A banda brasileira de death metal Crypta está se preparando para lançar seu segundo álbum bestial, Shades of Sorrow, em 4 de agosto de 2023 via Napalm Records. Formado em 2019 pelas ex-integrantes do Nervosa Luana Dametto (bateria) e Fernanda Lira (vocal), e agora com as guitarristas Tainá Bergamaschi e Jessica di Falchi, o Crypta alcançou sucesso nas paradas com seu aclamado álbum de estreia, Echoes of the Soul, em 2021. O álbum recebeu elogios massivos da crítica e dos fãs por ser um lançamento de estreia (incluindo chegar ao 55º lugar nas paradas de álbuns oficiais da Alemanha e estrear em 15º nas paradas de Hard Music Albums e Top New Artist Albums dos EUA).
Em Shades of Sorrow, a banda mantém sua sonoridade única, que foi introduzida em seu primeiro álbum completo, mesclando elementos clássicos e modernos do death metal com fortes influências do metal extremo e black metal. Diretamente dos portões ardentes da salvação do death metal, seu novo single, “Lord of Ruins”, serve como um implacável prenúncio do que o novo álbum tem a oferecer e uma dose poderosa do som característico da Crypta, deixando o ouvinte sem fôlego.
A música é destacada por um cativante e demoníaco vídeo oficial que mostra todo o poder dessa combinação única.
Sobre o novo single, Luana Dametto diz:
“‘Lord of Ruins’ foi nossa escolha para o primeiro single porque combina melodias melódicas e agressivas que estão presentes em todo o álbum. Então pensamos que é uma boa representação do que esperar de toda a peça. É também o final música do disco e tem um significado muito impactante. É o fechamento de todo o conceito do álbum e também se encaixa perfeitamente no conceito de arte que tínhamos em mente.”
Como um monstro furioso por conta própria, Shades of Sorrow começa com a faixa de introdução de piano instrumental “The Aftermath”, criando uma atmosfera sinistra antes de “Dark Clouds” começar direto com rosnados ferozes de cair o queixo, mostrando toda a extensão do impressionante da banda. interação desde o primeiro segundo. “Poisonous Apathy” apresenta sons eletrizantes de guitarra e baixo proeminente e contundente, rastejando no cérebro do ouvinte. Ruthless “The Outsider” desencadeia um ataque maciço de bateria e outra ferocidade de brasas, antes de desaparecer em um outro mais suave que se funde perfeitamente na introdução de “Stronghold”, uma das faixas mais lentas e melódicas do álbum. A excelente bateria de death metal em “The Other Side of Anger” define o cenário para vocais ameaçadores, evocando uma tempestade incontrolável. O interlúdio de piano instrumental escuro e profundo “The Limbo” atua como uma introdução ao impressionante trabalho de guitarra em “Trial of Traitors”. Seguindo a sinistra e assombrada “Lullaby for the Forsaken” vem “Agents of Chaos”, mostrando o talento inegável da banda com suas muitas mudanças. As implacáveis faixas de death metal “Lift the Blindfold” e “Lord of Ruins” oferecem a última dose do verdadeiro som Crypta, deixando o ouvinte sem fôlego antes do belo instrumental “The Closure” encerrar o álbum.
Sobre o novo disco, Fernanda Lira diz:
“Shades of Sorrow é um álbum de semi-conceito cujo significado descreve uma jornada pelas profundezas de nossa psique ao enfrentar batalhas difíceis. É uma viagem aos muitos tons de dor que às vezes temos que enfrentar enquanto enfrentamos os desafios de nossas vidas. As canções são a trilha sonora sombria, sombria e emocional perfeita para esta jornada.”
Faixas:
1 The Aftermath
2 Dark Clouds
3 Poisonous Apathy
4 The Outsider
5 Stronghold
6 The Other Side of Anger
7 The Limbo
8 Trial of Traitors
9 Lullaby for the Forsaken
10 Agents of Chaos
11 Lift the Blindfold
12 Lord of Ruins
13 The Closure