O novo álbum do Tarot, Glimpse of the Dawn, o primeiro da banda pela Cruz Del Sur Music, será lançado em 12 de abril em CD, vinil e formatos digitais! O aguardado segundo álbum reimagina o hard rock pesado com órgão Hammond B3 para uma nova geração!
O grupo liberou um lyric video para o primeiro single do álbum, “The Winding Road”,
Oito anos se passaram desde o primeiro álbum completo do Tarot, Reflections, até seu novo álbum completo, Glimpse of the Dawn. Foi como uma vida inteira para os australianos com influências do rock dos anos 1970. A banda embarcou em seus primeiros shows ao vivo após Reflections, basicamente se reunindo como uma unidade enquanto estava no palco. A atividade ao vivo então abriu portas para uma colaboração aumentada entre todos os membros da banda. Agora operando como uma unidade coesa e fluente, o Tarot reuniu um álbum animado e espaçoso na forma de Glimpse of the Dawn, que presta homenagem sinceramente às suas influências principais de Uriah Heep, Rainbow e Deep Purple enquanto cria uma identidade própria.
Glimpse of the Dawn foi gravado em vários estúdios na Tasmânia, terra natal da banda, começando com a gravação de bateria por Joe Haley na Crawlspace Productions. A partir daí, a banda se retirou para seu próprio Heavy Chains Studio e Riff Cabin para completar a gravação, mas foram as sessões presenciais com Haley que deram ao álbum sua sensação ao vivo e natural.
Essa abordagem – uma vez um padrão da indústria, mas agora se tornando uma raridade – encontrou o Tarot simplesmente abrindo algumas cervejas, deixando a fita rolar e deixando os resultados acontecerem como pudessem. Para isso, o Tarot deixou intencionalmente espaços abertos para permitir improvisação. Muitas das seções de guitarra principal do álbum foram escritas no estúdio e subsequentemente mantidas, permitindo que o Tarot “pegasse o raio em uma garrafa”. Essa abordagem é talvez melhor exemplificada na faixa-título, que abre o álbum de maneira grandiosa com teclados Hammond e trocas vocais entre o membro fundador Will Spectre, o guitarrista Felix Russell e o tecladista Dave Harrington-George.
De fato, a colaboração define Glimpse of the Dawn. Enquanto Spectre anteriormente carregava o fardo da composição, o álbum apresenta contribuições de todos os membros do Tarot. Esse ambiente comunitário e aberto é mais uma referência às bandas das quais o Tarot se inspirou. A proximidade de todos os cinco membros permitiu uma livre troca de ideias, afiando assim todos os aspectos do álbum. Isso ajudou a expandir ainda mais o som do Tarot, que muitas vezes é impulsionado pelo clássico órgão Hammond B3, mellotron cordas e coro e vários sintetizadores analógicos. Os membros do Tarot colocaram uma quantidade imensa de pensamento na interação entre as partes de Harrington-George e suas linhas de guitarra, produzindo assim um álbum com igual amplitude e profundidade.
Glimpse of the Dawn é feito sob medida para a arena ao vivo. O Tarot já tem planos de tocar em sua terra natal australiana e na Europa ao longo de 2024, levando suas músicas de hard rock e de hinos para audiências merecedoras de uma banda que incorpora perfeitamente o espírito do rock dos anos 1970.
Pré-venda:
Cruz Del Sur Music: tinyurl.com/2aatdx6e
Bandcamp: hcrtarot.bandcamp.com/album/glimpse-of-the-dawn
Tracklist:
1. Glimpse of the Dawn
2. The Winding Road
3. Leshy’s Warning
4. Echoes Through Time
5. The Harrier
6. The Vagabond’s Return
7. Dreamer in the Dark
8. Heavy Weighs the Crown
Line-Up:
Will Spectre – Vocal/Guitarra
Felix Russell – Guitarra
David Walsh – Baixo
Dave Harrington-George – Teclado
The Hermit – Bateria
Links: