hbNews

Smoulder estreia novo single: “Victims of Fate”

Smoulder estreia novo single: “Victims of Fate”

25 de março de 2023


A poderosa banda de epic metal Smoulder estreou “Victims of Fate”, o segundo single do próximo álbum “Violent Creed of Vengeance”.  O álbum será lançado em CD, vinil e formatos digitais em 21 de abril pela Cruz Del Sur Music.

A pré-venda de “Violent Creed of Vengeance” está disponível em:

cruzdelsurmusic.com/store

smoulder.bandcamp.com/album/violent-creed-of-vengeance

Quatro anos após o excelente “Times of Obscene Evil and Wild Daring”, o Smoulder está de volta com “Violent Creed of Vengeance”, um álbum com sete faixas imperdíveis.

A vocalista Sarah Ann passa 20 horas por semana caminhando nas florestas em sua nova localização, logo fora de Helsinque, na Finlândia. Ela ouve música, colhe cogumelos e mirtilos, concedendo-lhe “rauhassa”, uma frase finlandesa que significa “paz e tranquilidade”. As caminhadas serviram como um bálsamo para Sarah Ann em meio a tumultos pessoais e sociais – eventos que se agravaram enquanto a pandemia se intensificava enquanto o Smoulder trabalhava em novas músicas. Através de sua elaboração da pandemia, seu impacto no progresso social e da realidade interminável da misoginia e da cultura do estupro, nasceu o título “Violent Creed of Vengeance”, o título do aguardado segundo álbum completo do Smoulder.

O sucesso inesperado de “Times of Obscene Evil and Wild Daring” em 2019 rapidamente colocou o Smoulder – completado pelos guitarristas S. Vincent e Collin Wolf, baixista Adam Blake e baterista Kevin Hester – em um turbilhão de ensaios, shows e festas, mas nada equivalente a tempo bem gasto como uma banda fazendo coisas não relacionadas à música. (Sarah Ann observa que o Smoulder nunca havia passado mais de 72 horas consecutivas juntos.) Complicando ainda mais a trama foi a mudança de Sarah Ann e Vincent para a Finlândia em 2022, saindo de sua terra natal, o Canadá. Mas não querendo deixar nada ao acaso, o Smoulder garantiu que o álbum fosse completamente escrito e meticulosamente ensaiado antes de se juntar à equipe de produção de Valtteri Kallio e Jani Snellmain em julho de 2022 em Espoo, Finlândia.

O Violent Creed of Vengeance defende uma ética de “tudo matador, nada de encheção de linguiça”. A banda seguiu o caminho de Omen, Blind Guardian, Chastain, Rainbow e Tales of Medusa – atos renomados por escrever álbuns com músicas animadas do começo ao fim. Smoulder aplicou essa abordagem, apresentando sete músicas que combinam habilmente as músicas empolgantes e emocionantes de Hester e as canções mais obscuras e arcanas de Vincent. As músicas são mais nuanceadas, mas ainda estão envoltas na mistura de metal veloz, poderoso e de doom patenteado pela Smoulder, com o toque final das cativantes vocais de Sarah Ann.

O lendário Michael Whelan (Cirith Ungol, Obituary, Sepultura) novamente fez a arte da capa. A arte de Whelan ajudou a moldar o tema do álbum de vingança, especialmente as letras muito diretas de Sarah Ann sobre vingança contra misóginos e estupradores, seus cúmplices e a indiferença daqueles que desculpam tal comportamento. Os tons de vermelho da pintura de Whelan têm um impacto tremendo, já que o vermelho historicamente está associado a fortes emoções: raiva, violência, luxúria, sexo, amor, coragem, vigor, perigo, poder e paixão. Também há uma infusão de literatura e filmes de espada e feitiçaria que inspiraram Times of Obscene Evil, incluindo uma participação muito especial do autor de The Eternal Champion, Michael Moorcock.

Seja qual for o caminho tortuoso que Smoulder tomou para escrever e gravar Violent Creed of Vengeance, há pouca disputa de que o álbum é a próxima progressão lógica depois de Times of Obscene Evil. E, de acordo com Sarah Ann, os resultados falam por si mesmos. “Eu costumava odiar quando bandas usavam a palavra ‘maduro'”, diz ela. “O mesmo vale quando as bandas dizem ‘Este é o nosso melhor álbum’, mas… este álbum é maduro e melhor do que o primeiro.”

Emma Grönqvist/Divulgação

Formação:

Sarah Ann – Vocal
S. Vincent – Guitarra
Collin Wolf – Guitarra
Adam Blake – Baixo
Kevin Hester – Bateria

Links:

facebook.com/SmoulderDoom

instagram.com/smoulder_doom

smoulder.bandcamp.com/merch

facebook.com/cruzdelsurmusic

instagram.com/cruzdelsurmusic

cruzdelsurmusic.com

cruzdelsurmusic.bandcamp.com