Hoje, a cantora e compositora holandesa Charlotte Wessels embarca em uma jornada sombria e pesada ao lançar o mais recente single de seu próximo álbum solo, The Obsession, que será lançado nesta sexta-feira, 20 de setembro de 2024, pela Napalm Records. A nova faixa, intitulada “Ode To The West Wind”, conta com os poderosos vocais de Alissa White-Gluz, do Arch Enemy. Essa obra colaborativa mistura o estilo encantador de Charlotte com a forte presença de Alissa.
Após o sucesso nas paradas e dominar palcos pelo mundo com o Delain, Wessels eleva sua carreira solo ao próximo nível com seu primeiro álbum solo tradicional completo com banda. Tendo já conquistado um público fiel com seus lançamentos anteriores, The Obsession certamente impressionará fãs e críticos. O multifacetado álbum oferece uma experiência sonora emocionante e tocante e, com sua narrativa honesta, é até agora o trabalho solo mais maduro de Wessels.
Charlotte Wessels sobre “Ode To The West Wind”:
“Estou empolgada em apresentar o quinto single de The Obsession – e minha quinta colaboração com a incomparável Alissa White-Gluz. Muitas de nossas músicas juntas são inspiradas ou baseadas em poesias clássicas, e ‘Ode to the West Wind’, inspirada no poema de Percy Shelley de mesmo nome, é a mais recente adição a essa jornada temática. O poema de Shelley reflete sua admiração pela força indomável da natureza e suas reflexões sobre seu próprio legado. Para o videoclipe, exploramos o impacto da humanidade no mundo natural (spoiler: não é bonito) reimaginando obras icônicas como O Viajante Sobre o Mar de Névoa, de Caspar David Friedrich, e os querubins da Madona Sistina, de Rafael, mas desta vez saturados de poluição, com asas feitas de lixo e cobertos de resíduos tóxicos.
Estou incrivelmente empolgada com a evolução dessa música através da minha colaboração com a banda e Alissa. Mal posso esperar para liberar essa parede de som nos nossos próximos shows, e claro, mal posso esperar que vocês experimentem essa música no contexto completo de The Obsession – que sai em apenas alguns dias!”
Enquanto ainda escreve e produz as primeiras versões de suas músicas em seu estúdio caseiro Six Feet Under e as compartilha com apoiadores, Charlotte Wessels agora leva as músicas de seu novo álbum The Obsession a outro nível com uma banda composta por seus ex-companheiros de Delain: Timo Somers (guitarras, arranjos adicionais), Otto Schimmelpenninck van der Oije (baixo) e Joey Marin de Boer (bateria), além de Sophia Vernikov (piano/hammond), contribuindo para o novo som mais pesado. O álbum também conta com arranjos de Vikram Shankar (Silent Skies, Pain of Salvation), violoncelo por Elianne Anemaat, foi mixado por Guido Aalbers (Muse, Coldplay, The Gathering) e masterizado por Andy VanDette (Porcupine Tree, VOLA, Dream Theater).
Charlotte Wessels sobre o novo álbum:
“Por um lado, este álbum conta uma história muito pessoal – através de seu tema não intencional de medo, pensamentos obsessivos e as fugas deles – e, ao mesmo tempo, representa a alegria de encontrar as formas verdadeiras das músicas com todos os envolvidos na criação desse disco. É por isso que escolhi The Obsession como título. Refere-se aos meus desafios pessoais com o TOC que inspiraram muitas das músicas – mas também comecei a chamar a banda de The Obsession – porque houve momentos no estúdio com eles que realmente me lembraram de por que sou obcecada por fazer música em primeiro lugar.”
Garanta já sua cópia de The Obsession: https://napalmrecords.com/charlotte-wessels
Com milhares de ouvintes mensais no Spotify e uma base de fãs leal no Patreon, Charlotte Wessels já deixou sua marca com seus projetos solo anteriores, Tales From Six Feet Under (2021) e Tales From Six Feet Under Vol II (2022). Agora, ela leva sua carreira ao próximo nível com The Obsession. Essas compilações mostraram sua habilidade de misturar diversos estilos musicais e letras profundamente pessoais, ganhando aclamação generalizada. The Obsession deve expandir essa base, oferecendo aos fãs uma experiência musical ainda mais imersiva e poderosa.
Canções como “The Exorcism”, “The Crying Room” e “Ode To The West Wind” (com Alissa White-Gluz/Arch Enemy) mergulham em esferas mais sombrias, enquanto uma faixa como “Dopamine” (com Simone Simons/Epica) apresenta uma abordagem mais otimista. Ela lida com o entorpecimento induzido por antidepressivos ISRS, ou “Praise” – que canta o evangelho da necessidade de validação externa para sentir algo. A reimaginação da favorita dos fãs “Soft Revolution” não deixará um olho seco na sala, enquanto “Soulstice” e “Serpentine” apresentam uma sensualidade sombria sem precedentes. Cada música funciona como um exorcismo, uma tentativa de expulsar um pouco do medo que trata.
Charlotte Wessels sobre os convidados:
“Sou extremamente grata e orgulhosa por adicionar Simone Simons e Alissa White-Gluz ao line-up deste álbum. Elas são potências criativas pelas quais tenho tanto amor e respeito. Sempre que trabalhamos juntas é um verdadeiro prazer, e elas realmente elevaram as músicas com suas performances.”
Tracklist de The Obsession:
1. Chasing Sunsets
2. Dopamine
3. The Exorcism
4. Soulstice
5. The Crying Room
6. Ode To The West Wind
7. Serpentine
8. Praise
9. All You Are
10. Vigor And Valor
11. Breathe;
12. Soft Revolution (2024)
CHARLOTTE WESSELS online:
https://shop.charlottewessels.nl/
https://www.youtube.com/channel/UC2aHABxfdl50OFV2VeXhv-w
https://www.facebook.com/OfficialCharlotteWessels