Memory Remains

Memory Remains: Metal Church – 36 anos de “Blessing in Disguise” e a saída de Kurdt Vanderhoof

7 de fevereiro de 2025


Em 7 de fevereiro do já longínquo ano de 1989, o Metal Church lançava “Blessing in Disguise“, o álbum de número três de uma das maiores bandas de Heavy Metal de Seattle, muitas vezes lembrada somente pela cena Grunge, mas que também é celeiro de ótimos grupos de Metal. O Memory Remains desta sexta-feira vai tratar desse play.

O álbum tem alguns fatos marcantes: é o primeiro álbum sem o saudoso vocalista David Wayne e o guitarrista Kurdt Vanderhoof, que foram substituídos por Mike Howe e John Marshall, respectivamente; também é o último álbum da banda com a Elektra, selo que lançou os outros dois primeiros álbuns. Ainda sobre Kurdt Vandeerhoof, há a participação dele nas gravações.

Para a produção, o quinteto recrutou novamente o renomado Terry Date, que havia trabalhado no disco de estreia, lançado cinco anos antes. No aniversariante do dia, a banda resolveu incluir outros elementos, como partes mais progressivas, apesar de que ainda é possível encontrar partes Thrash e Power Metal, como nos dois discos anteriores.

De acordo com o ex-baixista do Flotsam and Jetsam, Michael Spencer, os antigos companheiros de gravadora do Metal Church, iriam usar Blessing in Disguise como título do segundo álbum antes de se estabelecerem com o nome atual “No Place for Disgrace“. Quando Spencer deixou a banda, o diretor da Elektra Records, Michael Alago, decidiu deixar o Metal Church usar Blessing in Disguise como nome para este álbum. No entanto, o baterista do Flotsam and Jetsam, Kelly David-Smith, declarou em uma entrevista de abril de 2013 que essas alegações não são verdadeiras, embora eles tivessem uma música chamada “Blessing in Disguise“, que foi de fato gravada, mas deixada de lado para “No Place for Disgrace“.

Assim sendo, banda e produtor adentraram no “Kajem Victory Recording”, no estado da Philadelphia, onde ficaram entre os dias 29 de agosto e 4 de outubro de 1988. Foi também o último trabalho da banda a ser produzido por Terry Date.

Bolacha rolando, a banda nos brindou com 9 faixas em 54 minutos, temos um belo álbum, ainda que a produção não seja das melhores, as músicas tem um baita potencial. Algumas músicas extensas, mas o Metal vigoroso acaba prevalecendo durante a audição. “Blessing in Disguise” recebeu críticas positivas de maneira geral à época de seu lançamento e alcançou a posição de número 75 na “Billboard 200“. Durante 27 anos essa foi a melhor posição de um disco do Metal Church na principal plataforma das paradas musicais, até que, em 2016, o álbum “XI”,  que alcançou a posição de número 57. “Blessing in Disguise” figurou na “Billboard” por quinze semanas consecutivas.

Após o lançamento, a banda saiu em turnê, durante a primavera do hemisfério norte, abrindo os shows do WASP. A tour se estendeu pela Europa, onde a banda se apresentou junto com o Fates Warning, em outubro de 1989, na Alemanha. Em 1990, a turnê incluiu uma apresentação de abertura para o Saxon, em abril de 1990 e uma outra apresentação, em 11 de maio de 1990, abrindo para o Metallica, na qual eles foram anunciados como “convidados surpresa”, na icônica casa Marquee, em Londres.

Era só o terceiro disco dessa banda sensacional e mostrava aquela cidadezinha encrustada no noroeste dos Estados Unidos tinha sim, uma cena metálica bem consolidado. E o Metal Church com o tempo foi só mostrando que a melhor igreja que um headbanger pode frequentar é a igreja do Metal. Hoje é dia de celebrarmos esse play no volume máximo. De todas as igrejas existentes, a melhor com certeza é a igreja do Metal.

Blessing in Disguise – Metal Church
Data de lançamento – 07/02/1989
Gravadora – Elektra

Faixas:
01- Fake Healer
02 – Rest in Peaces (April, 15, 1912)
03 – Of Unsond Mind
04 – Anthem to the Stranged
05 – Badlands
06 – The Spell Can’t be
07- It’s a Secret
08 – Cannot Tell a Lie
09- The Powers That be

Formação:
Mike Howe – vocal
Craig Wells – guitarra solo
John Marshall – guitarra base
Kirk Arrington – bateria
Duke Erickson – baixo

Participação especial:
Kurdt Vanderhoof – guitarra adicional