Formado em Feira de Santana (BA), o Human já possui bagagem no cenário heavy metal brasileiro tendo lançado o EP “Leaving The Shadows (2012) e os álbuns “Sad Modern World” (2016) e “A New Perception” (2022) – inicialmente nas diversas plataformas digitais e que em 2024 ganhou a versão em mídia física pela gravadora Som do Darma.
Um dos grandes destaques do álbum são as letras que abordam temas que vão desde críticas ao capitalismo e ao sistema político, passando por situações ligadas ao cotidiano e em como nossa sociedade está cada vez mais doente. Todas essas mensagens começam já pela capa com a frase “No patterns, no models. No rule for us, sick society” – “Sem padrões, sem modelos. Sem regras para nós, sociedade doente!” – e se seguem em praticamente todas as canções.
Só que todo esse cuidado com as letras – postura louvável, diga-se – se perderia se não fosse acompanhado por um instrumental a altura e aqui a banda se destaca: a abertura com “Clay Idols” é sublime: um riff que lembra um ‘southern rock’ dá inicio a um rockão da melhor qualidade.
Esses ‘rockões’ são a força motriz do álbum, “A Call Of The Wild”, “Unknow Sea” e a faixa título vão bem nessa linha entregando as influências que passam pelo hard rock setentista com um pouco de progressivo ‘a la’ Rush como em “Infodemic”, faixa que encerra a obra.
Mas foram os momentos mais ‘calmos’ que me agradaram mais: a acústica “Sea Of Sensation”, onde brilha o vocal de Lucas Laudano, a excelente e ‘viajante’ “On The Way To Madness” com o belíssimo solo do guitarrista Níass e a instrumental ‘zeppeliniana’ “Magic Key”.
É uma enorme satisfação ouvir uma banda onde tudo é feito de forma profissional: ótima produção e excelentes músicos entregam um álbum coeso com ótimas composições – o Human é mais uma banda que todo headbanger deve prestar atenção.
Formação:
Níass: guitarra
Rafael Sampaio: baixo
Lucas Laudano: vocal
Clauzio Maia: bateria
Tracklist
Clay Idols
A Call Of The Wild
On The Way To Madness
Unknow Sea
A New Perception
Sea Of Sensation
Magic Key
Infodemic