O artista e produtor norueguês de rock/metal clássico, Filip Dahl lança seu mais recente single, “Can You See The World”.
A canção apresenta a ideologia ousada e caótica do artista, com letras que foram escritas como uma observação e declaração sobre o quão imprevisível o futuro do mundo em que vivemos provou ser, devido aos egos loucos dos principais políticos. Todos nós poderíamos começar a nos perguntar o que nossos filhos e netos herdarão quando crescerem. A esse tema, há a junção do som cativante, melódico e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária de Filip Dahl.
“Can You See The World” atinge um equilíbrio entre os dois tipos de consolo, sendo agridoce e melancólico, mas também transmitindo sensação alegres ao ouvinte, apresentando a sonoridade oldschool do rock and roll e a sensibilidade do rock progressivo, provando que o cantor soube usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical. O conjunto da obra é maravilhoso, remetendo a audácia de bandas como Pink Floyd, Porcupine Tree e Deep Purple, mas com a técnica de Joe Satriani e Steve Vai.
O instrumental traz linhas de guitarra cintilantes e bem trabalhadas, que brilham com melodias sensuais que abrangem desde o rock progressivo melódico ao rock harmônico e sinfônico, soando como uma viagem, onde é possível sentir profundamente a emoção a cada nota de guitarra.
“Can You See The World” é uma canção daquelas que não tem somente propósito de ser um tema simplesmente, ela carrega o propósito da caridade e da reflexão. Os vocais são cativantes e quentes, trazendo um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de mudar o tons de forma inebriante. A canção é rica em sua instrumentação, mostrando músicos profissionais cheios de técnica e talento.
A harmonia é cativante e quente, trazendo um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de mudar o tons de forma inebriante, transmitindo mais sensação de empoderamento e muita técnica e talento. A canção mantem a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como a banda misturou estilos e de uma maneira peculiar criou um hit atemporal, perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos e uma vibe psicodélica, hipnotizante e satisfatória.
Acompanhe mais sobre Filip Dahl nas redes sociais:
https://www.facebook.com/filip.dahl.73
https://www.instagram.com/drillabill/
Filip Dahl é um compositor e multi-instrumentista norueguês. Ele começou sua carreira musical como guitarrista principal em várias bandas de rock norueguesas nos anos 70, antes de se tornar um reconhecido engenheiro e produtor musical. Ele foi um dos principais fundadores e proprietários do aclamado e bem-sucedido Brygga Studio em Trondheim durante os anos 80 e 90. Ele fez uma pausa auto-imposta da cena musical durante o início do novo século, mas agora está de volta como compositor, produtor e multi-instrumentista.
Até agora, isso resultou em quatro álbuns solo e nove lançamentos de singles, todos compostos, executados, gravados e produzidos exclusivamente por ele. O álbum “Dark Angels and White Demons” foi lançado em 2016, “A Fire Through the Night” em 2018, “Translucent Dreams of an Opaque Mind em 2020, enquanto o último álbum “Storyteller” foi lançado em 2022. A música de Filip Dahl abrange desde melódico prog rock via blues rock ao rock harmônico e sinfônico, revelando claramente suas raízes e influências de bandas como Pink Floyd, Deep Purple, Kansas, Marillion e Dream Theather.
Sua jornada musical continua constantemente e haverá vários novos lançamentos em 2023.
Hilde Fossum