hbNews

Da polarização à saúde mental: O hardcore da Volta da Jurema lança EP ‘Em Paz’

Da polarização à saúde mental: O hardcore da Volta da Jurema lança EP ‘Em Paz’

23 de julho de 2024


Os piauienses da Volta da Jurema lançam seu EP de estreia, intitulado ‘Em Paz’, que conta com 6 faixas que apresentam um hardcore autoral vigoroso, melódico e cheio de atitude, repleto de influências de punk rock, crossover e metal, além de letras caóticas em português. O EP já está disponível em todas as plataformas digitais desde o dia 19 de julho.

Para enriquecer ainda mais esse lançamento, o experiente quarteto, formado por Felipe Barbosa (vocal, ex-Phunkbuda), Artur Fontenelle (baixo, ex-Oligarquia/SP), Murilo ‘War’ (guitarra, Morbid Whisper) e Fábio Nasc (bateria, Morbid Whisper, ex-Scud), conta com a participação de convidados especiais em 5 das 6 faixas do EP: Manu Joker (Uganga/MG, ex-Sarcófago), Jéssica Aguilera (Maga Rude/SP), Marinho (Overal/SP), Jão (Corvo/PI), Chakal (Obtus/PI) e Rafael Bombeck (ex-Pavilhão 9).

“Eu Não Aguento Mais” com Jão Carvalho (Corvo)
“Em Paz” com Marinho (Overal)
“Resistir É Caminhar” com Jéssica Aguilera (Maga Rude, Tara Bipolar e Bisk8)
“Respeito aos Olds” com Manu Joker (Uganga, ex-Sarcófago)
“Problema Seu” com Chakal (Obtus)
“Nessa Estrada”

Ouça “Em Paz” na íntegra em:
https://onerpm.link/618716015210

Composições por Volta da Jurema
Captação e mixagem por Murilo ‘War’
Masterização por Rafael Bombeck
Capa por Artur Fontenelle (Dead Mouse Design) (@deadmousedesign)
Selo: Solar 6 Voltz

Confira um show da banda tocando essas faixas ao vivo:

Uma das faixas foge completamente do teor crítico e filosófico do EP: “Respeito aos Olds”, que conta com a participação de Manu Joker (Uganga, ex-Sarcófago), trata-se de um tributo aos grandes nomes do Punk e Hardcore nacional, com uma letra que mistura nomes de bandas, músicos, álbuns importantes e temas clássicos. Artur Fontenelle comentou sobre essa faixa: “Quisemos mostrar nosso respeito a todas as bandas da cena e, principalmente, aos pioneiros. Também podemos fazer isso através da nossa música e abrindo novas portas para que o Punk/Hardcore siga sempre vivo.”

Manu Joker comentou sua participação na faixa “Respeito aos Olds”: “Curti muito participar dessa faixa. É uma bela homenagem aos nossos heróis do Punk/HC nacional. Sou muito fã de hardcore, pois gosto da melodia e também da pegada mais extrema, uma junção de dois mundos que aqui nessa música ficou realmente poderosa. Espero um dia cantar esse som com eles em algum show e mostrar que o combustível da velha escola é de foguete, e o tanque está cheio!”

A Volta da Jurema busca questionar desigualdades sociais, combater preconceitos e mentiras, e destacar as lutas do Hardcore e Punk Rock sempre exaltando a importância de cada indivíduo na sociedade. A banda enfatiza o papel de cada indivíduo no cenário político e social, mostrando como suas atitudes impactam o mundo.

Suas letras abordam divergências de pensamentos, crenças e valores polarizados, além de questões de saúde mental, solidão e depressão. Seu som é um hardcore mais melódico, altamente inspirado e estruturado por bandas que transitam entre o hardcore americano e o punk rock dos anos 90, como NOFX, Descendents, Bad Religion e Pennywise, além das brasileiras Lobotomia, Ratos de Porão, Garage Fuzz, Dead Fish e Grinders.

Em agosto, a banda planeja lançar o videoclipe para a faixa “Eu Não Aguento Mais” e começará sua caminhada em busca de shows pelo país.

Volta da Jurema nas redes:

Facebook: @voltadajurema
Instagram: @voltadajurema
Youtube: @voltadajurema