Max Cavalera, líder do Soulfly, compartilhou em uma entrevista ao Moshpit Passion da Alemanha detalhes sobre a direção musical do próximo álbum da banda, sucessor de “Totem“, lançado em 2022. Max revelou que está focado em retornar à essência tribal e ao groove que marcaram os primeiros trabalhos do Soulfly.
“Gostei muito dos primeiros [álbuns do] Soulfly porque eram mais tribais e mais groove. E agora, porque tenho os projetos Cavalera e Go Ahead And Die, posso ser tão pesado quanto quiser com Cavalera, o que me permite que o Soulfly seja algo bastante diferente. Eu posso moldar o Soulfly um pouco diferente agora, onde o Soulfly é realmente mais como uma banda tribal orientada para o groove”, explicou Max. Ele enfatizou que não está seguindo a tendência do Nu Metal, mas sim tentando recapturar uma magia que, segundo ele, se perdeu ao longo dos anos. “Estamos tentando trazê-la de volta com este novo álbum, que será lançado no próximo ano.”
Max também destacou as influências musicais que estão moldando o novo trabalho. “Acho que vai ser legal porque também é influenciado por outras coisas que estou ouvindo neste momento, como Kublai Khan, Jesus Piece e Knocked Loose. Então há grooves pesados junto com bateria tribal”, disse ele.
Quando perguntado sobre seu processo de composição, se compõe música para o projeto em que está trabalhando ou se guarda riffs para determinados discos, Max disse: “Quando me dedico a um projeto, fico muito obcecado com ele. Fico tão obcecado que tudo o que escrevo é para ele e sei exatamente o que precisa, que tipo de som procuro.”
O novo álbum do Soulfly, que promete trazer de volta a energia tribal e os grooves pesados, está previsto para ser lançado em 2025.