Memory Remains

Memory Remains: Overkill – 10 anos de “White Devil Armory” e a maior posição alcançada na Billboard

18 de julho de 2024


Podemos dizer que essa é a semana do Overkill. Anteontem, falamos sobre o álbum “W.F.O.”, que completou 30 anos, caso você tenha perdido, poderá ler, clicando AQUI. E o Memory Remains desta quinta-feira vai tratar de “White Devil Armory“, o décimo sétimo álbum dos novaiorquinos, que completa dez anos na presente data.

O álbum tem duas datas de lançamentos distintas: a de de hoje refere-se ao lançamento na Europa, feito através da Nuclear Blast. E nos Estados Unidos, o álbum foi lançado somente no dia 22, através da eOne Music. O Overkill vinha de duas pedradas que são os álbuns “Ironbound” (2010) e “The Electric Age” (2012), então, este álbum estava cercado de muitas expectativas.

Para tanto, a banda contou com participações de peso: o frontman do Symphony X, Michael Romeo ajudou nas orquestrações do álbum, enquanto que Mike Tornillo, do Accept, contribuiu com backing vocal para o cover do Nazareth, “Miss Misery”, que entrou como bônus track da edição japonesa do play.

O processo de gravação foi demorado, iniciando se no mês de agosto de 2013 e se encerrando em março de 2014, quando a banda se trancafiou no Gear Recording Studio, localizado em New Jersey. Os próprios integrantes do Overkill se encarregaram de fazer a produção, coisa que eles começaram a fazer há 30 anos com “W.F.O.”. Na época, a formação era bem estável, e eles estavam indo para o quarto lançamento sem qualquer alterações.

Por conta da demora no processo de gravação e produção do álbum, o lançamento que estava previsto para o dia 14 de janeiro, acabou sendo adiado por seis meses. Nesse meio tempo, no mês de março, a banda enviou um comunicado à imprensa, divulgando o título do vindouro álbum, este que conhecemos. Gravações adicionais foram realizadas em mais dois estúdios: o SKH Studios e o Jrod Productions. A arte do álbum, bela por sinal, ficou por conta da fera Travis Smith.

Em 2014, a banda se aproximava de seu 35° ano de existência, o vocalista BobbyBlitzEllsworth já havia descrito o álbum anterior, “The Eletric Age“, como uma espécie de renascimento para a banda, enquanto que o aniversariante do dia ele afirmou que os fãs teriam o Overkill com todas as características marcantes que a banda sempre trouxe consigo, mas com um toque de modernidade, sem esquecer das raízes Thrash Metal da banda.

Colocando a bolacha para rolar, o álbum traz onze faixas, das quais, excetuando-se a abertura “XDᵐ“, que é uma breve intro, com as orquestrações de Michael Romeo, nas outras dez temos um Overkill simplesmente impiedoso com seu Thrash Metal vigoroso, como BobbyBlitzEllsworth prometeu: moderno, mas sem deixar de ser rápido, veloz e brutal. Simplesmente fantástico.

Como era esperado, o álbum recebeu inúmeros elogios por parte da crítica e caiu no gosto do pessoal e somente nos Estados Unidos, vendeu quase 9 mil cópias em sua primeira semana de lançamento, e estamos falando de uma época em que já não mais de vendiam álbuns físicos, ou quase. Então são números consideráveis. “White Devil Armory” é o álbum mais bem sucedido em termos comerciais de toda a carreira do Overkill, eles chegaram à 31ª posição na “Billboard 200“, o posto mais alto alcançado por eles até então.

Em outros cantos do mundo, o álbum também frequentou algumas paradas de sucesso: 20° na Alemanha, 26° na Coreia do Sul, 28° na Finlândia e na Hungria, 31° na Suíça, 53° na Áustria, 91° no Japão e 142° na Bélgica. Ainda na “Billboard“, o álbum ficou em 3° lugar na categoria “Melhores Álbuns de Hard Rock”, 4° na categoria “Tastemaker”, 5° na categoria “Melhores Álbuns Independentes” e 10° na categoria “Melhores Álbuns de Rock dos Estados Unidos”. São ótimos números para uma banda de um estilo tão nichado como o Thrash Metal.

A banda saiu em turnê para divulgar o álbum, com shows pela Europa e América do Norte. Em 2015, a banda embarcou em uma nova turnê pela América do Norte, desta feita, ao lado do Symphony X. Em 16 de abril de 2016, a banda realizou uma apresentação na cidade alemã de Oberhausen, quando eles tocaram na íntegra os álbuns “Feel the Fire” e “Horroscope“. Tal apresentação foi gravada e se tornou o DVD “Live in Oberhausen“, lançado somente no ano de 2018.

Hoje é dia de celebrar esse baita álbum. O Overkill é uma banda que prezou pela regularidade, e lançou poucos álbuns abaixo da média. “White Devil Armory” é só a prova cabal de que o Overkill é uma das maiores e mais influentes bandas de Thrash Metal de todos os tempos, para acabar com essa bobagem de resumir o estilo somente às bandas do chamado The Big 4. Esse ano nós brasileiros tivemos a chance de conferir a letalidade da banda no palco, durante a segunda edição do Summer Breeze Brasil.

White Devil Armory – Overkill

Data de lançamento – 18/07/2014

Gravadora – Nuclear Blast

 

Faixas:

01 – XDᵐ

02 – Armorist

03 – Down to the Bone

04 – Pig

05 – Bitter Pill

06 – Where There’s Smoke…

07 – Freedom Rings

08 – Another Day to Die

09 – King of the Rat Bastards

10 – It’s All Yours

11 – In the Name

 

Formação:

Bobby “Blitz” Ellsworth – vocal

DD Verni – baixo

Dave Linsk – guitarra

Ron Lipnicki – bateria

Derek Talier – guitarra