O Capital Inicial levará toda atmosfera do Acústico MTV para Porto Alegre. Após esgotar a primeira data anunciada, Araújo Vianna receberá a banda em uma data extra: dia 11 de abril. A comemoração de 25 anos do emblemático show, passará por mais de 25 cidades, levando seus maiores sucessos. Ingressos já disponíveis!
POR TRÁS DO ACÚSTICO
Em 2025, o Capital comemora os 25 anos da gravação do seu álbum mais conhecido, influente e aclamado, o Capital Inicial Acústico MTV. A banda havia se reunido um pouco antes, em 1998, cinco anos após a saída de Dinho Ouro Preto. A retomada da banda tinha pretensões bastante modestas – a ideia era fazer apenas alguns shows para celebrar a sua história e o legado do rock de Brasília.
No entanto, poucos meses após os primeiros shows, chega um convite da nascente Abril Music para gravar um disco de inéditas. O álbum, depois chamado de “Atrás dos Olhos”, foi gravado em Nashville com o produtor David Z, mesmo de Prince e Billy Idol, em agosto de 1998, e marca a retomada fonográfica e o ressurgimento do Capital Inicial.
Pouco depois, chega o segundo convite, também inesperado, para gravar o Acústico MTV. A banda se dá conta da visibilidade e dos desafios do projeto e passa quase dois meses ensaiando de manhã e à tarde no Teatro Mars. Para a produção musical, é convidado Marcelo Sussekind, um velho amigo e produtor de álbuns anteriores do Capital. Para acompanhá-los na gravação, do começo ao fim, é convidado outro grande amigo, o Kiko Zambianchi; e para uma participação especial, dessa vez uma amiga de escola do Dinho, a Zélia Duncan. Nesse time ainda são chamados mais dois músicos, o Denny Conceição na percussão, e o Aislan Gomes nos teclados.
Horas, dias e semanas se arrastam enquanto todos ensaiam ininterruptamente. Enquanto isso, algumas perguntas surgem: que canções incluir? Qual o critério a ser usado na seleção do repertório? Qual a sonoridade a ser buscada? Que cara dar ao projeto? Chega-se ao consenso de que o som deveria ser cru e simples, quase elementar. Algo que remetesse às origens da banda. Na escolha do repertório é feito algo similar, as músicas mais conhecidas e mais emblemáticas dos discos anteriores são escolhidas. Porém, toma-se também a decisão de incluir canções mais recentes e duas inéditas, “Natasha” e “Tudo Que Vai”. É feita ainda uma versão de “Primeiros Erros” do Kiko Zambianchi.
O registro dessa noite singular, literalmente única, pois tudo foi gravado em uma única noite, é bastante próximo do desejo de todos os envolvidos. O espírito e a essência da banda estavam presentes, mas com o pé no freio. Tudo muito calmo; como se estivessem tocando na sua sala ou em volta de uma fogueira a céu aberto.
Registro feito, gravação terminada, alívio generalizado e pronto, agora era só lançar. O começo desse processo foi como tudo que envolveu a banda desde a sua reunião – modestamente. Mas o que se seguiu não poderia ser mais diferente. O álbum se viu gradualmente abraçado por mais e mais gente. Aos poucos as vendas ficam cada vez maiores. Os shows começam a ficar cada vez mais lotados. A agenda já não cabe no calendário. Até que, no Rock in Rio de 2001, a performance do Capital e a reação do público lançam a banda a uma dimensão até então inédita. O disco, cujas vendas já iam bem, explodem. Os shows passam a ser em ginásios e estádios.
Um ano inteiro após seu lançamento, o Capital se vê entre os maiores nomes da música brasileira. Passa a ver a sonoridade do disco copiada. E não só no rock, em outros gêneros também, como na música sertaneja. A partir daí, o disco rapidamente alcança um milhão de discos vendidos. Ele é pirateado de norte a sul e mesmo assim as vendas não param. Recebe todos os prêmios que havia no país. A banda não consegue mais chegar aos seus próprios shows. O Capital passa a ser acompanhado por uma escolta para abrir o caminho. Há gritaria na porta dos hotéis. E as vendas continuam. Até hoje não se sabe qual é o número final das vendas. Em parte, porque nunca parou de vender. Até hoje algumas canções do disco estão entre as mais ouvidas do Capital nas plataformas de streaming.
O Capital Inicial quis aproveitar esse bom momento para lançar discos novos e escrever mais capítulos de sua história. Assim foi feito – eles lançaram um disco a cada dois anos até a pandemia. A banda quer continuar a olhar para o futuro, mas uma data como essa, e um disco como este, merece e vai ser celebrado. A banda vai fazer 25 shows, com quase a mesma formação da gravação original. Vai também lançar um EP de músicas inéditas para acompanhar a turnê. Os shows terão produção musical de Marcelo Sussekind, cenografia do Zé Carratu, Studio Curva e MangoLab, e design de luzes de Césio Lima. Vai ser uma comemoração à altura de sua dimensão. O Capital Inicial espera ver vocês para reviver toda a emoção desse disco em alguma dessas datas.
CONFIRA AS CIDADES QUE VÃO RECEBER OS SHOWS:
MARÇO:
15/03 – São José dos Campos // SP
21/03 – Uberlândia // MG
22/03 – Ribeirão Preto // SP
29/03 – Campinas // SP
ABRIL:
05/04 – Belo Horizonte // MG – Arena Hall
11/04 – Porto Alegre // RS – Araújo Vianna – DATA EXTRA
12/04 – Porto Alegre // RS – Araújo Vianna
26/04 – Brasília / DF – Arena BRB
30/04 – João Pessoa // PB
MAIO:
03/05 – Natal // RN
10/05 – Recife // PE – Classic Hall
17/05 – Belém // PA
24/05 – Salvador // BA – Concha Acústica
31/05 – Rio de Janeiro // RJ – Qualistage
JUNHO:
06/06 – Joinville // SC
07/06 – São José (Florianópolis) // SC – Arena Opus
14/06 – Curitiba // PR – Jockey
21/06 – Campo Grande // MS
27/06 – Maringá // PR
28/06 – Londrina // PR
JULHO:
04/07 – Juiz de Fora // MG
05/07 – Piracicaba // SP
25/07 – Goiânia // GO
SETEMBRO:
27/09 – Patos de Minas // MG
OUTUBRO:
25/10 – Vitória // ES – Álvares Cabral
NOVEMBRO:
15/11 – São Paulo // SP – Espaço Unimed
Informações e ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/capital-inicial/
FICHA TÉCNICA: “Capital Inicial Acústico 25 anos”
Capital Inicial
Dinho Ouro Preto
Flávio Lemos
Fê Lemos
Yves Passarell
Músicos de apoio
Fabiano Carelli (Guitarrista)
Nei Medreiros (Tecladista)
Músicos Convidados
Kiko Zambianchi (Violão e Backing Vocal)
Denny Conceição (Percussão)
Produção musical
Marcelo Sussekind
Realização
Bonus Track