hbNews

Globo Livros lança a biografia da Som Livre,  a maior gravadora 100% brasileira

Globo Livros lança a biografia da Som Livre, a maior gravadora 100% brasileira

5 de junho de 2024


Chega às livrarias pela Globo Livros ‘Som Livre – uma biografia do ouvido brasileiro’, que conta a trajetória dos 50 primeiros anos da gravadora fundada pelo produtor musical João Araújo, em 1969, e que fez parte da trajetória de alguns dos mais importantes artistas do país. Escrita pelo jornalista e crítico de música popular Hugo Sukman, a obra narra os bastidores por trás dos sucessos que embalaram gerações e ajudaram a moldar a identidade cultural nacional durante todo esse período.

A história da Som Livre é a história do lançamento de Djavan e da consagração de Rita Lee, do Sítio do Pica-Pau Amarelo e de Xuxa, do pop sofisticado de Guilherme Arantes ao rock literário de Cazuza, do início de Alceu Valença ao auge de Jorge Ben Jor e o final de Elis Regina, dos Novos Baianos aos neo sertanejos Luan Santana, Bruno & Marrone, Maiara e Maraísa. É também a história das trilhas sonoras de grandes novelas e festivais de música e das transformações da pujante indústria cultural dos nossos dias.
“O espírito que fez a Som Livre nascer, produzir uma música para através das novelas e embalar o país inteiro, permaneceu por toda a sua história, em artistas populares e diversos como Rita Lee ou Xuxa. E chegou até os seus 50 anos, simbolizada numa artista como Marília Mendonça, que sonhou e realizou o sonho de cantar em cada canto do Brasil. No livro, busquei contar essa grande história cultural, mas também as pequenas e deliciosas histórias de cada artista.”, diz Hugo.

Sobre o autor

Hugo Sukman é jornalista e trabalhou em diversos veículos de mídia, como no Jornal do Brasil e O Globo, onde passou 10 anos, desde o início como repórter de cultura, até depois, quando se tornou crítico de cinema e de música popular. É curador do projeto do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). Escreveu diversos livros sobre música popular como “Nara – 1964”, “Martinho da Vila – Discobiografia” e “Histórias paralelas – 50 anos de música brasileira”, entre outros.