Crédito das fotos: Flávio Santiago/On Stage
A última sexta-feira de setembro estava reservada na agenda dos fãs de hardcore de diferentes gerações. Promovido pela New Direction Productions e Agência Powerline, com a assessoria de imprensa da Tedesco Mídia, o dia 27 marcou o retorno do Gorilla Biscuits ao país depois de dez anos. Com um show único na capital paulista e ingressos esgotados, o retorno de um dos pilares do hardcore Nova Iorquino não poderia ser diferente do que foi: Um show enérgico recheado do melhor do hardcore, com um público completamente ensandecido.
Um dos poucos problemas apresentados durante a noite foi o horário. O evento, que estava marcado para ter as portas abertas às 18h, foi pontual, o que impediu que muitos dos fãs chegassem cedo para assistir as primeiras bandas, uma vez que neste horário muitos ainda estão trabalhando ou saindo do trabalho. Isso impediu que o público (e até eu mesmo) estivesse presente para as apresentações das bandas Freak Fur e Strong Reaction. Segundo relatos, os dois grupos apresentaram suas músicas com shows de vinte minutos de duração e para um público, infelizmente, muito reduzido. Já por volta das 19h30, com um público considerável, o Good Intentions subiu ao palco para seu penúltimo show da carreira. O grupo com vinte e cinco anos de estrada está se despedindo dos palcos, com o último show marcado para o dia 28 de setembro. A banda apresentou canções como “Até o Fim”, “Be For Yourself”, “Vida Simples” e “Combustível”, último single lançado pelo grupo. Com um tom melancólico, os músicos se despediram do público de forma emocionada, com um show marcado por empolgação e muito stage diving, com direito até mesmo a derrubar o vocalista do palco e o próprio seguir cantando.
Na sequência, foi a vez de um dos maiores nomes do hardcore dar aula no palco. O Paura, prestes a completar 30 anos de banda em 2025, nunca decepciona. Fábio, vocalista e aniversariante no dia do show, entrou no palco jogando balas “7 Belo” para o público antes de iniciarem o show com “Urban Decay”. Faixas clássicas como “No Hard Feelings!? Fuck You!”, “In the Desert of Ignorance”, “Karmanic Punishment” e “The City is Ours” fizeram parte do potente setlist do grupo paulistano em um show perfeito. Com uma bandeira da Palestina no palco, discursos como “Nos dêem trabalho, não nos dêem fascistas”, deixava claro o tom político e a importância do grupo durante toda sua apresentação. Quando os fãs começaram a cantar parabéns à Fábio em celebração aos seus 52 anos, o vocalista mandou um “Vai se foder!” em tom de brincadeira, arrancando risos de todos. Impecáveis, o Paura fez um dos melhores shows da noite. Porém, esse clima de empolgação entre os presentes acabou diminuindo com a apresentação do Values Here. Nascido oficialmente no ano passado, o novo grupo de John Porcell (Shelter), em união com a vocalista espanhola Chui, não agradou a todos com sua mistura de hardcore com pop rock, lembrando sonoramente, em alguns momentos, algo puxado para o pop punk. A banda está longe de apresentar algo sem qualidade, porém, não encantou os ouvidos de boa parte do público.
Com o Fabrique Club completamente tomado pelo público, era chegada a hora do Gorilla Biscuits se apresentar para fãs completamente apaixonados. O produtor da New Direction subiu ao palco para cumprimentar a todos, brincando que o show teria regras à serem cumpridas, pedindo apenas que os fãs que subissem no palco para o stage diving não demorassem a pular, da mesma forma que o público que estivesse embaixo tomasse cuidado para segurar quem pulasse, já que o palco da casa é relativamente alto. Na sequência, os trompetes que tocam em “New Direction” foram executados ao vivo, marcando o início da poderosa apresentação. O show parecia uma grande festa, com os fãs subindo ao palco para fazer stage diving constantemente, mosh pits sendo abertos em meio ao público e todos cantando os marcantes refrões do grupo americano a todo o momento. Apesar de tão importantes na cena hardcore Nova Iorquina, o Gorilla Biscuits possui uma curta carreira em estúdio. Com apenas dois álbuns (“Gorilla Biscuits”, de 1988, e “Star Today”, de 1989), o grupo ainda colhe frutos desses discos icônicos mesmo sem lançar novas músicas há 35 anos. Anthony, inclusive, citou o fato de eles não terem muitas canções para justificar a escolha de covers no setlist como “Minor Threat”, do Minor Threat, e “As One”, do Warzone, ex-banda de Lucky Abbey (bateria) e Walter Schreifels (guitarra). Walter, inclusive, fez uma performance solo em São Paulo na quinta-feira (26), apresentando canções de outros projetos que teve além do Gorilla Biscuits, como Quicksand, Rival Schools e Youth of Today.
Durante o show no Fabrique, a conexão entre banda e público gerava tanta empolgação que até um tênis perdido foi encontrado e deixado com Anthony Cicarelli (vocal). Segundo o próprio vocalista, entregar o tênis para a dona foi um “momento Cinderela”. Anthony, inclusive, a todo momento agitava o público, abaixando-se no palco para passar o microfone para os fãs. Em um desses momentos, até um “Vai Corinthians” foi possível de se ouvir com um fã assumindo o microfone. “High Hopes”, “Good Intentions”, “Big Mouth”, “Times Flies” e “Cats and Dogs” foram algumas das faixas executadas na curta apresentação que durou menos de uma hora. “Start Today”, faixa escolhida para encerrar o concerto, ainda contou com uma grande invasão do público no palco, cantando a música junto à banda, coroando a noite da melhor forma possível. Era possível ver como todos os fãs saíram do palco com um semblante satisfeito depois de uma espera de dez anos para assistir o Gorilla Biscuits novamente, com todos comentando como a apresentação cumpriu com suas expectativas.
No geral, a noite foi um grande sucesso. Apesar das complicações do horário para os grupos que tocaram primeiro, apresentando-se para um número pequeno de pessoas e alguns problemas técnicos de microfonia, é possível afirmar que a noite de hardcore promovida pela Agência Powerline e New Directions Production foi um enorme sucesso. Tendo Paura e Gorilla Biscuits como grandes destaques da noite, nenhuma apresentação foi de fato ruim. Pelo contrário, toda a musicalidade explosiva e enérgica que as bandas trouxeram ao palco, cada uma de sua forma pessoal, fez com que a última sexta-feira de setembro fosse inesquecível para os fãs. Que o retorno dos Nova Iorquinos não demore mais dez anos para acontecer.
SETLIST – FREAK FUR
1 – Look at Me
2 – Tomorrow Never Die
3 – Second Time
4 – Cancer From Humanity
5 – Go
6 – The Sun Shine Like Hell
7 – The Shining Star
8 – Clear Vision Society
9 – Time VS Life
SETLIST – STRONG REACTION
1 – Iron Eagle
2 – Personification
3 – Outcast
4 – Class War
5 – Caught in a Web
6 – New Park Age
7 – Truth
8 – Trapped
9 – Money
10 – Fade Up
SETLIST – GOOD INTENTIONS
1 – Combustível
2 – Até o Fim
3 – Convicto
4 – Fase Que Não Passa
5 – Be For Yourself
6 – Nada Para Esconder
7 – Caminho Traçado
8 – Marque Essas Palavras
9 – Vida Simples
10 – My Truth
SETLIST – PAURA
1 – Urban Decay
2 – Karmic Punishment
3 – N.W.A. (Never Walk Alone)
4 – Trust Hits Hard
5 – No Hard Feelings!? Fuck You!
6 – In The Desert Of Ignorance
7 – Level of Maturity
8 – Sailing On
9 – The City is Ours
10 – Time Heals No Wounds
SETLIST – VALUES HERE
1 – Will Be Tomorrow
2 – It’s Your Business Not Mine
3 – Do You Know Why?
4 – Bring Me the PMA
5 – Don’t Dig It Up
6 – We Get Stronger
7 – I Will Forget
8 – Earthlings
9 – No One’s Left Behind
10 – Young ‘Til I Die
SETLIST – GORILLA BISCUITS
1 – New Directions
2 – Stand Still
3 – Degradation
4 – Forgotten
5 – Things We Say
6 – High Hopes
7 – Good Intentions
8 – Big Mouth
9 – No Reason Why
10 – Sitting Round at Home
11 – Biscuit Power
12 – Hold Your Ground
13 – Do Something
14 – Minor Threat
15 – Times Flies
16 – Breaking Free
17 – Cats and Dogs
18 – As One
19 – Start Today
Galeria do show