hbNews

Carlos Lopes, líder da Dorsal Atlântica, abre financiamento coletivo para a HQ “O Condomínio”

Carlos Lopes, líder da Dorsal Atlântica, abre financiamento coletivo para a HQ “O Condomínio”

14 de outubro de 2024


O inquieto Carlos Lopes, vocalista e guitarrista da Dorsal Atlântica, criou uma campanha de financiamento coletivo para lançar a HQ “O Condomínio”.

Abaixo, detalhes do projeto:

“O Condomínio trata de um conjunto de três edifícios modernistas construídos no Leblon, Rio, nos anos 1950, quando o bairro era fora de rota, de moda, um areal. Erguido para abrigar jornalistas e os pracinhas da segunda guerra, o vizinho dos prédios era a favela da Praia do Pinto com 15 mil habitantes. A construção ocorreu durante o governo democrático de Getúlio Vargas interrompido por um golpe militar e o suicídio.

A história em quadrinhos não fala apenas sobre os prédios e seus moradores, mas serve como microcosmo da sociedade brasileira, a partir da fundação da cidade do Rio de Janeiro, a escravidão, o quilombo do Leblon, o incêndio da Praia do Pinto e a comunidade da Cruzada São Sebastião, vizinha ao Condomínio, fundada pelo Bispo “comunista” D. Helder Câmara. O autor relata histórias familiares, humanas, filosóficas e cita alguns dos moradores do Condomínio como músicos, atores, políticos, escritores e vizinhos desaparecidos pela ditadura de 1964”.

O financiamento está ocorrendo no site da Catarse (https://www.catarse.me/pt/projects/181231/contributions/new?reward_id=321644) e há diversos pacotes para quem financiar a campanha: só a HQ, HQ e camisas HQ e LP, HQ e CD, etc.

A MMarte Produções, especialista em quadrinhos brasileiros, ficará responsável pela editoração, impressão e o envio.

A meta da campanha é arrecadar R$ 25.000,00 até 27 de outubro. Caso não seja atingida, os valores recebidos serão devolvidos aos apoiadores.