Joe Bonamassa é um renomado músico, cantor e compositor norte-americano, amplamente reconhecido por sua maestria na guitarra e sua contribuição para o universo do blues e do rock. Nascido em Nova Iorque, Bonamassa começou sua jornada musical aos 4 anos de idade, quando recebeu sua primeira guitarra. Desde então, ele impressionou o mundo com sua habilidade técnica e sua paixão pela música. Ao longo de sua carreira, ele lançou mais de uma dúzia de álbuns solo, explorando diversos estilos musicais, do blues tradicional ao rock clássico. Sua destreza e dedicação o levaram a colaborar com lendas da música, além de acumular prêmios e elogios da crítica.
O aclamado músico e colecionador de guitarras vintage, desafia o senso comum ao afirmar que os grandes timbres estão ao alcance de todos, mesmo com equipamentos modernos e econômicos. Em um vídeo lançado em março pelo Reverb, Bonamassa demonstrou como é possível recriar os icônicos tons de Jimi Hendrix, do álbum ao vivo de 1970 “Band of Gypsys“, utilizando equipamentos acessíveis.
“Se Lewis Hamilton me desse as chaves de seu carro de corrida e eu lhe desse as chaves de um Toyota Prius, ele ainda me venceria na pista. Não é o carro, é o motorista”, argumenta Bonamassa. “Você não precisa de US$ 100 mil em um kit Hendrix ultra-raro para soar como Jimi. Você pode obtê-lo com uma Squier Strat, um Peavey Classic e vários pedais Dunlop, desde que toque no espírito de Jimi Hendrix.”
A mesma filosofia se aplica ao usar uma Gibson Les Paul vintage em vez de uma Epiphone moderna. “É a mesma coisa com uma Les Paul. Se você fizer isso com os olhos vendados, com um Marshall novo e um Epiphone, e discar corretamente, pode soar como uma Les Paul sunburst através de um Bluesbreaker vintage. Ótimos tons são muito mais baratos do que as pessoas imaginam.”
Bonamassa enfatiza que o segredo não está no equipamento caro, mas sim na prática e na habilidade do músico. “Você não precisa de nada. Você precisa praticar e se concentrar em como realmente deseja soar. Alguns dos melhores sons foram criados em lixo! Ou pelo menos equipamento mais barato“, conclui.
Com suas palavras, Joe Bonamassa desmistifica a ideia de que apenas equipamentos caros podem proporcionar timbres excepcionais, incentivando músicos de todas as áreas a explorar suas habilidades e criatividade, independentemente do orçamento disponível.
Joe Bonamassa está confirmado como uma das atrações imperdíveis da décima primeira edição do festival Best of Blues and Rock. O evento, que acontecerá de 20 a 25 de junho, promete levar aos palcos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) uma experiência musical única, reunindo os melhores artistas do cenário do blues e do rock.