A versão remasterizada de Stop Making Sense pela produtora A24 tem data de estreia confirmada para os cinemas brasileiros, em 29 de agosto. O filme-concerto retrata uma das fases mais criativas da banda indie americana Talking Heads, detentora de hits clássicos como Psycho Killer, Burning Down the House e Once in a Lifetime. Com direção do cineasta vencedor do Oscar Jonathan Demme (Silêncio dos Inocentes), o filme é distribuído pela O2 Play no Brasil.
Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos. Ele acompanha a banda Talking Heads em seu auge, com o lançamento de Speaking in Tongues, quinto álbum de estúdio. O longa foi recém-restaurado em 4K para celebrar seu 40º aniversário.
Talking Heads é uma banda indie de Nova York que fez sucesso nas décadas de 70 e 80. Formada por David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz e Jerry Harrison, é conhecida por sua inovação e mistura de estilos como new wave, punk rock, funk e world music. Com álbuns aclamados como Remain in Light (1980) e responsável por hits como Psycho Killer e Once in a Lifetime, Talking Heads trouxe letras inteligentes e apresentações ao vivo inovadoras, recebendo em 2021 o prêmio Grammy de Contribuição em Vida, um dos mais importantes da premiação, por conta do legado artístico mesmo após a dissolução da banda em 1991.
Stop Making Sense é protagonizado pelos membros principais da banda: David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz e Jerry Harrison, junto com Bernie Worrell, Alex Weir, Steve Scales, Lynn Mabry e Edna Holt. O longa foi filmado em três apresentações da banda em dezembro de 1983 no Pantages Theater em Hollywood.
Sobre o diretor:
Robert Jonathan Demme foi um cineasta, produtor e roteirista americano que ganhou fama na década de 1980 com seus filmes de comédia Melvin e Howard (1980), Swing Shift (1984), Something Wild (1986) e Married to the Mob (1988). Demme também dirigiu O Silêncio dos Inocentes (1991), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Diretor. Posteriormente, esteve à frente de filmes aclamados como Filadélfia (1993) e O Casamento de Rachel (2008).
Demme formou sua própria produtora, a Clinica Estetico, com os produtores Edward Saxon e Peter Saraf. Em seus últimos anos, ele realizou um documentário sobre um concerto com Justin Timberlake + the Tennessee Kids (2016), descrito como “um retrato de um artista em um momento específico de sua carreira,” e seu último projeto foi uma história de rock & roll para o Rock and Roll Hall of Fame, compilada a partir de imagens das cerimônias de indução ao Hall da Fama, que estreou no verão de 2017. Com Talking Heads Stop Making Sense (1984), ele venceu o prêmio de Melhor Documentário da National Society of Film Critics.
Sinopse
Stop Making Sense, recém-restaurado em 4K e dirigido pelo renomado cineasta Jonathan Demme, apresenta as músicas mais memoráveis dos Talking Heads ao longo de três noites no Pantages Theater em Hollywood, em dezembro de 1983. O longa é considerado pelos críticos como o maior filme-concerto de todos os tempos.
Ficha Técnica
Título original: Stop Making Sense
Direção: Jonathan Demme
Produção: Gary Goetzman
Roteiro: Jonathan Demme e Talking Heads
Elenco: David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz, Jerry Harrison, Bernie Worrell, Alex Weir, Steve Scales, Lynn Mabry e Edna Holt
Edição: Lisa Day
Música Original: Talking Heads
Direção de fotografia: Jordan Cronenweth
Produtora: Talking Heads, Stiefel Company
Remasterização: A24
Duração: 88 minutos
País: Estados Unidos
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.
Mais informações no site da O2 Play.