A banda multifacetada de Nova Jersey, Elk City vem estampando cada vez mais o cenário da música após singles lançados desde 2017 muito bem sucedidos e elogiados pela mídia especializada, acumulando milhares de streams. A banda retorna esse ano e lança o novo sucesso, intitulado “Strong (You’re Not Alone)”, o primeiro de 2023 e uma a volumosa faixa principal de construção da consciência. Gravado, mixado e masterizado pelo renomado produtor Ray Ketchem (Guided By Voices, Luna, Gramercy Arms), o novo álbum ‘Undertow’ será lançado em 22 de setembro pela Magic Door Record Label de Montclair, NJ, co-fundada por Guiado por Kevin March, do Voices, com Ketchem e a artista Renée LoBue.
Além do sentimento forte que sentimos através desta música, há toda a ideologia e mensagem que a banda passa, provando seu talento e uma mente brilhante fazendo arte. Uma chamada à ação para qualquer um com uma veia rebelde. O produtor Ray Ketchem acrescenta: “Strong (You’re Not Alone)” é um exemplo, onde deixamos a música trilhar nosso caminho. Observamos, ouvimos e seguimos aonde ele nos leva, mas abrimos mão do controle para abrir os canais dentro de nós mesmos”.
Este trabalho da continuidade a uma grande carreira e prova que Elk City soube usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical, apresentando sua ideologia sonhadora e espiritual, junto com o som cativante e peculiar, que traz uma atmosfera sonora aconchegante e sentimental ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária dos integrantes, que experimentam diversos gêneros mas mantém sua música fresca e emocionante, mostrando suas habilidades de improvisação e composição.
“Strong (You’re Not Alone)” traz uma sonoridade etérea com uma atmosfera muito nostálgica, com toques fortes e bem encaixados do soft rock oldschool e contemporaneo e a sensibilidade do folk. As linhas de guitarra são doces e quentes – com um solo muito rock’n’roll que beira a perfeição remetendo a clássicos progressivos -, com um violoncelo sonhador e envolvente, percurssão e flautas regionais que possuem um alcance admirável e cheio de técnica, o violão celta é suave e a melodia ao estilo do folk e uma paisagem bem sonhadora, dando um tempero perfeito. Tudo se encaixa com os vocais perfeitos de Renee LoBue, angelicais e hipnotizantes, com um tom angelical que consegue um alcance grandioso, passando por muitas atmosferas. A canção mantém a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como a banda misturou a energia e sonoridade de uma maneira peculiar criou um hit atemporal perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos de forma satisfatória.
A performance de Elk City é perfeita, como uma montanha-russa emocional transformando seu trabalho em uma obra de arte que vai além da música. Uma das sensações é de estar em um teatro assistindo sua apresentação, com toda energia do público cantando junto bem ao estilo nos 70 dos maiores nomes como Blackmore’s Night, Dead Can Dance, Fleetwood Mac e até Bjork. Elk City é Renée LoBue e Ray Ketchem, junto com Sean Eden de Luna, Richard Baluyut (Versus) e Chris Robertson (projeto paralelo de Psychedelic Furs Feed, Punch Havana). Mesmo depois de sete álbuns, Elk City ainda é deliberadamente difícil de definir, ainda buscadores, sem medo de abandonar esta vida e levar o ouvinte a uma jornada para novos sons e sentimentos… Bem-vindo a Elk City.
Algumas bandas têm aquele som de luz solar listrada; Elk City tem aquele som da lua refletindo na água. É sempre noite em Elk City, a mesma noite em que o Big Star gostava de ver as pessoas, a mesma noite em que, de vez em quando, aquela velha lua assassina chega cedo demais. O LP de 2022 de Elk City, ‘Above the Water’, é aquela faixa particular de rock ‘n’ roll pós-tudo evocativo, exaltado e terreno ao mesmo tempo, revelando a alegria da experiência. Porque é exatamente assim que essas músicas foram escritas em primeiro lugar: a banda tocou até que elas existissem.
O baterista/produtor Ray Ketchem e a vocalista/artista Renee LoBue dirigem o Elk City desde 2000, abrindo novos capítulos em seu som em 5 álbuns e 3 EPs. Mas com o LP de 2022, Above the Water, eles abandonaram completamente o roteiro, e isso tem tudo a ver com a formação atual do grupo, que conta com os guitarristas Sean Eden (Luna) e Chris Robertson (projeto paralelo do Psychedelic Furs, Feed), e o baixista Richard Baluyut (Versus).
Acompanhe Elk City nas redes sociais:
https://www.instagram.com/elkcityband
https://www.facebook.com/elkcityband