Jow Head/Divulgação
O quarteto santista de punk hardcore Bayside Kings ativa mais uma parte do álbum #livreparatodos com o lançamento de ‘Consequência da Verdade’, o primeiro single do próximo EP, ‘Tempo’.
“A Consequência da Verdade” chega ao streaming pelo selo Olga Music, ouça aqui: https://bfan.link/a-consequencia-da-verdade.
O lançamento do clipe está marcado para 3 de junho: https://youtu.be/nxUtUy0dDbk.
‘Consequência da Verdade’ é um chamamento à revolução, seja ela pessoal ou coletiva, a continuação direta da temática lírica iniciada no EP Existência (2021).
‘Quem é você quando tudo se desfaz’, questiona e provoca a letra embalada pelo punk hardcore fugaz e cativante do Bayside Kings, que a cada lançamento mostra uma sonoridade única, não linear e madura.
Além disso, o single, assim como as demais músicas do EP Tempo (no streaming no próximo dia 7 de julho), conversam e abordam alguma etapa do tempo, seja ele, presente, futuro ou passado.
O clipe de ‘Consequência da Verdade’ também é a sequência do audiovisual de ‘Existência’ (assista aqui), o primeiro single do EP anterior, que leva o mesmo nome da música.
Para o vocalista Milton Aguiar, tanto ‘Consequência da Verdade’ com as demais músicas do vindouro EP Tempo tem um ‘tempero de MTV2’. Ele explica:
“Tudo o que gostamos de submundo e alternativo era ali (no canal) que acontecia. Neste EP teremos músicas pesadas, rápidas no melhor estilo skate punk e até uma bem melódica no melhor estilo hardcore Santos”.
As mensagens também seguem atuais e urgentes: a sensação de irrealidade das redes sociais, pelo fim de preconceitos, política e provocações como alerta para uma vida mais digna.
Arte do logo: Ikeda (@borntolovedesign)
Capa do single 'A Consequência da Verdade'
A mudança: letras em português
O cenário sócio-político nacional de 2018, conta Milton, foi o ponto de partida para a mudança na forma de levar a mensagem do Bayside Kings. “O agora e o futuro daquele tempo demandava à banda atingir nosso público e ir além de quem já nos conhece, e com uma mensagem uniforme”.
As letras em português, portanto, é uma forma de conversa com outros públicos, outras culturas, além de estreitar a relação com a já sólida base de fãs e pessoas ligadas ao hardcore punk.
“Queremos abrir novos campos de diálogo”, revela o vocalista, que estudou as métricas do português para adequar a sua forma de cantar – bandas como Colligere e Mais que Palavras são algumas referências para este processo. O resultado está em Existência, em que cada palavra da música é entendida.
“Um recomeço, com a experiência e maturidade de 10 anos. “Queremos coisas novas e esse é o momento ideal”, completa Milton.
Desta forma, a nova fase foi oficialmente inaugurada no segundo semestre de 2021 com o EP Existência. Ouça aqui: https://bfan.link/existencia-livreparatodos.
Cada uma das quatro faixas do EP traz um conceito sobre existir a partir de uma leitura do BSK. As faixas, cuja sonoridade está atrelada a um hardcore rápido e furioso (lançando mão de melodias e cadências quando necessário), funcionam e são inteligíveis tanto individualmente como uma sequência.