Durante a Idade Média surgiu a Inquisição, um movimento político e ideológico que buscava punir heresias. Milhares de pessoas foram acusadas e mortas, mas as mulheres eram seu principal alvo e, sob a acusação de bruxaria, eram condenadas a morte na fogueira.
Esse período negro da história é a força propulsora do Völva, banda de black metal formada em 2018 na Suécia vociferando contra aqueles que subjugaram as mulheres desde que o cristianismo contaminou o mundo, conforme as palavras da guitarrista Vittra ao descrecer o som do Völva: “Como os gritos de mil almas vingativas vindas da fogueira das bruxas”.
Após uma autointitulada demo e o EP ‘Promises Unfold As Lies’, chegam ao seu primeiro ‘full-length’, ‘Desires Profane’ pelas gravadoras Grind To Death Records e Fiadh Productions.
Uma batida marcial marca o início de “The Tower”, canção pesada marcando o início do ataque que está por vir. “Walk With Me” e “Expulsion Of The Flesh” são rápidas e instalam um verdadeiro caos, deixando o ouvinte atônito com o poderio emanado.
Não há dúvida que sua maior influência é a lendária cena norueguesa da década de noventa presente em canções como “Never Forgive” com seu riff gélido e na densa “Salvation”, mas é possível identificar elementos do hardcore e um pouco de heavy metal tradicional, como em “Asmodeus”. Toda essa gama torna o som do Völva familiar mas com um toque pessoal, cortesia da ótima vocalista Jonna ‘Hedonistica’ e sua interpretação pertubadora com algumas variações vocais bem interessantes, principalmente na canção “Inverted Cross”.
Mas foram os momentos onde o hardcore se faz presente que me agradaram mais, “Perpetual Putrefaction” e “The Serpent”, especialmente a última com um inicio cadenciado que descamba para a pancadaria sonora. O final é com “Vagabond”, reinterpretação da canção “Vandraren” da dupla de folk rock sueca Nordman.
Tentar apagar ou reescrever fatos ocorridos sempre fez parte da história da humanidade, o Völva em ‘Desires Profane’ brada contra essa tentativa e deixa claro qual o seu lado. Nunca perdoe!
Formação:
Jonna ‘Hedonistica’: baixo e vocal
Vittra: guitarra
Skuld: bateria
Tracklist:
The Tower
Walk With Me
Expulsion Of The Flesh
Inverted Cross
Never Forgive
The Serpent
Perpetual Putrefaction
Asmodeus
Salvation
Vagabond