Resenhas

The Fall

Reboot the System

Avaliação

8.5

Após o primeiro ‘Demo’, lançado em 2020, a banda Reboot the System cravou seu nome no cenário do metal extremo e começou
chamar atenção do público e da mídia, lançando então 3 singles com grande intervalo de tempo, até finalmente apresentar o aguardado álbum de estreia: ‘The Fall’. Reboot the System busca a união do visceral com a beleza estética, da pura catarse à sublimação. Inspirados nesses conceitos, a banda lança o que pode ser um dos melhores lançamentos de 2023 para o metal moderno.

Com um conjunto de 9 canções, o disco mostra uma abordagem da velha escola para musicalidade, composição, carisma e produção. ‘The Fall’ apresenta uma sonoridade melódica, brutal e peculiar da banda, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária dos integrantes, que entregam um trabalho pesado, apaixonado e repleto de melodia e sincopação.

‘The Fall’ traz o oldschool do thrash metal, a sensibilidade do death metal mas também a visão do metal moderno, provando que a banda soube usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical. Há diversos elementos nesta canção que nos fazem lembrar da vibe Lamb Of God, The Black Dahlia Murder, Cattle Decaptation e o ar nostálgico de Carcass conjunto da obra é maravilhoso, desde o visual pesado até a sonoridade exclusiva.

Os riffs destilam peso e densidade em todas as canções, sendo bem característicos do thrash/death, a bateria segue o ritmo destilando a energia e potência – o que parece ser uma bateria eletrônica -, junto com o baixo que tem linhas de peso e cria toda a atmosfera clássica deste estilo musical, bem sombria e pesada. As canções possuem uma melodia que nos convidam para um mosh, sentindo cada batida, onde os vocais são firmes e trazem um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de mudar o tons de forma inebriante entre o gutural grave e agudo, com um alcance que chama atenção, e dando mais vida ao álbum, convidando o ouvinte a cantar, em forma de hino, como as bandas da época fizeram.

O disco tem momentos mais melódicos e sombrias, como na faixa que dá nome a banda que abre o trabalho em grande estilo, já cativando o ouvinte e mostrando o petardo que virá pela frente. “Beast of Pray” é a faixa perfeita para sentir a técnica na instrumentação e nos vocais, e outra que chama atenção é Bloodshed” que destila riffs pesados ao estilo do thrash oldschool . Cada música irá entrar na mente do ouvinte, e quando menos perceber estará bangueando e curtindo cada minuto.

‘The Fall’ mantem a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora única, com destaque na forma como a banda misturou estilos e de uma maneira peculiar criou um hit atemporal, perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos e uma vibe sombria, pesada e satisfatória.

Reboot the System é a nova aposta do metal e entrega um trabalho profissional, moderno e com letras reflexivas e ideias ousadas e agressivas, que irá cativar os fãs mais saudosista até os que buscam um metal com tons mais modernos.