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RXGhost lança videoclipe para “Candles”, faixa do álbum ‘Scaffolding’

28 de julho de 2024


A banda de shoegaze/dangerpop de Kansas City, RxGhost, lançou um vídeo para “Candles” do seu novo álbum ‘Scaffolding’.

O vocalista Josh Thomas diz: “‘Candles’ é sobre como é importante ainda tentar fazer coisas interessantes e lutar por mudanças, mesmo em um mundo onde os super-ricos manipularam o sistema. Se você acompanha políticas públicas e distribuições do governo, é difícil não sentir que o sistema está armado para a classe dos investidores. Os conservadores agem como se os pobres fossem aproveitadores do sistema de bem-estar, enquanto ignoram que os ultra-ricos recebem mais benefícios do que qualquer um. A classe média está sendo ferrada pelos ultra-ricos, e isso é óbvio há muito tempo. Eles têm um sistema montado para fazer a esquerda e a direita brigarem entre si, enquanto discretamente sifonam todos os recursos do sistema e os acumulam.

Podemos morrer a qualquer momento, como velas de chá flutuando no oceano, sendo apagadas por ondas aleatórias. Esta música é sobre como, mesmo nesta realidade atual, é importante tentar fazer coisas interessantes, mesmo quando o sistema está contra nós. Não estaremos aqui por muito tempo, então vamos fazer algo interessante.”

O diretor do vídeo, Matthew Dunehoo (@marychickensoup), explica: “Com ‘Candles’, eu estava ansioso para abraçar e desenvolver a metáfora da vela para o espírito, e a experiência volátil de tentar se manter firme enquanto queima apesar dos elementos. O ritmo da própria música parece sempre pairar à beira de se desintegrar, com o mantra repetido do ‘personagem principal’ expressando a sensação de estar desgastado, esticado ao limite, oscilando entre a estabilidade e a perda dela ao considerar um monte de merdas rotineiras sem sentido.

Fiquei empolgado em trabalhar com a artista emergente de hyperpop DELARAY!, que estrelou o vídeo. Ela sabe tudo sobre ansiedade paralisante e luta contra o transtorno de uso de substâncias e impulsos autodestrutivos. Foi fácil alcançar aquele momento, onde, lutando contra a ansiedade, ela tenta sair e fazer a busca de emprego abismal, mas acaba tendo que abortar a missão, pois a ansiedade crescente dentro dela faz com que se sinta como se estivesse se afogando.

Um vislumbre esperançoso no final, um lugar que acalma os nervos apenas ao olhar os aviões partindo do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), talvez pressagiando sua jornada através da corrida dos ratos e seus obstáculos habituais e lutas mentais.

Divulgação

Josh Thomas tem um novo projeto chamado RxGhost. Ele conta com nomes familiares para aqueles que lembram dos projetos de Thomas, High Diving Ponies e Spidermums – o baterista Justin Brooks e o guitarrista James Capps – ao lado do baixista Chris Smead e do multi-instrumentista Jeremiah James, mas RxGhost é algo completamente diferente: um exemplo poderoso do que Thomas descreve como a “música shoegaze estranha” que ele fez ao longo de sua carreira musical, mas a música é maior, mais nítida e mais limpa, com esse último adjetivo aplicável ao próprio Thomas, também.

Enquanto muitos criativos surgiram da pandemia de Covid-19 com novos projetos, pode-se dizer que RxGhost é o resultado de Josh Thomas fazer um projeto de si mesmo. Thomas estava divorciado, mas morando no quarto de hóspedes de sua casa, trabalhando em um emprego extremamente estressante escrevendo software com prazos apertados, enquanto bebia demais, tomava opiáceos e anfetaminas para tentar se manter firme.

“Eu estava um desastre, minha voz estava destruída por beber uísque, fumar crack ocasionalmente, e todo o bile de vomitar diariamente,” diz Thomas sobre aqueles dias sombrios. “Eu era um desastre absoluto.”

Depois que Thomas voltou para casa de uma tentativa fracassada de ficar limpo vivendo em um trailer estacionado na entrada da casa de seu irmão, sua ex-esposa o convenceu de que ele precisava ir para a reabilitação se quisesse viver.

“Eu não queria que meus filhos crescessem sem um pai, então finalmente fui, principalmente por esse motivo,” lembra Thomas. Durante seus 60 dias lá, no entanto, ele percebeu que precisava ficar limpo para si mesmo também.

“Na reabilitação, comecei a escrever muito de novo,” explica Thomas. “Eu tinha muitas músicas que estavam meio terminadas de antes de eu ficar limpo. Uma vez que eu estava finalmente saudável o suficiente para começar a ter ensaios de banda, tive a sorte de que Justin e James ainda estivessem dispostos a fazê-lo, já que eu tinha sido tão instável por tantos anos.”

“Thomas e seus colaboradores não puderam tocar como banda por quatro ou cinco anos, mas desde então, a banda adicionou Chris Smead no baixo, Jeremiah James no baixo VI, e Thomas está montando um estúdio no porão de sua nova casa, onde já começaram a gravar o seguimento de Scaffolding.”

“Foi como se nunca tivéssemos parado de tocar,” lembra Thomas. “Depois dos primeiros ensaios, estávamos praticamente prontos para shows. Pegamos o ritmo novamente muito rapidamente. Chris era o único novo e não foi como se tivéssemos que realmente explicar algo para ele ou mostrar algo, ele simplesmente descobriu todas as partes do baixo sozinho e acertou desde o primeiro dia.”

RxGhost já gravou 15 músicas com Paul Malinowski no Massive Sound, mas desde que essas sessões começaram, Thomas escreveu seis novas faixas que podem ser melhores do que qualquer uma dessas músicas, ele diz. Elas ainda se alinham com o dangerpop e sorrowwave pelos quais suas bandas anteriores eram conhecidas – definitivamente há distorção e conteúdo lírico triste – mas o alcance das melodias foi estendido, e a entrega do conteúdo lírico é catártica.

“Eu estava preocupado que não pudesse escrever sóbrio, ou que não seria tão interessante,” diz Thomas. “Se alguma coisa, é mais fácil escrever agora, e muito mais fácil lembrar depois o que escrevi.”

Thomas começou a simplificar as coisas, e ele gosta mais assim, diz o músico: “Acho que estou meio que superando a ideia de complicar demais a estrutura da música sem motivo. Agora, quando a estrutura e os compassos são estranhos, é porque é assim que a música funciona melhor, e não eu tentando torná-la estranha apenas por estranheza.”

“Provavelmente estou tão feliz quanto jamais estive,” entusiasma-se o músico. “As coisas parecem frescas e empolgantes. A última década foi difícil, mas me sinto mais no controle das minhas coisas do que jamais estive.”

Tracklist:

1. Over and Over the Same Things
2. People are Animals
3. Candles
4. In the Ocean
5. Eating Sun Directly
6. Discomfort
7. In a Mitten
8. Sharks
9. Nail House
10. Shed
11. Someone You Never Knew
12. My Kingdom for a Cloud
13. Walk Away

Siga o RxGhost:

www.instagram.com/rxghostband