hbNews

Baixista do Marduk, Joel Lindholm é filmado fazendo saudação nazista durante show

Baixista do Marduk, Joel Lindholm é filmado fazendo saudação nazista durante show

19 de maio de 2023


A banda de black metal sueca Marduk, mais uma vez se encontra em uma saia justa com polêmicas nazistas, enquanto a banda encerrava seu show como banda principal do festival londrino Incineration. Conforme o site Metal Sucks, “não temos como retirar a banda do contexto ou desculpas que eles possam dar. Joel Lindholm foi filmado fazendo uma saudação nazista no final de uma música”, comenta o jornalista do site.

O site estadunidense Metal Sucks acrescenta: “Uma coisa é ser contrário e denunciar as atrocidades que os nazistas cometeram (sem glorificá-los, é claro), outra é fazer isso sem motivo algum. A música que eles estavam tocando, “Beyond The Grace Of God” (N.E.: algo como “Além da Graça de Deus”), não tem nada a ver com nazistas ou a 2ª Grande Guerra – não há nem mesmo uma referência como na música “Angel Of Death” do Slayer, por exemplo.”

O site encerra a notícia complementando que não é a primeira vez que o Marduk se envolve em uma polêmica com o nazismo. Em 2018, um jornal sueco encontrou o vocalista Daniel Rostén e o ex-baterista Fredrik Widigs em uma base de dados de clientes que vazou, provando que os músicos compraram propaganda nazista do movimento de resistência nórdico chamado “Pan-Nordic-Neo-Nazi Movement”. Embora seus pedidos estivessem conectados aos respectivos nomes, endereços e corressem com os IPs das máquinas, a banda refutou qualquer conexão com as compras ou o movimento. A banda postou uma nota em seu Instagram escrevendo que “após inúmeros atos vergonhosos no palco e um Joel absurdamente bêbado no festival Incineration, em Londres, demitimos Joel Lindholm da banda. Nosso antigo membro da banda e baixista Devo Andersson decidiu nos ajudar por enquanto e fará o restante dos shows.”