Há um ano, os viajantes cósmicos da Noruega, Enslaved, lançaram sua última criação avant-garde intitulada Heimdal. Para comemorar o primeiro ano de existência deste álbum de estúdio, a banda está feliz em anunciar o disco digital Heimdal (Deluxe), programado para ser lançado no dia 1º de março pela Nuclear Blast Records.
Heimdal (Deluxe) incluirá o álbum completo, além da faixa bônus ‘Gangandi’, bem como versões alternativas de duas faixas; ‘Congelia’ e ‘Forest Dweller’, ambas com a participação do renomado violoncelista Jo Quail. Além disso, o álbum contará com ‘The Otherworldly Big Band Experience’, o incrível evento que o Enslaved realizou e transmitiu via streaming junto com seus compatriotas Shaman Elephant.
Hoje, a banda lança a hipnotizante faixa ‘Gangandi’ como uma prévia do álbum digital, que é acompanhado por um visualizador. O vocalista e baixista Grutle Kjellson comenta:
“‘Gangandi’ foi a última música que fizemos antes de começarem as sessões de gravação para Heimdal. Lembro-me de Ivar dirigindo até minha casa de Bergen numa sexta-feira à noite para tocar uma demo de uma nova música, e eu fiquei tipo ‘woah! Isso é bom!’. Eu amei, mas ao mesmo tempo, senti que estava um pouco afastado do resto do material. Quando comecei a pensar no que cantar sobre a música que Ivar me passou, acabei escrevendo um poema em rima cruzada, em norueguês arcaico do oeste, o que separou muito mais tudo o que havia sido feito da música.
Então, no final, acabamos por não incluir a faixa de outra maneira que não fosse como uma faixa bônus nas versões mais limitadas e ‘exclusivas’ de vinil. Dito isso, não significa que não apreciamos a música! Pelo contrário! Amamos esse híbrido de folk rock, com algo do primeiro Mayhem e King Crimson! Acabou sendo o primo estranho do restante das músicas. Algo assim como o próprio Enslaved, na verdade.”
PRÉ-SALVE HEIMDAL (DELUXE): https://enslaved.bfan.link/heimdal-deluxe.ema
ESCUTE A FAIXA ‘GANGANDI’: https://enslaved.bfan.link/gangandi.ema
O último álbum do Enslaved, Heimdal (lançado em março de 2023), é uma jornada e uma comunhão com as raízes forjadas há três décadas nos turbulentos ninhos da cena Black Metal da Noruega. É um trabalho que aponta para novos começos e um amanhecer que está do outro lado da terra. Uma viagem psicodélica através do folclore nórdico, conectando-se com nossos antigos ancestrais e nossos seres futuros.
‘The Otherworldly Big Band Experience’ foi um show do Enslaved como nenhum outro. Seu projeto mais grandioso e audacioso até o momento; um palco e espetáculo colossal e caleidoscópico que se misturou perfeitamente com seu repertório, abrangendo passado e presente e incluindo até mesmo algumas músicas que nunca haviam sido tocadas ao vivo.
O Enslaved anunciou recentemente uma turnê pela Europa e pelo Reino Unido para a primavera de 2024. Essa turnê de 16 shows ocorrerá em março, levando a banda a 10 países, acompanhada pelos britânicos do Post-Hardcore Svalbard e pelos norte-americanos Wayfarer.
Os ingressos estão à venda agora em: https://enslaved.no/
ENSLAVED – UK + EUROPEAN TOUR 2024
w/ Svalbard + Wayfarer
06/03 – UK London, Islington Assembly Hall
07/03 – UK Leeds, Brudenell Social Club
08/03 – UK Manchester, Club Academy
09/03 – UK Glasgow, Slay
10/03 – IE Dublin, Opium
12/03 – NL Helmond, Cacaofabriek
13/03 – FR Paris, La Machine
14/03 – CH Geneva, PTR/l’Usine
15/03 – FR Montpellier, Victoire 2
16/03 – IT Milan, Legend
18/03 – CZ Prague, Futurum
19/03 – AT Vienna, Szene
21/03 – DE Cologne, Club Volta
22/03 – DE Leipzig, Taubchenthal
23/03 – DE Berlin, Hole44
24/03 – PL Warsaw, Proxima
Enslaved também confirmou sua presença em alguns festivais em 2024:
31/07-03/08 NO Beyond The Gates, Bergen
11/08 UK Bloodstock Festival, Derby
14/08-17/08 DE Summer Breeze, Dinkelsbühl
16/11-17/11 MX Mexico Metal Fest, Mexico City
Sem hesitar, os icônicos Enslaved continuam sendo um dos elementos mais originais da cena, destacando-se como um dos pilares do Metal norueguês. Com a reputação de oferecer um dos melhores shows ao vivo do gênero, nunca decepcionam ao apresentar um talento de alto calibre, sempre fazendo justiça à assinatura de seu som ‘black-prog’. Enslaved foi formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson, lançando sua primeira demo “Yggdrasill” no verão de 1992. No ano seguinte, lançaram seu lendário mini-álbum “Hordanes Land”, e o primeiro álbum completo, “Vikingligr Veldi”, viu a luz na primavera de 1994.
Em 2023, Enslaved é uma banda em excelente forma, mais consciente e existencialista do que nunca. Eles estão orgulhosos de carregar a tocha da extraordinária história musical de seu país. Seu material mais recente os mostra em sua forma mais desencadeada e introspectiva, uma combinação letal que tem um potencial incrível, unindo seus primeiros trabalhos com os mais ambiciosos e cativantes até o momento. Uma contradição? A própria vida é uma contradição. E estamos vivos para provar o contrário.
Enslaved é:
Ivar Bjørnson | guitarras
Grutle Kjellson | vocais
Arve ‘Ice Dale’ Isdal | guitarras
Håkon Vinje | teclados, vocais limpos
Iver Sandøy | bateria