Cassey Curry/Divulgação
Banda norte-americana de punk rock liderada pela ativista Laura Jane Grace vem para shows e lançamento de livro
Uma das maiores bandas punk da atualidade, com 20 anos de carreira, a Against Me! tem três datas marcadas em sua primeira turnê no Brasil. A gira de shows em outubro vai passar por Curitiba (19), São Paulo (20) e Natal (21), logo após Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
No mês anterior, dia 17 de setembro, a celebração da aguardada tour será marcada pelo lançamento no Brasil do livro autobiográfico da vocalista Laura Grace Jane. Em português, foi intitulado: “Tranny: Confissões da Anarquista mais Infame e Vendida do Punk Rock” e sai pela editora Powerline Books, o braço literário da agência Powerline Music, responsável pela banda na América do Sul.
“Tranny” em português significa “trava”. O livro narra a desafiadora e corajosa trajetória da vocalista transgênero de uma banda punk. Desde a infância, a relação com o pai militar, formação da Against Me! aos 16 anos, a carreira no underground e as agruras de assinar com uma gravadora grande, o casamento e o nascimento da filha, tudo acompanhado pelo sentimento constante de disforia de gênero, classificado por psicólogos como “um forte e persistente desejo de identificar-se com o sexo oposto”.
A narrativa é intercalada com trechos dos diários que Laura manteve a vida toda, onde escreveu sobre seus maiores medos e desejos. Destes excertos nascem os momentos mais sinceros e tocantes do livro, que deixam transparecer a grande insegurança em relação a si mesma, seguida pela lenta e gradual auto aceitação até a decisão inevitável de fazer a transição.
Laura fez esse anúncio em 2012, aos 32 anos, com uma matéria na revista Rolling Stone norte-americana, pouco depois de contar à sua família e aos integrantes da banda. Em 2014 a Against Me! lançou o disco Transgender Dysphoria Blues (2014), focado em sua experiência de transição e considerado o melhor disco do ano pela Rolling Stone US. Laura é hoje uma das personalidades trans mais famosas dos EUA e embaixadora das causas de gênero no mundo. Em 2015 gravou duas músicas com Miley Cyrus e Joan Jett para levantar fundos para a Happy Hippie Foundation, que ajuda jovens sem teto da comunidade LGBT.
O livro “Tranny” saiu nos EUA em 2016 e entrou para a lista dos 100 melhores livros de música de todos os tempos da Billboard. No mesmo ano foi lançado o mais recente disco da Against Me!, Shape Shift With Me. Segundo a cantora, guitarrista e compositora o álbum é uma resposta a três discos que a inspiram fortemente: Exile On Main Street dos Rolling Stones, Exile In Guyville da Liz Phair e A Grand Don’t Come For Free do The Streets.
A banda de Gainesville, Flórida, garante que os shows no Brasil serão contemplados com os outros seis álbuns da banda. Eles prometem tocar de tudo neste debut brasileiro.