Entrevistas

Erick Duran Manard: “A natureza eclética da minha música reflete a natureza eclética da jornada da minha vida”

Erick Duran Manard: “A natureza eclética da minha música reflete a natureza eclética da jornada da minha vida”

21 de novembro de 2024


Com um pouco de estilo americano alternativo híbrido, uma abundância de paixão emotiva e um nível inegável de lirismo de qualidade, Erick Duran Manard entrou em cena de uma nova maneira. A história musical de Erick Duran Manard começou ao estudar teoria musical, baixo e método Simandl bass, piano, conjunto de jazz ao vivo. Sendo multi-instrumentista, músico de estúdio e compositor premiado, ele reflete autenticamente sua jornada pessoal na vivência da fé cristã por meio das experiências de aprendizado, sendo um dos nomes do rock cristão.

Erick Duran Manard está promovendo seu novo álbum ‘A Road without Any More Detours’ (Leia a resenha AQUI) e concedeu uma entrevista ao HBN para contar mais sobre sua carreira e tragetoria.

Olá, tudo bem? Erick Duran Manard passou por momentos muito difíceis e teve uma superação admirável. Pode nos contar um pouco dessa sua história?

Estou bem hoje e sempre abençoado. Minha vida desmoronou do início de 2020 a 2021: passei por separação/divórcio conjugal, bloqueios de COVID, falência, perda de emprego, vivendo de desemprego, opressão demoníaca, ideações suicidas, meses de úlceras gástricas debilitantes e quase morri de pancreatite com duas semanas de vida. Eu estava, literalmente, no meu leito de morte em 14 de junho de 2020, de frente para a parede, sem esperança e no “abismo do desespero”. Naquela noite, Jesus veio até mim em meu quarto, restaurou minha saúde funcional, me deu um espírito renovado e Ele começou um caminho de libertação para mim dali em diante. Sua vida se tornou minha, e a minha, Dele. Naquele dia, renasci como um “guerreiro por Cristo”. Eu canto abertamente sobre minhas fraquezas e triunfos para testemunhar de Jesus e para que o poder de Cristo repouse sobre mim.

Sobre a sonoridade do seu trabalho, é um rock clássico com tons de hard rock e até progressivo. Como chegou nessa sonoridade?

Suponho que todas as minhas influências sangram através da minha música. Gosto de diferentes gêneros e estilos de música. Não estou conscientemente tentando soar como ninguém, apenas eu mesmo. Minha abordagem é que sou livre para forçar os limites e manter as coisas interessantes. A natureza eclética da minha música reflete a natureza eclética da jornada da minha vida.

O que podemos encontrar na sua música?

Neste disco, ‘A Road without Any More Detours’, levo o ouvinte em minha jornada da forma mais realista possível por meio de simbologia, elementos orquestrais, letras vividamente descritivas e efeitos sonoros cinematográficos.
Pois nossas viagens incluirão, mas não se limitarão a:
• batalhas com monstros marinhos furiosos…
• viajar em um carro barulhento por longas rodovias e desvios sinuosos em um passeio noturno pela luz do rádio…
• caminhar por estradas caóticas da cidade para ouvir o “pregador de rua”…
• navegar em um navio com piratas e marinheiros em tempestades tempestuosas no “estreito perigoso” perto das águas do Mediterrâneo…
• comparecer ao meu funeral em um dia chuvoso ao lado dos sinos da igreja enquanto faço meu próprio elogio como um espírito desencarnado…
• andar sobre as águas em meio a ondas violentas e ventos tempestuosos…
• dirigir um arado com Eliseu no antigo campo bíblico…
• respirar a atmosfera em paisagens de flautas celtas, bandolins irlandeses e gaitas de fole escocesas… etc.

O álbum pode ser encontrado em todas as principais plataformas digitais, Spotify, Pandora, Apple Music, Deezer, YouTube, etc. Melhor ainda, qualquer um que queira um álbum em CD autografado GRÁTIS pode ir ao meu site oficial e simplesmente pedir através do formulário de contato. https://erickduranmanard.mystrikingly.com/

O novo álbum ‘A Road without Any More Detours’ tem 10 faixas, e atualmente o consumo de música está muito mais rápido, indo na contramão das bandas que lançam apenas singles ou EPs, qual a ideia da banda em lançar um disco cheio de faixas?

Eu tinha o conceito de um álbum desde o início deste projeto. Além disso, comecei a ter a ideia de um álbum conceitual, não apenas uma coleção de músicas. Cada música se destaca, mas também dentro de um conceito maior de alusões, metáforas e símbolos entrelaçados. O álbum conta uma história principal — meu testemunho — mas em dez “capítulos” ou vinhetas diversos. Certos temas se repetem ao longo do álbum, e é por isso que eu criei o álbum para ser ouvido de uma só vez. Devido a considerações de saúde, este será meu último álbum completo. Pretendo lançar singles daqui em diante. Produzir este último álbum quase me matou, literalmente.

Esse novo disco é muito significativo e importante para você. Conte mais sobre este lançamento.

Dois anos em produção, este álbum, ”A Road without Any More Detours, narra minha jornada com Jesus em dez capítulos (vinhetas musicais), um retrato preciso e dramático das lutas e vitórias da minha vida, enquanto trilhava aquela “estrada estreita” e caminhava em direção a um “chamado ascendente”, no final do qual há luz celestial e sem mais desvios! (Daí o conceito da capa do álbum). Eu canto abertamente sobre minhas fraquezas e triunfos. Este disco é meu testemunho alegre, visceral e autêntico, ao mesmo tempo em que encoraja os ouvintes a continuarem avançando, não importando os desvios à frente.

As letras contam histórias pessoas e intimistas, sem medo de se expressar. Como foi o processo de composição?

Todo o processo foi catártico, autoterapêutico e dolorosamente necessário. O Senhor sabia que esses erros do meu passado precisavam acontecer dentro de Sua providência. Eu não seria a pessoa redimida que sou hoje se meu passado fosse diferente. É o efeito borboleta. Deus me deu o talento da música para usar para Sua glória e o benefício de outros por meio de testemunho, encorajamento, esperança e autenticidade. Escrevo sobre o que sei, experimentei e vivo diariamente. Tenho uma história pessoal para contar, que espero que ressoe com pessoas que podem estar passando por lutas e dores semelhantes. Sempre há esperança. Sei que Jesus de Nazaré é real e fornece esperança eterna insuperável, direção, significado, propósito e consolo a todos que O buscam. Esse é o ponto crucial do meu testemunho pessoal, que estou ansioso para compartilhar por meio da arte musical.

Qual mensagem que você quer passar através da sua música?

Minha música é para ser uma luz e testemunho em um mundo sombrio de pessoas caídas, quebradas e feridas que precisam do poder de cura e redenção de Jesus. Se algo que eu escrevo ou canto pode ser encorajador para alguém e usado pelo Espírito Santo para a glória de Deus, meu objetivo foi alcançado. Tudo o que posso fazer é plantar sementes. Outro pode colher. O Senhor trabalha em todos. Não recebo glória por nada. Além de Jesus, não posso fazer “nada” de valor eterno. Sou simplesmente uma ferramenta nas mãos do Oleiro, um vaso de barro.

Erick Duran Manard tem um estilo distinto. Como é criar um projeto musical nos dias atuais, onde existem vários novos artistas aparecendo?

Sei que a concorrência no mercado indie é intensa. Talvez supersaturada. Mas não me preocupo com tendências ou o que é popular. Realmente não me importo. Apenas faço o que faço e aproveito a liberdade de fazê-lo, seja qual for o resultado. Escrevo por instinto, coração e alma.

Qual seria o diferencial do  Erick Duran Manard para se destacar?

Talvez eu seja uma banda de um homem só. Toco todos os instrumentos e faço toda a produção. Além disso, o objetivo da minha música não é autopromoção, mas a exaltação da fé. A maioria dos artistas está promovendo a si mesmo. Estou promovendo minha música em prol da mensagem de Jesus que está sendo transmitida nela.

Para as pessoas que estão começando na música, que conselho você pode dar? Diria algo que você gostaria de ter ouvido quando começou?

Uma coisa que eu aconselharia é ser autêntico. Se soa bem, é bom. Outra coisa, não entre na música por dinheiro, nem fama, nem nada além do puro amor de criar música. Perceba que a maioria dos artistas não ganha a vida com sua arte. Isso é bom para mim, porque tenho minhas prioridades claras e estou seguro em meu propósito de criar música para começar.

Quais os planos futuros?

Acabei de lançar o mais novo vídeo oficial para a música “Pilot My Soul in the Tempest / Walk on the Water”. Atualmente, estou produzindo o próximo vídeo oficial para a música “Between Scylla and Charybdis”. Estou considerando a futura produção de um mini-filme baseado no álbum, mas os planos estão em estágios iniciais, então não há muito mais a dizer sobre isso. Na linha de “The Wall”, mas muito menos ambicioso. Além disso, planejo trabalhar no próximo single em breve. Tenho vários títulos e conceitos fervilhando, então fique ligado.

Pode deixar uma mensagem para nossos leitores e os fãs brasileiros?

Eu aprecio os ouvintes em todo o mundo. Na última contagem, minha música está sendo transmitida ou distribuída em mais de 30 países até agora. Minha mensagem central continua a mesma para todos: não sou nada para me gloriar, mas sou um administrador dos talentos que Deus me deu. Minha música é projetada para exaltar Cristo como foco final, e não para realmente promover minha música como o fim em si mesmo para mim. Quem sou eu, afinal? Estou avançando na jornada da vida, passo a passo! O tema subjacente em toda a minha música é que se Jesus pode redimir um antigo miserável como eu, Ele pode transformar qualquer um em uma criação renovada!