Entrevistas

Prika Amaral (Nervosa): “Só quem já teve banda sabe o quanto difícil é gerenciar vontades e egos”

Prika Amaral (Nervosa): “Só quem já teve banda sabe o quanto difícil é gerenciar vontades e egos”

28 de julho de 2023


Prontas para chegar ao topo. A banda Nervosa faz uma turnê bem sucedida na Europa, se apresenta cada vez mais para um público maior e imprime seu nome na história do metal internacional. Determinadas e com objetivo de fazer acontecer com todo talento e uma sonoridade que evolui a cada trabalho, o quarteto reflete sintonia e afinidade na sua atual formação, empolgando com  shows enérgicos e emocionantes. Às vésperas de se apresentarem no palco principal do mais famoso festival de metal do mundo, Wacken, Nervosa catalisa nesse momento fazer o seu melhor alcançando um público ainda maior e despertando os olhares atentos de diversos lugares do mundo. As expectativas para o dia 02 de agosto é da certeza de ser um dos momentos mais marcantes da trajetória da banda.

Entrevistamos Prika Amaral, vocalista e guitarrista da banda Nervosa. Nessa conversa ela conta um pouco sobre os bastidores da gravação e turnê do álbum “Perpetual Chaos”, mudanças na formação da banda, desafios, novo álbum e o atual momento da banda.

HBN: A banda Nervosa passou por um momento considerado de “grande indefinição” pelos fãs e pela mídia em 2020. Neste ano (2023), novamente você enfrentou mais uma vez o desafio de reestruturar a banda. Como você lidou com toda essa pressão em cima de você sobre situações que não estão no seu controle, que não depende exclusivamente de você?

Prika Amaral: Não há ninguém nesse mundo que seja insubstituível, essa ideia faz parte do ego do ser humano. Mas a verdade é que todos nós somos capazes e todos tem qualidades, e pra ter isso e ser reconhecido depende de como você expõe isso. Reestruturar a banda é cansativo, mas faz parte da sobrevivência. A gente está sempre tentando encontrar a fórmula perfeita, por isso mudamos de emprego, trocamos de namorado(a), etc… E só quem já teve banda sabe o quanto difícil é gerenciar vontades e egos. Mas todas nós estamos aprendendo sobre o que queremos e como queremos, é um experimento para todo mundo. Durante o processo de reestruturação da banda, tentei lembrar de tudo que aprendi e seguir caminhos diferentes, porque como disse, tudo é um experimento, estamos constantemente aprendendo sobre tudo.

HBN: Conta um pouco como foi o processo de composição do álbum Perpetual Chaos.

Prika: Foi um processo muito único, eu compus todos os riffs e estruturas musicais em um mês e meio durante o período que estávamos na quarentena. Escrevi algumas letras, fiz linhas vocais e algumas partes de bateria também. As meninas eram novas, não tinham muita experiência, e era difícil trabalhar a distância com pessoas que não conhecia. Elas participaram de tudo, mas também não puderam contribuir muito mais, a situação era complicada em todos os aspectos, e elas fizeram o máximo que podiam. As portas estavam totalmente abertas para elas  contribuírem com o quanto quisessem, mas o tempo era curto e a responsabilidade era enorme. Mas foi uma experiência muito legal e positiva, eu aprendi muito com elas e foi tudo muito tranquilo.

HBN: Além disso, o álbum contou com participações importantes. Como se deu essas parcerias?

Prika: O disco tem participação de 3 grandes amigos. Schmier (Destruction) é amigo antigo, já fizemos 5 tours juntos, e ter a participação e apoio dele nesse momento foi fundamental. Eric (Florsam and Jetsam) fizemos uma tour juntos em 2016 e desde então sempre mantemos contato, e ter a participação dele foi genial. Rebel Soul é uma música com um estilo muito diferente, e ele deu um toque especial. Na minha opinião ele tem uma das melhores vozes do metal. E Guilherme Miranda (Dieth / ex Entombed AD) é um dos meus melhores amigos há muitos anos, ele me ajudou muito com os solos desse disco e fiquei muito feliz porque ele é um cara muito talentoso e um irmão pra mim.

Nervosa, Arch Enemy e Crypta. Show em São Paulo, Brasil. Reprodução Instagram.

HBN: A turnê da Perpetual Chaos na América Latina, no ano passado, como sabemos agora já caminhava para mudanças na formação de uma forma definitiva. Na sua perspectiva, como foi lidar com essas mudanças e como foi se apresentar novamente no Brasil?

Prika: Essa tour teve um grande risco de ser cancelada, mas trabalhamos firme para manter. Fizemos a tour já sabendo que Diva iria sair e que Helena seria a guitarrista. Foi uma experiência incrível poder visitar tantos países que havia um tempo que a Nervosa não ia. E também pude treinar meu vocal nos shows, já que voltei a fazer backing e até arrisquei cantar uma música inteira. E foi aí que pude ver que eu realmente poderia tocar guitarra e cantar. Foi uma tour muito importante em vários aspectos.

HBN: O álbum “Perpetual Chaos” trouxe músicas bem trabalhadas, consolidando o que a banda vem construindo ao longo da trajetória da Nervosa. As letras ecoam vozes que abordam problemas históricos, sociais e políticos de nosso tempo. Em “Endless Ambition”, single lançado em março, vocês aprofundam ainda mais no peso da sonoridade com bastante influências de Thrash Metal. A letra também traz essa mensagem sobre a ambição sem fim, daqueles que detém poder e sempre buscam por mais. Qual a importância e como são trabalhadas as letras dentro do processo de composição de um álbum para a banda Nervosa?

Prika: As letras surgem dos sentimentos, e pra mim o que mais me incomoda é a injustiça, e isso se encaixa nas nossas relações pessoais com diferentes tipos de pessoas e personalidades. Experiências profissionais e claro sobre política e é sobre como o ser humano com sua ambição é capaz de escravizar e destruir. Como o poder te faz ser corrupto e como o povo é incapaz de enxergar isso por que são cegados por crenças, sejam elas religiosas ou por doutrinações. São muitos tópicos que abrangemos, mas tudo vem do que sentimos no momento. As letras são muito importantes porque é aí que está a nossa mensagem e tento sempre fazer as pessoas refletirem sobre cada assunto que abordamos.

HBN: Vocês lançaram um single/vídeo em março e estão prestes a lançar um novo single/vídeo agora dia 02 de agosto. O lançamento de “Endless Ambition” foi uma grata supresa em muitos aspectos, desde a revelação de que você é definitivamente a nova voz da banda, como também de um novo direcionamento para um novo capítulo na história da Nervosa. O que fãs podem esperar do novo álbum?

Prika: Eu e a Helena Kotina começamos a compor o novo disco em 2021. “Endless Ambition” foi a primeira música que a gente compôs juntas. E por ser a primeira, ela tem um significado especial. Tivemos uma resposta muito positiva e eu estou muito feliz. O próximo disco da Nervosa, eu posso dizer que vai surpreender bastante porque estamos fazendo coisas que nunca tínhamos feito antes. As pessoas pensavam que “Perpetual Chaos” era um disco variado, esse novo disco é mais variado ainda. Ele conta com algumas participações especiais e será lançado em setembro. Agora 02 de agosto vamos lançar mais um single/vídeo. Vamos tocar tanto essa nova música como “Endless Ambition” no Wacken.

HBN: Após a gravação do novo álbum em Málaga, a banda tem realizado muitos shows nessa segunda etapa da turnê do álbum Perpetual Chaos. 

Prika: Isso. Em Abril fizemos shows nos países nórdicos, em maio tour em UK, junho tour na Itália. Agora em julho e agosto muitos festivais de verão na Europa, inclusive o Wacken. Em outubro  começamos a trabalhar a tour do novo disco.

HBN: A banda Nervosa já tem muitas conquistas ao longo de sua trajetória. O que almeja alcançar em algum momento da sua história com a banda Nervosa?

Prika: Eu almejo crescer e ter a oportunidade de continuar vivendo de música. Que a gente continue com a oportunidade de fazer muitas tours, de tocar sempre com bandas que a gente gosta, conhecer e fazer novos amigos pela estrada. Tocar e continuar fazendo parte de grandes festivais. Dividir o palco com o Metallica seria um sonhoooo com certeza!

Divulgação

Nervosa é:
Prika Amaral (vocal e guitarra)
Helena Kotina (guitarra)
Hel Pyre (baixo)
Michaela Naydenova (bateria)

Próximos shows:
31.07.23 SI – Velenje / @metaldays.festival.official
02.08.23 DE – Wacken / @wackenopenair.official (special show – Release of a new single)
04.08.23 PT – Vagos / @vagosmetalfest
12.08.23 DE – Büdesheim / @krawall_o_rock
18.08.23 CZ – Moravsky Krumlov / @rockcastle.cz
19.08.23 DE – Dinkelsbühl / @summerbreezeopenair

New Album Tour – MEXICO
05.10 – Queretaro – Chihuahuas Bar
06.10 – Ciudad de México – HDX Circus Bar Hendrix
07.10 – Torreon – Vertigo
08.10 – Monterrey – Nandas Bar
12.10 – Guadalajara – 907 Novecientosiete Centro Cultural
13.10 – Chihuahua – Rocktezuma
14.10 – Ciudad Juárez – Hysteria Bar