Hall Of Echoes” segue a mesma linha com destaque para seu refrão e instrumental com um pé ali nos anos 80.

O single “Silenced” é outro destaque e mostra toda a qualidade dos músicos envolvidos, especialmente a interpretação emocionada de Glynn Morgan e mostra que seu retorno foi acertado.

Mas o melhor fica para a segunda metade do álbum: “Lost Along The Way” é uma daquelas músicas que definem perfeitamente o prog-metal: riff potente, um teclado colocado com muita maestria e uma cozinha bem elaborada formam um melodia perfeita. E temos o encerramento apoteótico com “Defense Condition” e seus mais de 10 minutos de um verdadeiro turbilhão de emoções musicais.

Com 30 anos de carreira, o Threshold ainda se mostra extremamente relevante para a cena prog-metal e “Dividing Lines”´é mais uma excelente obra dos britânicos. Altamente recomendado para fãs e não fãs do género.

Formação:

Steve Anderson: baixo

Johanne James: bateria

Karl Groom: guitarra

Richard West: teclado

Glynn Morgan: vocal

 

Tracklist:

Haunted
Hall Of Echoes
Let It Burn
Silenced
The Domino Effect
Complex
King Of Nothing
Lost Along The Way
Run
Defence Condition