Fuath, projeto de black metal atmosférico de Andy Marshall, do Saor, lançará seu próximo álbum ‘II’, em 19 de março pela Season of Mist Underground Activists. A capa do álbum desenhada por Luciana Nedelea, a listagem das faixas e os detalhes podem ser encontrados abaixo. Além disso, o Fuath compartilhou o videoclipe oficial de “Prophecies”, o primeiro single deste próximo trabalho.
Tracklist:
1. Prophecies
2. The Pyre
3. Into the Forest of Shadows
4. Essence
5. Endless Winter
Divulgação/Season of Mist
Traduzido como “ódio” em gaélico, Fuath inspira-se no período indiscutivelmente mais fértil e explosivo do black metal – o início a meados da década de 1990 – a música canaliza o tenor implacável e o gelo dos antepassados BURZUM, DARKTHRONE e MAYHEM.
Originalmente programado como um projeto único após o lançamento de “I” de 2016, Marshall decidiu transformar Fuath em um projeto sério. No início de 2021, será lançado o segundo álbum da banda, “II”, através da sub-selo Underground Activists da Season of Mist.
As raízes escocesas de Marshall aparentemente desmentem a influência do black metal escandinavo. Enquanto Saor se apoia fortemente em temas e melodias escocesas que ele classificou como metal “caledoniano”, o Fuath é um fornecedor completo das artes negras, anunciando firmemente uma época em que havia mistério e intriga dentro do metal extremo. BURZUM e DARKTHRONE foram as descobertas iniciais de Marshall no black metal e DRUDKH e WINDIR forneceram equilíbrio devido à sua capacidade inflexível de transmitir a atmosfera. Soma-se a uma série de influências dedicadas exclusivamente a recapturar o espírito e a atmosfera do black metal.
As paisagens acidentadas, climas severos e escuridão agourenta tornam o inverno o cenário perfeito para o black metal dos anos 90. Talvez não haja clima mais conhecido dentro de um subgênero do metal – o inverno e o black metal estão permanentemente entrelaçados. Portanto, não é surpresa que seja a temporada favorita de muitos fãs de black metal testados em batalha – incluindo Marshall, que sempre foi atraído pela escuridão na natureza, bem como pelo misticismo pagão. Ele cita seu ritual de caminhar pela floresta na geada e na neve como “espiritual” e a principal fonte de inspiração para o novo álbum de estúdio do Fuath.
Escrito durante o inverno de 2019 e depois gravado em agosto e setembro de 2020 no Fortriu Studios na Escócia, ‘II’ apresenta Marshall executando os vocais e toda a instrumentação, exceto a bateria, que foi gravada por Carlos Vivas na Espanha. Enquanto ‘I’ obedientemente permaneceu dentro dos limites do black metal convencional, ‘II’ encontra as músicas indo ainda mais longe nas planícies congeladas com doses elaboradas de melodia, riffs sinistros e seções hipnóticas de blast-beats. ‘II’ marca um grande avanço de ‘I’. Ao escrever o álbum de estreia, Marshall estava trilhando o Fuath como um projeto paralelo e não tinha uma ideia formalizada de como queria que soasse. Em contraste, ‘II’ é uma melhoria geral com músicas mais bem elaboradas, vocais de black metal mais nítidos de Marshall e valores de produção aprimorados.
Em contraste com as letras do Saor sobre a herança e história escocesa, Marshall decidiu manter as letras do Fuath por trás de um véu de sigilo e não serão lançadas junto com o álbum. É outro retrocesso ao black metal dos anos 1990, quando seus principais constituintes eram sombrios e evasivos tanto na apresentação quanto nas letras. No entanto, títulos de músicas como “The Pyre”, “Into the Forest of Shadows” e “Endless Winter” dão, pelo menos, um vislumbre do espaço da cabeça de Marshall – eles deixam muito para a imaginação, especialmente no contexto do frio e paisagem invernal retratada na capa do álbum.
Após o lançamento de ‘I’ em 2016, Marshall afirmou frequentemente em entrevistas que o Fuath seria um projeto “único”, sem chance de gravações futuras. Mas, o desejo sem fim de viajar para as trevas do período mais caótico – e amado – do black metal era demais para resistir. O Fuath agora é uma banda séria e abandonou seu status de projeto paralelo, garantindo que Marshall se aventurará de volta ao coração do inverno para lançamentos futuros.