No último domingo, dia 02 de Abril de 2023, o programa Fantástico exibiu uma reportagem sobre a descoberta de conexões entre grupos neonazistas brasileiros e uma organização internacional de supremacia branca. A Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma investigação que resultou na prisão de oito homens e na descoberta de um plano para implantar no Brasil uma célula radical da organização.
Laureano Vieira Toscani, um conhecido neonazista que comete crimes de ódio há muito tempo, foi apontado como parte desse grupo internacional de supremacia branca. Segundo a investigação, o grupo surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980 e se espalhou pelo mundo por meio da música de bandas de rock neonazistas, que pregavam o ódio racial em suas letras. Inclusive entre os presos na atual operação, há integrantes e ex-integrantes de bandas de death e de metal extremo.
Os neonazistas brasileiros, ligados aos skinheads, são descritos como violentos, racistas e buscam perseguir minorias. A polícia encontrou vestimentas e mensagens criminosas em celulares apreendidos durante a operação.
Entre os oito presos, estava Fábio Lentino, um operador de áudio da rádio gaúcha, do grupo RBS, que confessou participar de encontros dos brasileiros associados ao grupo internacional e pagar mensalidades para a organização. Em nota, o Grupo RBS afirmou que “reitera seu repúdio a qualquer forma de preconceito e já está tomando as medidas legais para o desligamento do funcionário”.
Rodrigo de Jesus Tavares, funcionário dos Correios, também foi preso. Em nota, a assessoria dos Correios lamentou o ocorrido e repudiou qualquer comportamento dissociado dos valores defendidos pela estatal, e afirmou que a empresa tomará as medidas administrativas e cautelares cabíveis.
Os advogados de Rodrigo e Fábio negaram as acusações e afirmaram que isso ficará demonstrado durante a instrução processual.