hbNews

Gianfranco Malorgio lança a cinematográfica faixa “Phoenix”

17 de janeiro de 2025


Gianfranco Malorgio compartilha seu novo single, intitulado “Phoenix”. Após uma série de singles lançados em 2024, chamando atenção da imprensa e do público, agora o artista em ascensão entrega outra boa pérola nostálgica. A canção está recheada de referências dos anos 70, dando uma atmosfera super nostálgica e exploração da combinação de motivos orquestrais com progressivo e captura a essência de momentos atemporais e conexões por meio de uma faixa experimental. Definitivamente, Gianfranco Malorgio se mostra cada vez mais surpreendente, com certeza tem a inspiração e a pegada destes ícones que estamos acostumados a ouvir, e isso é excelentemente bom! É um projeto para se manter atenção.

Continuamos falando de referências de alto nível da música eletrônica, jazz e experimental, e comparar ao Gianfranco Malorgio é saber que virá um sinônimo de nostalgia e de deleite musical. Esse projeto é para aqueles fãs nostálgicos  que procuram algo a mais, então não há chances de errar ao adicionar Gianfranco Malorgio na playlist. O artista comenta: “A música foi composta com uma possível adaptação cinematográfica em mente e faz parte de uma ideia composicional inspirada nos filmes de detetive dos anos 70. Nos últimos anos, comecei a trabalhar como compositor, trabalhando em algumas músicas projetadas principalmente para sincronização, portanto adequadas para ouvir filmes, trilhas sonoras, etc.”

“Phoenix” traz a sonoridade do rock progressivo e clássico em uma vibe cinematográfica com uma roupagem mais atual, onde a proposta do artista é simples e muito acertiva. Gianfranco Malorgio abusa de boas referências, mas usa a receita clássica na medida certa, sabendo aproveitar o que já existe e colocando seus temperos. De uma maneira muito eficaz, o artista tempera a canção combinados sintetizadores com batidas potentes e característicos, guitarras dramáticas que seguem o ritmo potente, que provocam fascínio de maneira natural. Temos uma obra inspiradora e também muito nostálgica, que carrega referências de ícones da música experimental, e assim como os grandes artistas, Marc Soucy está no caminho certo para ser um nome em ascensão no cenário musical.

Aqui a experiência é consistente e muito agradável, a banda emula perfeitamente o som dos anos 70 e 80 com o moderno, criando um hit atemporal, em um hit dramatico e melódico e nos faz facilmente viajar nessa experiência sonora, talvez esse seja o maior mérito de Gianfranco Malorgio – nos fazer sentir em um lugar que jamais estivemos em uma época que talvez nem ele tenha vivido, tudo isso com um som atual.

Começou a tocar violão clássico ainda menino e aperfeiçoou o estudo do instrumento com o Maestro Giovanni Viola, professor do Conservatório Morlacchi de Perugia. Em 2005 fundou o grupo Hot Club Roma , a banda nasceu do encontro de alguns músicos apaixonados pela música do grande compositor e intérprete belga “Django Reinhardt”. O grupo trabalha num primeiro projecto e actua nos mais prestigiados locais de Roma e em vários festivais italianos. Este projeto os levou a criar o primeiro CD “Swing From Rome”  publicado pela “Wide Sound Records”.

Participam, sempre em quinteto com Tirabassi , das emissoras de rádio: Rai Radio2 StaiSerena ; Rádio Rock Roma, e convidados da Webnotte Repubblica TV em duas edições onde Moreno Viglione também toca com a Banda Residente de Marck Hanna por muitas edições. Ainda hoje o projeto com Giorgio Tirabassi está ativo e é apresentado em teatros e festivais italianos.

Acompanhe Gianfranco Malorgio nas redes sociais:

https://papiliorecords.it/
https://www.facebook.com/gianfranco.malorgiobis
https://gianfrancomalorgio.bandcamp.com/community