O Sonic Temple Music & Arts é um dos festivais mais renomados do mundo, realizado anualmente em Columbus, Ohio, ele atrai multidões de fãs de rock e metal de todo o mundo. Com uma mistura de bandas consagradas e novos artistas, o Sonic Temple oferece uma experiência única e inesquecível para todos os amantes da música. Além de apresentar algumas das maiores bandas de rock e metal do planeta, o evento têm ajudado na representatividade feminina no cenário musical. Neste ano, de 25 a 28 de Maio, o festival contará com a participação de bandas que possuem pelo menos uma integrante mulher, o que representa 10% do total dos grupos musicais presentes. Ainda está longe de ser o ideal, mas é uma conquista que pode ser notada.
THE PRETTY RECKLESS – Talvez a banda mais conhecida seja The Pretty Reckless, liderada pela icônica Taylor Momsen, mas para quem ainda não conhece, eles permeiam no rock n’ roll com bastante influência do grunge. Taylor já se apresentou incansáveis vezes com os remanescentes do Soundgarden.
DOROTHY – Já falamos desse quarteto aqui! Também bem rock n’ roll, a banda é um fenômeno no Spotify, tendo seu principal single com mais de 73 milhões de plays. O último álbum foi lançado em 2022 e chama-se “Gifts from the Holy Ghost”.
BAND-MAID – Quinteto feminino japonês que canta no idioma materno. São bem populares no YouTube, com mais de 160 milhões de views. As garotas já fizeram turnê pelo mundo inteiro praticamente e são bem populares nos EUA, já tendo tocado no Aftershock e feito uma turnê no país em 2022. O último álbum lançado chama-se “Unleash”.
BONES UK – Dupla feminina formada pela vocalista Rosie Bones e guitarrista Carmen Vanderberg, tem o som bem industrial, com pitadas de pop. As letras confrontam o sexismo, machismo e não são nada conformistas! Vale a escutada!
LILITH CZAR – Artista nova, lançou até o momento um único álbum: “Created from Filth and Dust”. Apesar da voz mais pop, a música é rock n’ roll e até podemos dizer que é uma mistura entre Nine Inch Nails, Halestorm e a particularidade de David Bowie. Estamos atentos para o que há por vir!
MOTHICA – Apesar do visual mais dark (e letras também), a sonoridade aqui é bem moderna! A voz de Mckenzie Ellis é bem aveludada, lembrando bastante algumas divas do pop. Como curiosidade, MOTHICA se tornou viral quando uma música sua “Vices” bateu 17 milhões de streams.
BRUTUS – Nome feroz, musicalidade moderna, diretamente da Bélgica. O trio, liderado por Stefanie (vocal e bateria) está na ativa há 10 anos. A sonoridade é uma mistura muito interessante porque tem elementos de black metal, doom, indie, que deixa uma atmosfera muito boa para curtir pensando na vida. A música “War” é minha indicação.
NOVA TWINS – Outro duo feminino, mistura o rap/hip hop com riffs de guitarras e baixo pesados. Gostei bastante! Sonoridade cheia de originalidade e groove! Músicas de destaque: Cleopatra e Antagonist!
WARGASM – Duo que quebra paradigmas, Milkie e Matlock, é pesado, é gritante. Tem muito da atitude punk que vimos no início do Nirvana, mas mistura muitos outros elementos, como o eletrônico. Música de destaque: Spit.
TALLAH – Passeia pela vertente do Nu Metal Core, mais para o lado do Korn, mas com uma bateria bastante presente. Vocais limpos, rasgados, brutais e muito breakdown, bem característico. Músicas em destaque: Vanilla Paste e Overconfidence.
HOLY WARS – É um grupo indie com influências eletrônicas. Eles fizeram uma versão bem interessante da música “Tainted Love”. Todas as músicas destacadas têm ótimos refrões e a maioria não ultrapassa os 3 minutos de duração, o que é ótimo para tocar nas rádios! A música “My Drugs Are Digital” é a que destaco do duo.