Vinícius Rosa/Headbangers News
Numa quarta-feira (31) gelada Dream Theater se apresentou no Tokio Marine Hall com casa cheia, o que é impressionante pela data, pelas mudanças e pelos últimos álbuns da banda, de certa forma de audição mais difícil que os clássicos do quinteto.
Como sempre a técnica da banda é impressionante, com composições longas de altíssimo nível e o público cantando em uníssono e relativamente “comportado” comparado com o padrão do metal. O que também reflete o estilo progressivo. A idolatria e reverência à banda, principalmente a Petrucci, é impressionante. LaBrie também começou segurando os vocais de forma excepcional, mesmo com dificuldades técnicas e tendo que entregar para o público no começo, dificuldades superadas no decorrer da apresentação. O estranho foi LaBrie demonstrar cansaço no último terço da apresentação e sua voz falhar em alguns momentos. Tudo compensado pelo carisma e discursos otimistas do frontman. Já o restante da banda, com Jordan Rudess nos teclados, algumas vezes “duelando” com a guitarra de Petrucci, John Myoung, talvez um dos baixistas mais precisos do mundo e Mike Mangini na bateria tocam como se o erro não existisse, tamanho entrosamento entre eles. Um relógio suíço passaria vergonha!
Além da música a produção visual é impressionante, com um telão ao fundo interagindo com o som e os temas e entregando uma experiência única.
Enfim, uma apresentação do Dream Theater não é um simples show, mas uma imersão audiovisual indispensável para os fãs do metal progressivo, o que foi comprovado pela casa lotada e com todos mergulhando profundamente na onda progressiva perfeita oferecida pelo grupo.
* Fotos da galeria por Vinícius Rosa/Headbangers News
Setlist
1. The Alien
2. 6:00
3. Awaken the Master
4. Endless Sacrifice
5. Bridges in the Sky
6. Invisible Monster
7. About to Crash
8. The Ministry of Lost Souls
9. A View From the Top of the World
Encore
10. The Count of Tuscany
Tokio Marine Hall
Data: 31/08/22
R. Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio