O Som novo do Crux, o single “Save Me”, é um ponto fora da curva para linha seguida pelo grupo. Embora a banda seja descrita mais pelo seu rock progressivo misturado ao punk, o novo single certamente não se encaixa nessas características. No entanto, apesar do dilema de não se encaixar em seu suposto gênero, “Save Me” tem algo incomum que intriga o ouvinte: os sinistros efeitos de onda de sintetizador no início da música e a crítica geral das pessoas no poder e sua falta de ações para ajudar a mudar a vida das pessoas.
Gravado em um estúdio reformado de uma igreja, há um ar misterioso, mas etérico sobre a música, com letras como sussurros arrepiantes, deixando o ouvinte com arrepios. A faixa começa com um trecho de bateria e baixo, seguido por uma introdução de piano e um pequeno coral a capella. O vocal entra em seguida, cantando sobre e a busca por um sentido mais profundo na vida, afirmando sua salvação. Ao longo da música, a banda mostra sua sensibilidade emocional e interpretação musical, com o uso do órgão e o preenchimento da canção conforme ela cresce e bateria simples mas bem planejada com mudanças de andamento e dinâmica. A canção inclui os elementos de rock progressivo, como passagens instrumentais extensas mas pouco se vê do punk de outras faixas do grupo como é claramente visível em “Radgie Gadgie” por exemplo.
O som reflexivo e dramático de “Save Me” é reforçado pelo uso de efeitos do já citado piano e órgão, como uma ambiência extremamente espaçada criando a sensação de um grande espaço vazio que ecoa, e pelo uso de elementos de rock progressivo, como o flagra das guitarras iniciais. Além disso, a letra filosófica e introspectiva da música se encaixa bem com o estilo psicodélico, que costuma explorar questões existenciais e espirituais. Em resumo, “Save Me” é uma canção muito diferente das que Crux está acostumado a mostrar mas que trazem uma nova perspectiva sobre o campo criativo da banda, mostrando que os caras sabem fazer algo diferente daquilo que estamos acostumados. A banda consegue criar uma atmosfera única com sua mistura musical e a letra profunda, fazendo com que “Save Me” seja uma faixa marcante em seu repertório.
Crux é um quarteto de rock alternativo baseado em Newcastle, Reino Unido. Os companheiros de banda Max, Jake, Hallam e Joe lançam músicas desde o início de 2019 e vem conquistando o público, acumulando milhões de views. O som da banda é inspirado por uma variedade de artistas como Jeff Buckley, Dire Straits e Red Hot Chili Peppers, entre outras influências do rock progressivo. Eles são mais conhecidos por seu EP ‘Death At The Cash Machine’ de 2021, e seu último single também destaca seu som envolvente e original.
Definitivamente, há um espaço para eles na cena rock do Reino Unido e eles já estão conquistando os ouvidos de formadores de opinião como Tom Robinson da BBC Radio 6, Hype Machine e Amazing Radio.
Acompanhe CRUX nas redes sociais:
https://www.crux.band/
https://www.facebook.com/CruxNewcastle
https://www.instagram.com/cruxnewcastle/
Kristoff Photography