Memory Remains

Memory Remains: Six Feet Under – 23 anos de “True Carnage” e a participação de Ice-T

6 de agosto de 2024


Há 23 anos, em 6 de agosto de 2001, o Six Feet Under lançava “True Carnage”, o quarto álbum de inéditas e quinto na discografia se considerarmos “Graveyard Classics”, o primeiro de alguns álbuns de covers que Chris Barnes lançaria com sua banda. O play é assunto do nosso Memory Remains desta terça-feira.

Quando Chris Barnes idealizou a banda, tudo não passava de um simples projeto, afinal de contas, o frontman ainda tinha o Cannibal Corpse como sua banda principal e seu parceiro lá nos primórdios, o guitarrista Allen West, ainda estava no Obituary. Mas Barnes saiu do Cannibal após o lançamento do aclamado “The Bleeding” (1994) e o Six Feet Under era a prioridade, ainda que West tenha deixado a banda após o lançamento de “Warpath” (1997).

Um ano antes o Six Feet Under havia soltado o álbum “Graveyard Classics“, no qual bandas como Exodus, Jimi Hendrix, Scorpions, Dead Kennedys, AC/DC, Deep Purple, Venom, entre outras foram homenageadas, de forma até engraçada, pois grandes clássicos do Rock em geral eram interpretadas pelo vocal gutural de Chris Barnes, o que pode gerar (muita) estranheza durante a primeira audição. E era hora de apresentar um disco de inéditas para suceder o excelente “Maximum Violence“, de 1999.

Com a formação estabilizada já há alguns anos, o quarteto foi ao “Criteria Studios”, em Miami, com produção de Brian Slagel e da própria banda. Este foi o primeiro álbum da banda a contar com convidados especiais e Ice-T foi um deles. O líder do Body Count gravou sua parte a partir do estúdio “The Hit Factory”, em Nova Iorque. Nosso aniversariante do dia saiu pela “Metal Blade”, selo com o qual a banda mantém contrato até os dias atuais.

Bolacha rolando, temos um álbum bem curto: são apenas 34 minutos, tempo digno de uma banda de Punk Rock e onze canções, onde o Six Feet Under destila seu Death Metal muito pesado, com muito Groove e a participação do vocalista do Body Count, em “One Bullet Left” deu uma dinâmica diferente, fazendo com que esta seja uma das músicas que mais de destacam no álbum. Outras boas canções são “Impulse to Dismembowel“, “The Day The Dead Walked“, “The Murders“, “Kuife, Gun, Axe” e “Snakes“.

Apesar de o Six Feet Under ter uma resistência muito grande por parte dos fãs de Death Metal em geral, a banda tem uma boa base de fãs e estes receberam bem o lançamento. O álbum conseguiu emplacar a 18ª posição na categoria “Heatseekers“, da badalada “Billboard“, o que para uma banda tão extrema é um feito e tanto.

Durante o verão do hemisfério norte do ano de 2002, o Six Feet Under caiu na estrada para divulgar seu novo play. A tour começou pela América do Norte e teve como bandas de abertura o Skinless e o Sworn Enemy. Duas destas apresentações foram gravadas e lançadas em CD/ DVD “Double Dead Redux“. Em setembro do mesmo ano, a banda iniciou uma nova turnê, desta vez tocando com o Hatebreed e por fim, no mês de dezembro, eles partiram para a Europa, por onde se apresentaram com o Kataklysm e Dying Fetus.

O tempo passou e o Six Feet Under foi resistindo, permanecendo em plena atividade, tendo, inclusive, lançado o ótimo álbum “Killing for Revenge“, este ano. E aos fãs mais saudosistas, Chris Barnes está reeditando a dupla que fez com seu antigo parceiro de Cannibal Corpse, Jack Owen. Então hoje é dia de celebrar esse ótimo “True Carnage“, que envelhece muito bem, obrigado.

True Carnage – Six Feet Under

Data de lançamento 06/08/2001

Gravadora – Metal Blade

 

Faixas:

01 – Impulse to Dismembowel

02 – The Day the Dead Walked

03 – It Never Dies

04 – The Murderers

05 – Waiting for Decay

06 – One Bullet Left

07 – Knife, Gun, Axe

08 – Snakes

09 – Sick and Twisted

10 – Cadaver Mutilator

11 – Necrosociety

 

Formação:

Chris Barnes – vocal

Steve Swanson – guitarra

Terry Butler – baixo

Greg Gall – bateria