Um dos maiores nomes do metal sinfônico, a banda holandesa Epica lança o álbum Aspiral. Com 11 faixas inéditas, o disco traz uma renovação sonora para a banda, que chegará ao Brasil em setembro para seis shows.
Ouça o álbum Aspiral: https://epica.fanlink.tv/aspiral
Assista ao clipe de “Fight to Survive”:
Assista ao vídeo ao vivo de “Aspiral”:
“Todos nós na banda nos desafiamos a criar o melhor álbum possível. Mais uma vez exploramos novas fronteiras musicais e líricas, e esperamos que ‘Aspiral’ ressoe com as pessoas tão profundamente quanto ressoa conosco. O todo é realmente maior do que a soma de suas partes — este álbum foi feito para ser vivido por completo”, conta a banda.
Além das novas faixas, a banda revelou um videoclipe com temática sci-fi para “Fight to Survive – The Overview Effect”. A música se inspira na mudança vivenciada por astronautas ao observarem a Terra do espaço — um momento de deslumbramento, conexão e reconhecimento da fragilidade do planeta.
“Musicalmente, essa canção encapsula todo o espectro do EPICA”, explica a banda. “Do peso à suavidade, do inspirador ao melancólico — “Fight to Survive” carrega tudo isso”.
O álbum, antecipado pelos singles “Arcana”, “Cross The Divide” e “T.I.M.E.” é inspirado em uma escultura de bronze criada pelo escultor e pintor polonês Stanisław Szukalski, um dos grandes nomes da arte no século XX e fundador do classicismo retorcido. A obra simboliza renovação e inspiração – palavras-chave que definem o Epica em 2025. No trabalho de Szukalski, cada detalhe traz mais do que se imagina à primeira vista. A banda enxergou essa ideia como a analogia perfeita para a criação do álbum: cada música se sustenta individualmente com uma vibração e significado distintos, enquanto juntas ganham uma força diferente.
Assista ao clipe “Arcana”:
Assista ao clipe “Cross the Divide”:
Assista ao clipe “T.I.M.E.”:
Esse simbolismo também se reflete no processo criativo do álbum. Todo o processo de composição e gravação foi reformulado. Foram realizados vários retiros criativos em locais isolados — permitindo à banda criar de forma colaborativa — até sessões de gravação ao vivo em estúdio, que capturaram a energia crua e brutal dos shows. Durante essa fase, a banda adotou um mantra: para criar, é preciso destruir. Isso significou, entre outras coisas, a desconstrução do ego individual em prol da criação coletiva. O resultado é um álbum mais pessoal, direto, vivo e audacioso. Destruindo antigos padrões para se reinventar, o EPICA busca inaugurar uma nova era para o metal sinfônico.
A banda liderada por Simone Simons (vocal) e Mark Jansen (guitarra) tem mais de 20 anos de estrada e 400 milhões de streams no catálogo. Conhecida pelos sons orquestrais, vocais operísticos e riffs pesados, a banda é dona de hits como “Cry for the Moon” e “Sensorium”. Além disso, o Epica tem uma longa relação com o Brasil (o segundo lugar no mundo que mais ouve a banda): já são 35 shows realizados no país (incluindo o próprio festival, Epic Metal Fest, realizado somente no Brasil e Holanda) e a banda retorna em setembro com datas em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
O álbum conta com arte de capa assinada por Hedi Xandt (Rammstein, Ghost, Parkway Drive) e foi produzido e mixado por Joost van den Broek. Aspiral está disponível em todas as plataformas de streaming.
Tracklist:
Cross the Divide
Arcana
Darkness Dies in Light – A New Age Dawns: Part VII
Obsidian Heart
Fight to Survive – The Overview Effect
Metanoia – A New Age Dawns: Part VIII
T.I.M.E.
Apparition
Eye of the Storm
The Grand Saga of Existence – A New Age Dawns: Part IX
Aspiral
DATAS DA TURNÊ NO BRASIL:
06/09 – Porto Alegre, Brasil (Opinião)
07/09 – Curitiba, Brasil (Ópera de Arame)
09/09 – Belo Horizonte, Brasil (Grande Teatro BeFly Minascentro)
11/09 – Brasília, Brasil (Toinha)
13/09 – Rio de Janeiro, Brasil (Sacadura 154)
14/09 – São Paulo, Brasil (Terra SP)
Siga EPICA:
https://www.instagram.com/epicaofficial
https://www.youtube.com/user/epica
https://www.facebook.com/epica