hbNews

Fifth Angel anuncia novo álbum de estúdio ‘When Angels Kill’

17 de abril de 2023


O Fifth Angel anunciou seu quarto álbum, ‘When Angels Kill’, que será lançado no dia 16 de junho de 2023 pela Nuclear Blast Records. Para os fãs do Fifth Angel ou de power metal melódico em geral, este álbum é simplesmente um item indispensável. Combinando as letras e a temática da última trilogia de álbuns do Fifth Angel em um álbum com um conceito duplo semelhante ao “Keeper of the Seven Keys” do Helloween, “The Wall” do Pink Floyd ou “Operation Mindcrime” do Queensryche, ‘When Angels Kill’ é matador e não possui preenchimentos. Cada música foi transformada em um trabalho independente, e as versões em vinil duplo, CD e formato digital têm quase setenta minutos de duração.

OUÇA O NOVO SINGLE ‘WHEN ANGELS KILL’:
https://fifthangel.bfan.link/waksg.ema

Ken Mary, baterista e produtor do Fifth Angel, comentou:
“‘When Angels Kill’ é na verdade mais uma trilha sonora para um filme que ainda não foi feito. Este novo álbum combina muitos dos assuntos dos últimos três álbuns e tece uma história convincente. É muito fácil visualizar o “filme” enquanto você ouve este álbum. No geral, é uma história profunda e sombria, mas os assuntos sobre os quais a banda sempre escreveu tratam do estado da humanidade. Temas de engano da mídia, guerra, terrorismo, opressão, traição, desastres naturais e a batalha pela sobrevivência estão todas entrelaçadas. Nós até mencionamos muitos dos títulos das músicas dos álbuns anteriores nas novas letras, o que, pelo que eu sei, não foi feito antes em um álbum conceitual. Esperamos que os fãs sintam que este álbum é algo muito especial”

A história de ‘When Angels Kill’ começa no futuro, quando Phoenix, um jovem preso em um mundo passando por enormes mudanças, determina que o astuto, enganador e implacável líder global que está escravizando bilhões não o subjugará. Embora pareça inútil e até fatal resistir, Phoenix se junta a um remanescente de pessoas que lutam por um mundo melhor. Amor traiçoeiro, eventos catastróficos, isolamento e desgraça iminente escurecem seus dias, mas Phoenix de alguma forma mantém sua vontade de sobreviver. A história termina com um final surpreendente.

FIFTH ANGEL – When Angels Kill
Data Lançamento: 16 Junho, 2023

01.    Descent Into Darkness
02.    When Angels Kill
03.    Resist The Tyrant
04.    On Wings Of Steel
05.    We Are Immortal
06.    Empire Of Hate
07.    Run To The Black
08.    Seven Angels
09.    Blinded And Bleeding
10.    Kill The Pain
11.    Five Days To Madness
12.    Ashes To Ashes
13.    The End Of Everything
14.    Light The Skies

SOBRE O FIFTH ANGEL:

A cena musical de Seattle, em meados dos anos 80, era um terreno fértil para talentos excepcionais. O Heavy Metal era uma nova onda de música que estava varrendo o mundo, e o Fifth Angel é um dos antepassados ​​da lendária cena Metal de Seattle que produziu bandas icônicas de Metal como Queensrÿche e Metal Church.

Em 1984, os amigos de escola Ted Pilot (vocalista), Ed Archer (guitarrista) e o baterista Ken Mary (Alice Cooper, Flotsam and Jetsam, House of Lords) uniram forças com o guitarrista James Byrd e o baixista John Macko. Inspirado pelo sucesso do Queensrÿche, que evitou tocar em clubes para escrever, gravar e lançar sua própria música de forma independente, o Fifth Angel escolheu um caminho semelhante. Eles se concentraram em aprimorar suas habilidades de composição e gravação, criando o incrível álbum de estreia “Fifth Angel”, que hoje se destaca como um clássico do Metal que influenciou inúmeras bandas.

Co-produzido com o famoso produtor musical Terry Date, (Pantera, Soundgarden, White Zombie), “Fifth Angel” foi a primeira produção de Date. O álbum, gravado nos estúdios de Steve Lawson em Seattle e lançado pela primeira vez nos Estados Unidos pela Shrapnel Records, foi distribuído na Europa por meio de uma gravadora novata chamada RoadRunner Records, com sede na Holanda. O álbum rapidamente se tornou um clássico cult na comunidade do Metal europeu, ficando acima de muitos lançamentos de grandes gravadoras. A Epic Records ficou sabendo da banda e ficou tão impressionada com “Fifth Angel” que assinou com a banda um contrato de sete álbuns por US $ 21 milhões. Remasterizando a gravação e relançando o álbum com novas capas, a Epic revelou o Fifth Angel para uma audiência mundial em 1988.

A banda recebeu ótimas críticas e foi apontada na imprensa como a “próxima grande novidade” em todas as principais revistas de Metal da época, incluindo Hit Parader, Kerrang!, RIP, Metal Edge, Metal Forces e muitas outras. Kerrang! chegou a anexar um disco flexível com a música da banda na capa e dar a dobra central da revista para a banda também.

No final de 1988, a banda entrou em estúdio mais uma vez, desta vez com o produtor Terry Brown (Rush). A Epic Records lançou “Time Will Tell” do Fifth Angel em agosto de 1989. “Time Will Tell” viu a saída do guitarrista principal James Byrd e a introdução do prodígio da guitarra Kendall Bechtel. O vídeo para “Time Will Tell” foi lançado para promover o álbum e entrou em alta divulgação na MTV. Um single adicional do álbum, “Midnight Love”, tornou-se a música tema do programa de uma das rádios mais importantes dos Estados Unidos, capitaneada pelo renomado atleta Howard Stern, por mais de quatro anos.

No entanto, os ventos da mudança estavam começando a agitar a indústria da música, e quando o grunge atingiu o mercado musical dos Estados Unidos no início dos anos 90 (música que ironicamente também foi criada praticamente em Seattle), o Fifth Angel se desfez. Mas esse não é o fim da história…

Fifth Angel foi convidado para ser a atração principal do festival Keep It True na Alemanha em 2010. A recepção foi incrível, com uma multidão impressionada cantando as letras de todas as músicas. Esse impulso positivo plantou as sementes para um novo álbum.

Finalmente, vários dos membros começaram a compor e gravar juntos, e o entusiasmo coletivo foi muito forte com a música que foi criada. A Nuclear Blast assinou com a banda um novo contrato de gravação baseado em uma demo de três músicas que foi enviada em 2017 e, no outono de 2018, o Fifth Angel lançou seu primeiro novo álbum em quase 30 anos, “The Third Secret”.

O álbum contou com os incríveis talentos de Kendall Bechtel, Ken Mary e John Macko. O guitarrista original Ed Archer logo retornou e, junto com dois novos membros, Steve Carlson no vocal e Ethan Brosh na guitarra solo, a formação foi concluída após uma saída inesperada de Kendall Bechtel no final de 2018.

Crédito: Shane Eckert

Formação do Fifth Angel em ‘When Angels Kill’:
Steve Carlson – Vocais
Ken Mary – Bateria
John Macko – Baixo
Ed Archer – Guitarras
Steve Conley – Guitarras
Jim Dofka – Guitarras Principais