Prepare-se para mergulhar no universo sonoro do Tesseract com Daniel Tompkins, vocalista da banda, em uma entrevista exclusiva ao site Headbangers News. Promovendo o novo álbum War Of Being (2023), Tompkins compartilha sua empolgação com o retorno ao Brasil, onde a banda fará duas apresentações imperdíveis em São Paulo: no dia 14 de setembro no Carioca Club e no dia 15 de setembro no Fabrique, com um show mais intimista. Descubra o que esperar desses shows e como o Tesseract continua a evoluir musicalmente, surpreendendo fãs ao redor do mundo.
HBN:Qual a sensação de retornar para o Brasil este ano?
Daniel Tompkins: Empolgados! Foi uma experiência memorável da última vez, então espero que seja muito bom agora! Absolutamente sim! Os fãs da América do Sul vão ser surpreendidos desta vez, já que estamos fazendo turnê para o álbum novo há um ano e estamos muito bem ensaiados. O show é bem energético, e eu tenho certeza de que ficarei empolgado!
HBN: Como é tocar uma música tão complicada como a do Tesseract?
Daniel Tompkins: Tocar músicas do Tesseract pode ser muito complicado às vezes, mas é algo que temos que ensaiar muito. O novo álbum é o meu favorito para tocar ao vivo e traz momentos memoráveis, além de outros muito desafiadores. Ele está definitivamente trazendo uma nova energia para a banda. Acho que há um ponto em nossa carreira em que há um rejuvenescimento da nossa música e do significado do que é Tesseract. Estamos curtindo muito tocar essas músicas ao vivo.
HBN:Você já pensou em ter a mesma experiência que seus fãs tem em vê-los ao vivo?
Daniel Tompkins: Quando lançamos o álbum ao vivo “Portals”, eu assisti ao show enquanto estava acontecendo, ao mesmo tempo que os fãs, tendo a mesma experiência que um espectador comum. Claro que tentei esquecer que estou na banda e consegui curtir do jeito que um fã iria curtir a música. Fiquei muito surpreso com o que vi e acabei agitando comigo mesmo! É impressionante o que a tecnologia pode fazer por você hoje em dia!
Eu também gosto de ver vídeos que os fãs fazem, porque sou muito crítico quando o assunto é eu tocando ao vivo e sempre gosto de melhorar no que faço. Tenho o costume de me ver ao vivo muito – até mais do que eu gostaria (muitos risos). Mas é uma forma de poder moldar o que a banda precisa ser ao vivo, entende? Tentar ser cada vez mais profissional!
HBN:Você acha que War Of Being é o melhor que Tesseract tem a oferecer?
Daniel Tompkins: O novo álbum é certamente muito diferente dos anteriores. Há diferenças audíveis em tudo. Quando lançamos algo novo, gostamos de colocar os fãs na posição de que eles têm que descobrir tudo que fizemos de diferente desta vez, já que consideramos cada lançamento nosso como um desafio. Este é o meu favorito, sem sombra de dúvida – e os outros membros da banda têm o mesmo sentimento. Estamos mais tempo juntos, tocando, ensaiando, criando material novo, estamos quase virando um elemento único. Não podemos ficar esperando cinco anos para um álbum novo, então estamos acelerando processos e pode esperar por música nova em breve.
HBN: O que o futuro aguarda para o Tesseract?
Daniel Tompkins: Ainda temos alguns anos de turnê para este álbum novo. Há muita coisa nova acontecendo ao mesmo tempo. Estou trabalhando em um jogo para computadores e espero lançá-lo com o meu time de desenvolvedores no final de 2025 – isso por si só já é algo pelo qual estou muito empolgado. O jogo, inclusive, está disponível para acesso na Steam – a história é profunda e muito bonita, e há muitos desdobramentos para este conceito. Talvez tudo isso possa se tornar um quadrinho ou até uma dramatização para a TV, quem sabe. Queremos também aumentar a duração dos nossos shows e torná-los maiores e mais impactantes. Estamos pensando em fazer um show no estilo “Portals” que podemos lançar como produto, e isso acaba virando nova música também. Vamos estar bem ocupados. Estou empolgado para o nosso próximo passo, sabe? Demorou um tempo para fazer o novo álbum War of Being e, para nós, virou um material primoroso – estou empolgado para saber para qual nível ele nos levará no próximo álbum.
HBN: Você se preocupa com a inteligência artifcial substituindo o Humano na música?
Daniel Tompkins: Eu não me preocupo com a inteligência artificial, ou ela tomar o meu lugar. Você nunca vai conseguir substituir um humano em sua forma artística. Inteligência artificial é incrível quando o assunto é gerar conteúdo digital, seja ele em vídeo ou imagens. A inteligência artificial vai apenas acelerar o processo das coisas e auxiliar criadores de conteúdo. Mas você não consegue substituir a mente de quem cria. Podemos ver isso como exemplo até antes da inteligência artificial, quando surgiram os tons da bateria – você ainda precisa ir ao estúdio e ajustar o tom dela. O fato de você poder pegar o som da bateria de alguém e programá-lo não faz com que a criatividade de quem criou aquele som de bateria não precise existir. Então, a pessoa é sim uma necessidade importante para tudo. O sentimento humano nunca deixará de existir.
INFORMAÇÕES SOBRE OS SHOWS:
TESSERACT EM SÃO PAULO
Data: 14 de setembro de 2024
Bandas de abertura: There’s No Face
Local: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – São Paulo – SP (www.cariocaclub.com.br). Telefone: (011) 3813-8598.
Venda online: www.clubedoingresso.com/evento/tesseract-cariocaclub?
TESSERACT EM SÃO PAULO – SET ESPECIAL
Data: 15 de setembro de 2024
Bandas de abertura: Seasmile
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda/SP
Venda online: www.clubedoingresso.com/evento/tesseract-fabriqueclub?
Locais da venda antecipada sem taxa de serviços
LOJA 255 (Galeria do Rock, Rua 24 de Maio, 62, primeiro andar, loja 255, São Paulo-SP, fone: 0xx11 3361-6951).
Realização: Liberation Tour Booking
Informações gerais: info@liberationmc.com
LINKS:
www.instagram.com/tesseractband