Há 40 anos, em 7 de agosto de 1983, o Black Sabbath iria pegar todos de surpresa ao lançar “Born Again“, o álbum de número 11 da discografia e que contou com ninguém menos que Ian Gillan nos vocais. O quarentão da vez é tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira.
Enquanto Ozzy ia bem em sua empreitada solo, o Sabbath sofria com mudanças constantes em sua formação. Ronnie James Dio saiu da banda de uma maneira não muito amistosa e por esta razão, Iommi estava novamente atrás de um vocalista, posto que jamais algum outro cantor conseguiu ser tão longevo quanto o Madman.
As opções eram duas: David Coverdale e Ian Gillan. O primeiro, estava a todo vapor com o Whitesnake, enquanto que este último havia dissolvido a sua banda solo e estava à disposição para o retorno do Deep Purple. Como o retorno demorou, isso facilitou a entrada de Gillan no Sabbath, que se deu após uma noite que Iommi, Geezer Butler e o frontman passaram no bar e segundo consta, Gillan já estava meio bêbado quando topou a empreitada. Essa não foi a única mudança na formação, pois o baterista Vinnie Appice também saiu, e para o seu lugar, voltou quem nunca deveria ter saído, Bill Ward. Com a nova formação, todos se juntaram ao produtor Robin Black e foram para o “Manor Studio“, em Oxfordshire, Inglaterra.
O álbum é meio que rejeitado pelos próprios músicos, inclusive pelo vocalista Ian Gillan, que considera esse o seu pior trabalho. As sessões de gravações não foram as mais tranquilas. Eles gravavam dias partes em separado. Gillan gravava durante o dia, enquanto que Butler e Iommi faziam seus registros no período da noite ou mesmo na madrugada.
A capa merece um destaque a parte, pois apesar de ser horrenda, ela tornou-se marcante e sua história remete a uma briga entre Sharon Osbourne e seu pai, Don Airen. Este para se vingar, resolveu investir no Black Sabbath, que naquele momento tropeçava nas próprias pernas. Assim sendo, o velho Don contratou Steve Joule, que fazia as artes das capas dos álbuns de Ozzy e este por sua vez, como não estava interessado em se indispor com o ex-vocalista, resolveu apresentar “qualquer coisa”, que é essa imagem horrenda, de longe a mais feia dentre todos os álbuns já lançados pelo Black Sabbath. Foram quatro esboços enviados, um deles, inspirado na capa da revista Mind Alive, publicada entre os anos de 1968 e 1977. Tony adorou a capa. E Max Cavalera diz ser sua capa de álbum favorita.
Vamos então sem mais delongas, passear pelas nove faixas deste play. São nove faixas, mas duas são apenas intro, então na prática temos sete músicas. O disco abre com a pegada visceral em “Thrashed“, com direito a um agudo de Ian Gillan que Ozzy jamais ousaria a fazer igual. A música é um baita Power Metal. “Stonehenge” é uma intro que traz uns sons bastante estranhos e logo logo temos a poderosa “Disturbing the Priest“, que é pesada e densa. Anos depois, essa música recebeu uma versão bem honesta dos brasileiros do Zero Vision.
Temos “The Dark“, que é outra vinheta, desta feita com menos de um minuto de duração, que vem emendada de um dos maiores clássicos da banda na era pós-Ozzy: “Zero the Hero“. Pesada, arrastada, com um clima de trilha sonora daqueles filmes de terror dos anos 1980. A música é genial. Dez anos mais tarde, o Cannibal Corpse fez uma versão para essa música, que saiu como lado B do single “Hammer Smashed Face”. Aqui na versão original, a música ganha contornos psicodélicos com seus sete minutos de duração, enquanto que a versão dos reis do Death Metal é mais curta e direta. As duas são lindas.
Em “Digital Beach“, Iommi traz um solo de guitarra meio esquisito na introdução, parecendo que seu instrumento está desafinado ou sem um timbre legal, mas a medida que a faixa se desenvolve, vamos percebendo bons riffs. Já a faixa titulo tem a voz de Ian Gillan brilhando no meio do clima de melancolia da música, que tem mais de seis minutos.
“Hot Line” traz um Black Sabbath surpreendente, com um pé no Hard Rock e outro na NWOBHM, parecendo-se muito com o Judas Priest. Os bons agudos de Ian Gillan aliados aos riffs igualmente bons de Iommi garantem a diversão. “Keep It Warm” é o capítulo final dessa obra e traz e é uma música bem pesada e densa e que conta com um belo solo de Tony Iommi.
Em 41 minutos temos um belo disco, sombrio e pesado como poucas vezes o Sabbath foi. Eles apostaram no peso e o resultado é muito bom. Como dito alguns parágrafos acima, Ian Gillan detestou o disco a ponto de arremessar algumas cópias do LP pela janela de sua casa.
O vocalista falou certa vez para a Loudwire sobre como ele se surpreendeu negativamente com a mixagem do álbum, que segundo ele, a responsabilidade é toda de Geezer Butler, que foi o supervisor desta etapa. Aspas para Gillan:
“Eu fiquei horrorizado com a mixagem. Adorei as músicas, amo compor com Tony, ainda somos grandes amigos e ainda escrevemos juntos ocasionalmente. Peguei algumas trilhas do monitor em uma fita, as quais ainda tenho, e ainda soam incríveis. Então, ouvi a mixagem e a produção pela primeira vez. Era como se alguém colocasse um cobertor em cima de tudo”.
Bill Ward pulou fora antes mesmo do início da turnê e quem assumiu o posto foi Bev Bevan. Já Ian Gillan não ficou por muito tempo. Ele sofreu uma rejeição muito grande por parte dos fãs, sobretudo pelo fato de seu timbre vocal ser muito diferente dos antecessores, Ozzy e Dio. Então ao final da turnê, ele foi convidado a retornar ao Deep Purple e prematuramente encerrou sua história no Black Sabbath.
Muitos consideram o álbum como o melhor disco sem contar com os quatro fundadores. E ninguém menos que Ozzy Osbourne para engrossar o côro. Certa vez ele deu a seguinte (e surpreendente) declaração:
“‘Born Again’ é o que de melhor ouvi do Sabbath desde o fim da formação original.”
Enfim, hoje é dia de celebrar essa obra prima, onde podemos testemunhar a junção de parte de duas das mais importantes bandas da década de 1970, o Black Sabbath e o Deep Purple. O mais novo quarentão é a nossa sugestão de playlist para esse dia. Não custa nada lembrar que nada do que curtimos nos dias atuais existiria se não fosse pelo Black Sabbath. A mãe das mães das bandas de Heavy Metal.
Born Again – Black Sabbath
Data de lançamento – 07/08/1983
Gravadora – Vertigo
Faixas:
01 – Thrashed
02 – Stonehenge
03 – Disturbing the Priest
04 – The Dark
05 – Zero the Hero
06 – Digital Beach
07 – Born Again
08 – Hot Line
09 – Keep It Warm
Formação:
Tony Iommi – guitarra
Ian Gillan – vocal
Geezer Buttler – baixo
Bill Ward – bateria