Rock – Teoria, História e Prática é um curso integrado à faculdade de Música da instituição e inédito no Brasil. Não se destina apenas aos músicos e abraça profissionais de outras áreas como historiadores, produtores, jornalistas e sociólogos. Gente que trabalha por trás do som nas funções de pesquisador, escritor, criador e curador de conteúdo, historiador, produtor, tudo sem necessariamente ter microfone, guitarra, baixo e bateria em mãos.
“O aluno formado no curso poderá atuar no mercado de trabalho como músico performer, compositor, arranjador, letrista, produtor musical, produtor artístico, produtor executivo, pesquisador, professor, entre outras atividades, com sólidos conhecimentos de teoria e prática musical especializada em Rock, mas também com conhecimentos históricos, sociais, políticos além de aspectos de comunicação”, explica o coordenador do curso Ciro Visconti.
“O curso também oferece uma porta de entrada para a carreira acadêmica, com a possibilidade do aluno prosseguir sua pesquisa em cursos de mestrado e doutorado. Há também outras atividades de atuação para um pós-graduado em rock dependendo de sua graduação prévia, como crítica musical no jornalismo, design gráfico, história da música, entre outros.”, completa Visconti que também é guitarrista e professor doutor.
Para quem é músico, a pós em Rock complementa e aprofunda os estudos no gênero musical com abordagem teórica e prática do gênero que virou o mundo de ponta cabeça há 70 anos. Essa ala de alunos fica responsável por atividades que tratam de colocar o som em prática. Já os não-músicos se encarregam de tarefas como produção de eventos, divulgação e outras funções essenciais que fazem uma banda caminhar durante o curso.
Apesar do Rock ser um dos gêneros mais conhecidos da música popular e que existam inúmeros músicos e bandas espalhados por todos os continentes, sua pesquisa acadêmica, que é vigorosa no exterior, ainda é relativamente recente. A demora em constituir uma pesquisa específica gerou uma defasagem nos cursos superiores de música, especialmente no Brasil, onde são mais direcionados aos gêneros de música instrumental como o jazz, o fusion e a Música Instrumental Brasileira.
A Pós em Rock pretende não apenas abordar e divulgar em português a aprofundada pesquisa acadêmica desenvolvida em universidades internacionais que tratam do Rock inglês e americano como ampliar a pesquisa trazendo para a discussão o Rock produzido no Brasil e na América Latina.
Com corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores entre eles músicos, produtores, pesquisadores, filósofos, linguistas, as disciplinas abraçam temas como análise de álbuns clássicos, Lírica do Rock, História do Rock, Morfologia do Rock, Estética do Rock, Linguagem Visual do Rock, prática de bandas entre outras com duração de 360 horas (18 meses).
As inscrições estão abertas e as aulas começam em 2 de março em plataforma virtual devido ao contexto da pandemia. Interessados devem marcar entrevista sem compromisso com o coordenador do curso, guitarrista, professor doutor Ciro Visconti em pg.rock@santamarcelina.edu.br.
Serviço
Rock – Teoria, História e Prática. Pós-graduação em Rock – Faculdade Santa Marcelina
Inscrições até: 01/03/2021
Início previsto das aulas: 02/03/2021
Período de realização do curso: 02/03/2021 a 23/08/2022
Plataforma das aulas: on-line
É necessário agendar entrevista com coordenador do curso Ciro Visconti em pg.rock@santamarcelina.edu.br
Mais em santamarcelina.org.br
Siga em instagram.com/posrrrock