Algumas semanas após revelar a música “Cadavres” no Bandcamp, o power-trio francês de hardcore caótico BTK (Bind Torture Kill) acaba de compartilhar outro trecho de seu próximo álbum com “BANDAISON”.
Pré-venda do álbum na versão física: https://dahlianoirrecords.bandcamp.com/album/sauvagerie-2
Esta faixa – assim como a anterior – fará parte do terceiro lançamento da banda, chamado ‘Sauvagerie’, que será lançado em CD, LP, fita cassete e formato digital neste outono, via Breathe Plastic Records, Dahlia Noir Records e The Hills Are Dead – Records. BTK, acrônimo de Bind Torture Kill, é um trio de hardcore caótico formado por um baterista, um guitarrista e um vocalista, criado na França, na região de Lyon em 2010, com uma paixão pelo som pesado e caótico.
Os vocais gritados em francês complementam o gênero, com letras que narram, de forma neutra, crimes de serial killers ou crimes sangrentos notórios. Originalmente, a banda era uma formação clássica, ou seja, incluía um baixista. Após algumas fitas demo, o grupo se autoproduziu e lançou seu primeiro EP homônimo em 2013.
Em 2015, após várias mudanças de baixista, o grupo decidiu continuar como um trio de guitarra, bateria e vocal. Nesse mesmo ano, lançaram seu primeiro álbum, ‘Condamné’, também autoproduzido. Em seguida, o BTK gravou seu segundo álbum, ‘Viscères’, que foi lançado pela WOOAAARGH! (Alemanha), Troffea (França/Suíça) e Hell-J Industries (França) em janeiro de 2018.
O som do grupo se tornou mais pesado com o segundo álbum, já que as guitarras foram gravadas com a mesma configuração dos shows ao vivo: uma guitarra ligada a três amplificadores: 2 amplificadores de guitarra e um amplificador de baixo, equipado com um pedal octaver para maior peso. Com o passar do tempo, o estilo do Bind Torture Kill evoluiu: o Death e Mathcore do início gradualmente deram lugar a um Hardcore caótico e sombrio, enriquecido com feedbacks altos e todo tipo de sons sujos, extraídos de vários estilos extremos: Punk, Crust, Grind e Black Metal.
Em 2023, o BTK gravou seu terceiro álbum, “Sauvagerie”, no estúdio Warmaudio em Décines com Kris Banel. Nick Zampiello (New Alliance East, Boston) foi o responsável pela masterização. Embora a configuração da guitarra permaneça a mesma (uma guitarra e 3 amplificadores), o som ficou mais agressivo e abrasivo com a adição do lendário pedal HM2. Este é um ponto de virada na identidade sonora do grupo, permitindo que sua personalidade selvagem e furiosa se afirme ainda mais. Assim, este álbum prova ser mais sombrio e violento que o anterior. As texturas se tornam mais sujas. Partes rápidas alternam com quebras e riffs pesados, crus e sujos.