Entrevistas

Bruce Dickinson: “O metal não é uma forma completamente pura e definida de música. Ele tem todo tipo de facetas diferentes”

Bruce Dickinson: “O metal não é uma forma completamente pura e definida de música. Ele tem todo tipo de facetas diferentes”

13 de fevereiro de 2024


Bruce Dickinson está de volta com seu sétimo álbum solo, “The Mandrake Project”, que será lançado mundialmente pela BMG em vários formatos em 1º de março. A formação inclui o guitarrista Roy Z, o baterista Dave Moreno, a baixista Tanya O’Callaghan e o maestro do teclado Mistheria. O álbum promete uma nova experiência musical, com uma fusão de metal e outros elementos.

Além do álbum, Bruce Dickinson realizou uma entrevista coletiva online sobre “The Mandrake Project” em 12 de fevereiro, na qual discutiu detalhes sobre a produção do álbum, a influência de suas experiências anteriores e suas expectativas para a turnê mundial que se seguirá ao lançamento.

Crédito: John McMurtrie

Sobre a Fusão no Metal

Durante a entrevista, Dickinson abordou a complexidade da definição de gêneros musicais, especialmente no metal, e sua abordagem pessoal à música, afirmando que sua prioridade é se a música é “legal” independentemente de rótulos.

“O metal não é uma forma completamente pura e definida de música. Quero dizer, ele tem todo tipo de facetas diferentes, sabe. Então, o que é mais pesado agora? O heavy metal para uma pessoa é como ‘não, isso não é heavy metal, isso é como rock clássico’, sabe, e todas essas categorias. E eu absolutamente não tenho interesse nenhum em nenhuma delas. Tudo o que eu ouço é ‘é uma faixa legal, ela soa bem?’. Não importa se é, por exemplo, do Sepultura ou se é do Scorpions ou se é do Cinderella ou se é do Uli Jon Roth, não me importo. Tudo o que penso é ‘é uma faixa legal?'”

Processo de Composição e Quadrinhos

Dickinson também compartilhou insights sobre seu processo de composição, destacando a diferença entre escrever músicas e roteiros para graphic novels. Ele revelou como às vezes começa a escrever uma música sem ter uma história definida, como no caso de “Afterglow of Ragnarok”, e posteriormente constrói a narrativa ao redor dela.

“As duas coisas são bem diferentes, na verdade. Quando você escreve uma música, muito frequentemente, eu começo escrevendo duas ou três linhas e nem mesmo, nesse ponto, tenho uma história para a música. Eu não vou saber sobre o que é a música ou apenas serão aquelas palavras que soam muito bem com algo, quero dizer, um exemplo seria uma música como “Afterglow of Ragnarok”, onde eu não tenho ideia do porquê cantei “Afterglow of Ragnarok”, apenas soou legal quando estávamos escrevendo e pensei, oh meu Deus, “Afterglow Ragnarok”, o que diabos é isso tudo?

Então eu tive que fazer engenharia reversa na história da música e então, naquele momento, quando fizemos o vídeo, tive que criar um quadrinho para fazer o vídeo e para relacionar a música com os quadrinhos, então “Afterglow of Ragnarok” acaba sendo uma viagem. É como uma viagem alucinogênica inspirada pelo consumo de poção de mandrágora pelo Dr. Necropolis, há um passe livre para sair da cadeia. Foi um sonho.”

Verdade, Realidade e Criatividade

O músico refletiu sobre a natureza da verdade e da realidade, especialmente em meio às tecnologias como a internet e a inteligência artificial, que podem distorcer percepções da realidade. Ele expressou seu interesse em explorar temas mais profundos através de suas graphic novels, mergulhando no subconsciente humano.

“Verdade e realidade e o que é real, o que não é real? O que é falso e o que é imaginário? Acho que todos nós sabemos que a internet e agora a IA são capazes de contar algumas mentiras monumentais sobre a realidade, o estado do mundo e tudo mais, então não há muito que eu possa fazer sobre isso, mas certamente com a história em quadrinhos, eu posso explorar a ideia do que acontece nas profundezas do subconsciente das pessoas e o que acontece nos recônditos escuros de suas mentes e possivelmente em outros mundos também, então isso é uma coisa e em termos do que trazemos para o palco em termos de alguma espécie de realidade, quero dizer, a realidade é a música.”

Desafios Orçamentários e Criatividade

Dickinson compartilhou experiências sobre contornar desafios orçamentários na criação de vídeos musicais, mencionando como a falta de dinheiro pode às vezes estimular a criatividade. Ele exemplificou isso com a produção do vídeo para “Afterglow of Ragnarok”, que inicialmente não tinha orçamento para ser filmado como ele queria, resultando na criação de um quadrinho que inspirou o próprio vídeo.

“Ironicamente às vezes o dinheiro pode pagar uma parte e a criatividade ou a falta de dinheiro pode ter um papel na criatividade porque, você não pode ir e dizer, ‘oh, eu quero fazer isso’. Não há dinheiro para fazer isso, o que você vai fazer em vez disso? Então, quando fiz o tratamento para o vídeo de “Afterglow of Ragnarok”, eu pensei, não temos como pagar para fazer esse vídeo, então em vez disso, transformei em um quadrinho.

E com as oito páginas de introdução do quadrinho que acompanha o single. Então, tendo feito isso, encontramos então o diretor do vídeo, Ryan (Ryan Mackfall), que fez “Rain on the Graves” comigo também, ótimo cara e eu disse a Ryan: ‘você sabe, eu adoraria que você fizesse o vídeo. Gostaria que você fizesse o vídeo, mas não podemos pagar para fazer o vídeo que eu queria originalmente, então que vídeo você vai realmente fazer?’ E ele disse: ‘Ah, é fácil. Eu li o quadrinho, vou fazer o quadrinho’. ‘Eu vou fazer um vídeo da cena dos quadrinhos, quadro a quadro’.

Eu disse, a razão pela qual escrevi o quadrinho foi porque não podíamos pagar para filmar o quadrinho. ‘Do que você está falando? Porque agora eu vou fazer!’ E ele fez isso, então é ótimo. Então, isso é o que quero dizer, às vezes você contorna por causa de algo orçamentário, para fazer o vídeo ou algo especialmente com filme, que é tipo mega caro não importa o que você faça, mas isso te força a pensar diferente.”

Mudanças na Indústria da Música e Preços de Ingressos

Ao discutir as mudanças na indústria da música ao longo dos anos, Dickinson destacou as questões em torno dos serviços de streaming e os altos preços dos ingressos nos grandes shows.

“Você tem todas as coisas como o Spotify e coisas assim que basicamente estão explorando os músicos, pagando-lhes quase nada para tocar seu trabalho e ainda assim eles não podem ganhar dinheiro, então eles não estão ganhando dinheiro. Os músicos não estão sendo pagos, novas bandas mal podem se dar ao luxo de começar, mas elas o fazem porque amam o que fazem, é isso que os impulsiona, é isso que os motiva. Então, você sabe, se os serviços de streaming pudessem realmente pagar as pessoas adequadamente quando elas ouvem, o que provavelmente significa que as pessoas que ouvem teriam que pagar mais, o que, você sabe, eu francamente não me oponho, não acho que a maioria dos ouvintes provavelmente se oporia, talvez menos pessoas ouvissem, mas seriam pessoas que se importam, não pessoas que fazem isso porque é barato.”

Ele enfatizou a importância de encontrar um equilíbrio entre respeitar a arte e atender às demandas comerciais, especialmente na definição de preços dos ingressos para garantir que os verdadeiros fãs tenham acesso aos melhores lugares.

“Depende do que é o show e quem é o público. Quero dizer, não vou sair por aí e falar sobre artistas específicos porque a maioria dos artistas está cobrando, sabe, algo como 1200 dólares por ingresso. Como em Las Vegas, se você quiser ir ver o show do U2, acho que eram 1200 dólares o ingresso na esfera agora. Não tenho interesse em pagar 1200 dólares para ver o U2 na esfera, nenhum interesse, sabe, talvez 100 dólares, você sabe, mas para mim, o importante é tentar manter, por um lado o tipo certo de ingressos pelo preço certo. Então, com isso quero dizer o tipo certo de ingressos, quero dizer os ingressos que estão na frente do palco, que todo mundo diz que deveriam ser os ingressos mais caros. Na verdade, não, eles deveriam ser os ingressos mais razoáveis porque as pessoas que vão lá na frente do palco são pessoas que são fãs de verdade, pessoas que são crianças, pessoas que não podem pagar muito dinheiro, mas eles são as pessoas que precisam estar na frente. Eles são as pessoas. Eles vão manter essa música viva, sabe, e então você tem as pessoas que, sabe, podem ser fãs, mas, sabe, elas querem trazer sua esposa e não querem ficar muito quentes e suadas e tudo mais, sabe, há algumas cadeiras no topo ou algo assim que eles vão escolher, e esses recebem preços diferentes. Eu entendo como os promotores tentam fazer isso para tentar não perder dinheiro porque os promotores são parte de todo o ecossistema, sem os promotores não haveria shows, os promotores de alguma forma têm que recuperar o dinheiro deles, sabe, então é um equilíbrio delicado, mas em geral os preços dos ingressos subiram muito e alguns dos preços que as pessoas pagam, alguns dos preços que as pessoas pagam, para mim, é insano. Eu nunca pagaria esse preço, mas, de novo, provavelmente não sou fã desse artista específico, sabe, então, sabe, talvez as pessoas que são talvez pensem que vale a pena. Quero dizer, certamente com meus shows, sempre tentamos manter os preços dos ingressos dentro dos limites normais e o mesmo com o Maiden, sabe.”

Turnê Mundial

A turnê mundial para promover o lançamento do álbum começará em 18 de abril no Diana Theater em Guadalajara, México, e seguirá por várias cidades no México e no Brasil. Depois, a turnê seguirá para a Europa, com shows em festivais e locais icônicos ao longo do caminho.

“Guadalajara será a abertura oficial da turnê e então Cidade do México, que se conseguirmos chegar lá através do inevitável congestionamento de trânsito, então será ótimo e então chegamos ao Brasil e terminando em São Paulo, o que acho que será extraordinário, vai ser uma turnê realmente ótima, estou realmente ansioso por isso.”

Bruce Dickinson – The Mandrake Project Tour 

18 de abril – Diana Theater, Guadalajara, MEXICO

20 de abril – Pepsi Theatre, Mexico City, MEXICO

24 de abril – Live Curitiba, Curitiba, BRAZIL

25 de abril – Pepsi On Stage, Porto Alegre, BRAZIL

27 de abril – Opera Hall, Brasilia, BRAZIL

28 de abril – Arena Hall, Belo Horizonte, BRAZIL

30 de abril – Qualistage, Rio De Janeiro, BRAZIL

2 de maio – Quinta Linda, Ribeirao Preto, BRAZIL

4 de maio – Vibra, Sao Paulo, BRAZIL

16 de maio – The Halls, Wolverhampton, UK +

18 de maio – Barrowland Ballroom, Glasgow, UK

19 de maio – O2 Academy, Manchester, UK

21 de maio – Arena, Swansea, UK

23 de maio – Rock City, Nottingham, UK

24 de maio – O2 Forum Kentish Town, London, UK

26 de maio – L’Olympia, Paris, FRANCE

28 de maio – 013, Tilburg, HOLLAND

29 de maio – De Oosterport, Groningen, HOLLAND

1 de junho – Barba Negra, Budapest, HUNGARY

3 de junho – Arenale Romane, Bucharest, ROMANIA

6 de junho – Mystic Festival, Gdansk, POLAND *

5-8 de junho – Sweden Rock Festival, Solvesborg, SWEDEN *

9 de junho – Rockefeller, Oslo, NORWAY

11 de junho – Grona Lund, Stockholm, SWEDEN

13 de junho – House Of Culture, Helsinki, FINLAND

14 de junho – Noblessner Foundry, Tallinn, ESTONIA

16 de junho – Huxleys Neue Welt, Berlin, GERMANY

17 de junho – Grosse Freiheit 36, Hamburg, GERMANY

19 – 22 de junho – Copenhell, Copenhagen, DENMARK *

21 de junho – Graspop Metal Meeting, Dessel, BELGIUM *

22 de junho – Summerside Festival, Grenchen, SWITZERLAND *

24 de junho – Zeltfestival Rhein-Neckar, Mannheim, GERMANY *

25 de junho – Circus Krone, Munich, GERMANY

26 – 29 de junho – Resurrection Festival, Galicia, SPAIN *+

27-30 de junho – Hellfest, Clisson, FRANCE *

30 de junho – Rockhal, Esch-Sur-Alzette, LUXEMBOURG

3-6 de julho – Rockharz Open Air, Ballenstedt, GERMANY *

5 de julho – Ippodrome Delle Capannelle, Rock In Roma, Rome, ITALY *

6 de julho – Bassano Del Grappa, Metal Park, Vincenza, ITALY *

9 de julho – E-Werk, Koln, GERMANY

11 – 14 de julho – Masters Of Rock Festival, Vizovice, Czech Republic *+

13 de julho – Hala, Zagreb, CROATIA

16 de julho – Kolodrum Arena, Sofia, BULGARIA

19 de julho – Kucukciftlik Park, Istanbul, TURKEY

21 de julho – Release, Athens, GREECE *

* – show em festival

+ – nova data adicionada

 Tracklist:

Afterglow Of Ragnarok (05.45)

Many Doors To Hell (04.48)

Rain On The Graves (05.05)

Resurrection Men (06.24)

Fingers In The Wounds (03.39)

Eternity Has Failed (06.59)

Mistress Of Mercy (05.08)

Face In The Mirror (04.08)

Shadow Of The Gods (07.02)

Sonata (Immortal Beloved) (09.51)

 

Mais informações sobre a turnê aqui: https://www.themandrakeproject.com/live/

Mais informações sobre o quadrinho aqui: https://z2comics.com/