Em algum dia do ano de 2003, o Shaman lançava “RituAlive“, o primeiro e único álbum ao vivo da banda capitaneada por Andre Matos, Luis Mariutti e o “redpill” Ricardo Confessori, que haviam deixado o Angra. A obra foi lançada em CD e DVD e é o tema do nosso Memory Remains de hoje, o último do ano de 2023.
O Shaman colhia os frutos do seu álbum de estreia, o poderoso “Ritual“, lançado um ano antes. A banda carregava consigo um grande feito, que foi o de emplacar uma música como tema de novela da TV Globo. “Fairy Tale” foi a música que fez uma banda de Heavy Metal figurar pela primeira vez em uma novela da maior emissora de TV do Brasil e uma das quatro maiores do mundo (N. do R: você pode desatar a Globo, mas não pode negar este fato). A novela em questão era “O Beijo do Vampiro”. E o curioso é que esta faixa chegou a ser apresentada aos membros do Angra para o álbum “Fireworks“, mas foi vetada.
O local escolhido para o registro do show foi o Credicard Hall, que hoje ainda existe, mas atende pelo nome de Vibra, localizado em Santo Amaro, região sul de São Paulo. E recheado de participações especiais: Tobias Sammet reeditou sua participação, quando gravou a versão de estúdio para a música “Pride“, quando fez um belo dueto com Andre Matos; Sacha Paeth também participou, tocando guitarra nas músicas “Sign of the Cross” (cover do Avantasia), além da própria “Pride“; Andi Deris e Michael Weikath participaram, cantando e tocando guitarra, respectivamente, em “Eagle Fly Free“, grande clássico do Helloween, que os brasileiros prestaram uma justa homenagem. O show foi realizado no dia 5 de abril de 2003.
Apesar de ter sido lançado tanto em DVD quanto em CD, há diferenças na quantidade de músicas de cada verão: no CD, ficaram de fora os covers do Angra para “Lisbon” e “Lasting Child“, além dos solos de guitarra, bateria e piano. A ordem da música é praticamente idêntica à do álbum de estreia, “Ritual“, tendo a já citada versão para “Sign of the Cross“, do Avantasia, vindo antes de “Pride“, certamente para que Tobias Sammet ficasse no palco para cantar em ambas as canções.
Nosso aniversariante tem a sua importância por ser o único registro ao vivo do Shaman e embora as músicas contidas aqui sejam as únicas que a banda possuía até aquele momento, são as mais relevantes que o quarteto compôs. Depois a banda lançaria “Reason“, um álbum não tão bem recebido por todos, passou por uma reconstrução depois que Andre e os irmãos Mariutti saíram e anos depois a banda retornou com a formação original, até a perda trágica de Andre, que foi substituído pelo talentoso Alírio Neto, mas já não tinha mais a mesma magia de quando começou. E depois o baterista quase conseguiu destruir a reputação da banda, quando fez comentários extremamente preconceituosos, típicos de quem apoia o inelegível, que brincou de ser presidente da República nos últimos 4 anos.
A despedida da banda teve um sabor agridoce, durante a primeira edição do Summer Breeze Brasil, mas foi importante para encerrar um ciclo. Portanto, hoje é dia de celebrar esse álbum dotado de uma riqueza ímpar. São vinte anos que se passaram na velocidade da luz, parece que foi ontem. Vamos escutá-lo no volume máximo enquanto bradamos aquela célebre frase que é sempre dita por aqui: eu ouço gente morta! Nosso muito obrigado ao leitor (e ao hater também) que nos acompanhou o ano inteiro. Boas festas e a gente retorna no ano que vem.
RituAlive – Shaman
Data de lançamento – 2003
Gravadora – Universal
Faixas:
01 – Ancient Winds
02 – Here I Am
03 – Distant Thunder
04 – For Tomorrow
05 – Time Will Come
06 – Over Your Head
07 – Fairy Tale
08 – Blind Spell
09 – Ritual
10 – Sign of the Cross
11 – Pride
12 – Eagle Fly Free
13 – Carry On
Formação:
Andre Matos – vocal
Luis Mariutti – baixo
Hugo Mariutti – guitarra
Ricardo Confessori – bateria
Fabio Ribeiro – teclado
Participações especiais:
Tobias Sammet – vocal
Andi Deris – vocal
Sascha Paeth – guitarra
Michael Weikath – guitarra
Marcus Viana- violino
George Mouzalek – darbuka