Há 44 anos, em 26 de fevereiro de 1981, o Judas Priest lançava “Point of Entry“, o sétimo álbum da rica discografia da banda britânica e que é tema do nosso Memory Remains desta quarta-feira.
Lançado com uma diferença de apenas dez meses após o grande clássico da banda, “British Steel“, eles começaram os trabalhos de composição logo após o final da “British Steel Tour“, que foi muito rápida. Todos os fãs esperavam por um trabalho que trouxesse a mesma energia deste álbum.
Então o Judas adotou um direcionamento musical mais radiofônico para “Point of Entry“. Na ocasião, a banda possuía recursos financeiros que permitiram que todos levassem seus instrumentos para a ilha de Ibiza, na Espanha, onde permaneceram nos meses de outubro e novembro de 1980 gravando o aniversariante do dia. A produção foi assinada por Tom Allom e pela própria banda. A gravação resultou em uma apresentação que se assemelha com a performance da própria banda ao vivo.
O álbum tem duas capas diferentes. A versão européia continha uma intrigante e colorida espécie de asa de metal futurista sobre uma foto do horizonte, projetada por Roslav Szaybo. Já as versões do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Hong Kong e Japão retrata papel timbrado contínuo para simular a linha no meio da estrada com caixas de papelão brancas na parte de trás, e foi desenhada por John Berg, da Columbia Records. Glen Tipton certa vez falou sobre sua insatisfação com ambas as capas. Aspas para ele:
“A capa era horrível, e temos que culpar a gerência por isso porque eles não pesquisaram o suficiente para obter uma que fosse adequada. A capa americana era diferente, mas acabou sendo ainda pior!”
O álbum é relativamente curto, são dez faixas, em breves 37 minutos e alguns destaques, como as faixas “Don’t Go“, “Hot Rockin‘”, “All the Way” e “Troubleshooter“, que dão ao nosso homenageado uma sonoridade bem honesta, apesar de mais inclinada ao mainstream. Entretanto, o baixista Ian Hill discorda. Aspas para ele:
“Pareceu… as pessoas acham que é apenas um álbum comercial. E não é, há algumas boas músicas lá. E eu acho que é esquecido”.
“Point of Entry” recebeu críticas mistas por parte da imprensa especializada e teve uma boa aceitação entre o público. Nos charts mundo afora, o play alcançou a posição número 14 na Suécia e no Reino Unido; 18° na Finlândia, 19° na Alemanha, 30° na “Billboard 200“, 32° na Noruega e 42° no Canadá. Foi certificado com Disco de Ouro no Canadá e Disco de Prata no Reino Unido.
O Judas Priest saiu na turnê “World Wide Blitz Tour“, onde eles se apresentaram pela Europa e América do Norte entre os dias 13 de fevereiro e 14 de dezembro de 1981, em um total de 114 apresentações. A música “Solar Angels” abria os shows durante a tour, e “Troubleshooter” também foi tocada em algumas apresentações. “Don’t Go“, “Turning Circles“, “You Say Yes“, “All the Way” e “On the Run“, jamais foram tocadas ao vivo, enquanto que algumas outras, como “Desert Plains” e “Hot Rockin‘” foram tocadas, em algumas apresentações nos anos 1980.
A banda soltou três singles, que saíram juntamente com os respectivos videoclipes, ajudando na divulgação do álbum: “Heading out to the Highway“, “Don’t Go” e “Hot Rockin‘”. Em 2001, o álbum recebeu uma edição comemorativa dos vinte anos, com uma nova masterização e um texto no encarte que dizia:
“Gravado na ilha de Ibiza com múltiplas distrações, sol glorioso e álcool de custo extremamente baixo, este álbum foi visto com sentimentos mistos porque era diferente do que as pessoas esperavam. O álbum foi quase todo escrito espontaneamente e tocado em Ibiza – foi um experimento no sentido de que antes disso já tínhamos escrito a maioria das músicas antes de entrar no estúdio.”
Hoje é dia de celebrar esse álbum, que é um tanto quanto esquecido, é bem verdade, mas de extrema importância na história do Judas Priest, um dos grandes nomes do Heavy Metal em todos os tempos. Felizmente, eles seguem em plena atividade, tendo lançado o ótimo “Invencible Shield” no ano passado. Longa vida ao Judas Priest.
Point of Entry – Judas Priest
Data de lançamento – 26/02/1981
Gravadora – Columbia
Faixas:
01 – Heading Out to the Highway
02 – Don’t Go
03 – Hot Rockin‘
04 – Turning Circles
05 – Desert Plains
06 – Solar Angels
07 – You Say Yes
08 – All the Way
09 – Troubleshooter
10 – On the Run
Formação:
Rob Halford – vocal
K.K. Dowing – guitarra
Glen Tipton – guitarra
Ian Hill – baixo
Dave Holland – bateria