Há 28 anos, em 22 de abril de 1996, o Stratovarius lançava “Episode“, o quinto álbum da carreira dos finlandeses que são tão populares no Brasil e, claro, tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira, e diga-se de passagem, é a estreia do Strato em nosso quadro.
Lançado apenas um ano depois de seu antecessor, “Fourth Dimension“, que foi o último álbum com a formação original, “Episode” marca as estreias do tecladista Jens Johansson e do baterista Jörg Michael. Com a entrada destes dois, a partir deste álbum, começava aqui a formação mais longeva do Stratovarius, com quase dez anos sem trocas em seu lineup. Jens havia tocado anteriormente com Dio e Yngwie Malmsteen, enquanto que Jörg Michael havia feito parte do Running Wild.
A nova formação foi para o Finnvox Studios, em Helsinque, capital da Finlândia, por onde permaneceram entre os meses de setembro de 1995 e fevereiro de 1996. O mesmo estúdio foi o local da masterização do álbum. A produção foi mais uma vez do guitarrista Timo Tolkki. As gravações adicionais, como as partes orquestradas e os corais, que pela primeira vez foram incluídos em um álbum do Stratovarius, foram gravadas no Arabian Sound Studios.
Bolacha rolando, temos um álbum um tanto quanto longo, com doze canções em 63 minutos de duração. O play tem bons momentos, como nas duas faixas que abrem a obra, “Father Time” e “Will the Sun Rise?“, que nos dá a sensação de que o Helloween mudou-se para a Finlândia. Claro que aqui não estamos querendo dizer que o Stratovarius está copiando, mas sim enfatizando o quanto os germânicos são influentes quando o assunto é Power Metal. “Speed of Light” e “Stratosphere” são também outros bons momentos, esta última, inclusive, com uma bela performance no solo de guitarra de Timo Tolkki.
O álbum recebeu críticas positivas da imprensa e foi bem aceito, principalmente pelos fãs que curtem Power Metal. Deu início a uma era muito frutífera para a banda e que resultou em outros bons álbuns, como os sucessores, “Visions“, “Destiny” e “Infinity“, que em momentos oportunos, receberão devidas menções em nosso quadro. O álbum alcançou a 12ª posição nos charts da Finlândia, permanecendo por lá durante seis semanas.
Depois disso, a banda continuou a crescer sua popularidade em diversos cantos do planeta. Em 2023, o Stratovarius esteve se apresentando durante a primeira edição do Summer Breeze Brasil e nesta apresentação, três canções do aniversariante do dia foram lembradas: “Father Time“, “Speed of Light” e “Forever“, essa última, deixou muitos da plateia emocionados.
Da formação que gravou “Episode“, hoje temos apenas Timo Kotipelto e Jens Johansson, que mantém com muita dedicação, o legado construído pela banda ao longo de todos esses anos. Então hoje é dia de celebrar essa pérola do Heavy Metal nórdico, escutando-o no volume máximo, enquanto desejamos longa vida ao Stratovarius.
Episode – Stratovarius
Data de lançamento – 22/04/1996
Gravadora – Noise Records
Faixas:
01 – Father Time
02 – Will the Sun Rise?
03 – Eternity
04 – Episode
05 – Speed of Light
06 – Uncertainty
07 – Season of Change
08 – Stratosphere
09 – Babylon
10 – Tomorrow
11 – Night Time Eclipse
12 – Forever
Formação:
Timo Kotipelto – vocal
Timo Tolkki – guitarra/ backing vocal
Jari Kainulainen – baixo
Jens Johansson – teclado
Jörg Michael – bateria
Participações especiais:
Pasi Puolakka – flauta
Orquestra de Cordas Sibelius – cordas
Coro Sibelius – coro
Coro do Conservatório Pop/Jazz – coro
Reijo Harvonen – regência/ arranjo
Kimmo Blom – backing vocal
Richard Johnson – backing vocal
Marko Vaara – backing vocal