O audacioso projeto Barnum’s Freak vem estampando cada vez mais o cenário do rock alternativo com lançamentos muito bem sucedidos e elogiados pela mídia especializada. Após um hiato de 2 anos, ele retornou em 2023com uma série de lançamentos, e hoje compartilha novo single, intitulado “Doubt”. A canção apresenta a ideologia ousada e caótica da artista, junto com o som denso e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária da dupla.
“Doubt” apresenta a sonoridade oldschool do rock progressivo e a sensibilidade do rock psicodélico, provando que o artista soube usar com maestria todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical. Há diversos elementos na canção que nos fazem lembrar da técnica e estilo de TOOL, Steve Vai e RUSH fazendo com que o conjunto da obra é maravilhoso, desde o visual melancólico até a sonoridade exclusiva.
Com quase 6 minutos, esse novo hit é uma faixa instrumental cheia de riffs de guitarra densos e melancólicos, destilando a energia do rock progressivo com a bateria que segue o ritmo suave e potente em uma progressão de acordes bem composta, junto com o baixo que marca forte presença em um groove sonhador e quebras cheias de técnica e talento. A melodia passeia entre tons e trazem um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de convidar o ouvinte para dividir suas angústias. Com clima cativante, o artista entrega uma vibe melancólica e esperançosa, que remete aos clássicos guitarristas e musicistas dos anos 70, cheios de vigor e profissionalismo.
“Doubt” mantém a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como a artista misturou a energia e sonoridade de uma maneira peculiar criou um hit atemporal perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos de forma satisfatória.
Por que Barnum’s Freak (em tradução: a berração de Barnum)? A grande tenda do circo americano de Barnum dá ao visitante um espetáculo incrível e irreal: o freak show representou uma transformação geral da abordagem sobre a realidade, o corpo estranho não era mais percebido como um acontecimento prodigioso ou sinal do céu, mas como uma falha , uma exceção a um processo regular da natureza. Um homem comum, uma mulher comum, se estranho, qualquer corpo irregular, convenientemente vestido e exibido de acordo com planos precisos, era considerado aberração. Os monstros a serem mostrados são homens com comportamentos que nossa cultura considera imorais: nudez, liberdade sexual, poligamia, falta de hierarquia, uso normal de drogas.
O monstro é necessário à integridade mental de todos nós e, contra sua vontade, aumenta a coesão das chamadas ‘pessoas normais’ contra todas as formas de perversão. Uma concepção bastante confusa, mas suficiente para satisfazer a primeira ânsia de normalidade: aquela obscura vontade de conformidade e uniformidade que cada um de nós guarda dentro de si. O Projeto: R-(e)volution Loading O mundo em que vivemos é um sistema profissional criado para esconder uma realidade terrível… mente. O título do nosso conceito parte de 2 keynotes, segundo nós, indivisíveis ‘revolução e evolução’ que se fundiram criando um neologismo bem-amado por nós ‘r (e) evolução’.
Acompanhe Barnum’s Freak nas redes sociais:
https://www.facebook.com/BarnumsFreak/
https://barnumsfreak.bandcamp.com/album/revolution-loading