Shows

Paul McCartney passeia por canções imortais em São Paulo

Paul McCartney passeia por canções imortais em São Paulo

17 de outubro de 2024


Crédito das fotos: Patrícia Sigiliano

Em um período de pouco mais de sete anos – do lançamento do primeiro compacto “Love Me Do”/ “P.S. I Love You” em outubro de 1962 até o anúncio do fim ‘oficial’ em 10 de abril de 1970 – os Beatles atravessaram a década de 60 causando um verdadeiro cataclismo por onde passaram, ditando modas, comportamentos e mudando até a forma como a música era consumida. Após o fim, Paul McCartney seguiu uma carreira com indubitável sucesso, mas sem nunca esquecer seu período junto ao ‘fab four’.

Menos de um ano após sua ultima apresentação no Brasil, ele retorna para mais três show da “Got Back Tour 2024”: dois em São Paulo dias 15 e 16 de outubro e dia 19 em Florianópolis.

Com o Allianz Parque praticamente lotado de fãs de todas as gerações para esse segundo show, os telões exibem imagens de Paul em vários momentos de sua vida e carreira até chegar nos dias atuais que culmina com sua entrada calmamente no palco para iniciar com “Can’t Buy Me Love”, umas das canções mais famosas da fase “yeah yeah yeah”

Paul tem noção que a maioria das pessoas está ali pelo quarteto de Liverpool e sabe mesclar composições que estão entre as mais queridas de sua carreira pós Beatles como “Let ‘Em In”, “Let Me Roll It” e “Maybe I’m Amazed” com “I’ve Just Seen A Face”, “Getting Better”, “Got To Get You Into My Life” e “All My Loving” – executada com o telão exibindo imagens do tempo da beatlemania, acabou sendo uma grata surpresa pois foi sua estréia nessa turnê.

Anunciando “a primeira canção gravada pelos Beatles”, “In Spite Of All The Danger” foi originalmente composta quando ainda se chamavam The Quarrymen, interessante notar que essa é a única canção creditada à dupla Paul e George. “Love Me Do” (primeira canção composto por Paul e John lançada oficialmente) tocada logo em seguida formaram a parte mais nostálgica do show. Se houve espaço para a ‘primeira’, também houve para a ‘última’ “Now And Them”, lançada nesse ano.

Aos 82 anos, ele esbanja jovialidade e simpatia, conduzindo um show de 2h30 com toda experiência dos mais de sessenta anos de carreira, arriscando um português (“só um pouquinho”) sempre interagindo com a plateia e banda que o acompanha há um bom tempo: Rusty Anderson (guitarra), Brian Ray (baixo/guitarra), Paul ‘Wix’ Wickens (piano) e Abe Laboriel Jr (bateria) com sua ‘dança’ em “Dance Tonight” já se tornando clássica nos shows.

Mesmo após o fim dos Beatles, Paul sempre demonstrou muito carinho por seus antigos companheiros, “Here Today” do álbum “Tug Of War” (1982) foi dedicada ao ‘mano’ John. Assim como o ‘parça’ George é lembrado ao final de “Something”, ‘agradeço ao George por ter feito uma canção tão bela’.

“Something” teve o começo diferente com Paul usando um ukelele e marcou o início da “fase karaokê” do show, onde canções dos Beatles e Wings são arremessadas: “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, “Let It Be”, “Band On The Run” e “Live And Let Die” fazem parte da história de muita gente e são recebidas com euforia.

“Hey, Jude, don’t make it bad / Take a sad song and make it better” esses versos tem o poder de fazer qualquer pessoa se sentir melhor e talvez não exista forma de encerrar um show mais emocionante do que o som de milhares de vozes entoando “na, na-na-na-na-na-na-na-na, hey Jude” junto com o Paul. Além da multidão levantando um cartaz com o “na na”, algo muito bacana causando uma ‘vibe’ contagiante.

A volta para o encore reserva um momento especial: em janeiro de 1969, ocorria a ultima apresentação ao vivo dos Beatles no terraço do prédio da Apple Corps e nada mais legal do que presenciar Paul fazendo um dueto com as imagens de John em “I’ve Got A Feeling”.

“Day Tripper” e “Helter Skelter” possuem riffs marcantes e ao vivo são poderosas e pesadas, do tempo que o heavy metal ainda estava sendo concebido.

“Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End” são as três ultimas músicas do ‘Abbey Road’, último álbum composto pelos Beatles que encerrou sua carreira de forma fenomenal, assim como encerram essa apresentação. Prometendo voltar, ainda mandou um ‘o pai tá on’ antes de deixar o palco.

Essa turnê versão 2024 possui basicamente o setlist apresentado em 2023 e os mesmo efeitos (alguns mais marcantes como em “Live And Let Die” e “Helter Skelter”) com as imagens e filmes dos Beatles exibidas no telão.

Mas e daí? Quem nunca tinha assistido foi surpreendido em vários momentos e quem já assistiu se emocionou novamente, algo que só músicas eternas proporcionam.

 

Setlist:

Can’t Buy Me Love
Junior’s Farm
Letting Go
All My Loving
Got To Get You Into My Life
Come On To Me
Let Me Roll It
Getting Better
Let ‘Em In
My Valentine
Nineteen Hundred And Eighty-Five
Maybe I’m Amazed
I’ve Just Seen A Face
In Spite Of All The Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
Now And Then
New
Lady Madonna
Jet
Being For The Benefit Of Mr. Kite!
Something
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Band On The Run
Get Back
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude

Encore

I’ve Got A Feeling
Day Tripper
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
Helter Skelter
Golden Slumbers
Carry That Weight
The End

 

Galeria do show